• Est. Recanto Maestro, 97200-000, 338 - Restinga Seca/RS
  • (55) 3289-1139 | (55) 3289-1141 | (55) 99641-0945
  • amf@faculdadeam.edu.br

Licenciatura em Pedagogia

Imagem gentilmente cedida pela Galeria de OntoArte do Maestro Antonio Meneghetti, Fundação Antonio Meneghetti, Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro


Atenção: em junho-julho 2017 inscrições abertas para o Processo Seletivo Vestibular para Licenciatura em Pedagogia na AMF! Aguarde mais informações!

A Pedagogia enquanto contribui para o renascimento de valores humanos, não pode ser reduzida a procurar apenas com uma sobrevivência precária, visto que a criança, os adolescentes e jovens devem ser conduzidos a descobrir os valores que os realizem como pessoa. A educação não se reduz à adaptação à sociedade, porque a sociedade necessita de transformação, inovação e aperfeiçoamento, e para isto só a criatividade humana, em todos os seus graus de inteligência, pode contribuir.

A Licenciatura em Pedagogia na AMF concretiza uma formação que prevê além do conhecimento técnico das Ciências da Educação a atitude à auto formação e atuação do sujeito na existência segundo sua lógica real, de vida, de como a natureza objetiva cada individuação. Tais conhecimentos são elementares a toda atividade de exercício profissional, em qualquer área de atuação, pois o operador da técnica é sempre um ser humano.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia na AMF deseja ser um polo de excelência em estudos de formação universitária em Pedagogia ao aplicar a metodologia ontopsicológica às problemáticas locais, regionais e nacionais, sociais, políticas, visando ensinar aos estudantes o prazer do fazer científico e da pesquisa, na prática do ensinar & aprender, com as diversas idades da pessoa, bem como nos mais diversos contextos pedagógicos.

A Pedagogia com enfoque ontopsicológico é definida como “a arte de como formar o homem pessoa na função social” e/ou “a arte de como coadjuvar e desenvolver uma criança à realização”. (Meneghetti, Pedagogia Ontopsicológica, 2014)

Para saber mais, acesse também o website do II Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”: http://www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/congresso2016

Licenciatura em Pedagogia na AMF: Nota 5 no MEC!

Aprovado pela Portaria nº 606/2016-MEC (assinada em 13/10/2016 e publicada em D.O.U. em 14/10/2016).

Visualizar Portaria de Autorização de Curso pelo MEC

Trecho do Filme Documentário “Cultura & Educação”, produzido via Ministério da Cultura Brasileiro pela Associação Brasileira de Ontopsicologia e Fundação Antonio Meneghetti.


Logo Pedagogia


O Egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia da AMF assume o perfil estabelecido no Artigo 5º da Res. nº 1 CNE/CP, de 15/05/2006, e Artigo 8o da Res. no 02/2015 CNE/CP de 1º de julho de 2015 que direciona este egresso a estar apto à:


  • I - Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • II - Compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • III - Trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;
  • IV - Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • V - Relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
  • VI - Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • VII - Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
  • VIII - Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
  • IX - Atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;
  • X - Participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • XI - Realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;
  • XII - Utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;
  • XIII - Estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.

Parágrafo único. Os professores indígenas e aqueles que venham a atuar em escolas indígenas, professores da educação escolar do campo e da educação escolar quilombola, dada a particularidade das populações com que trabalham e da situação em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:


  • I - Promover diálogo entre a comunidade junto a quem atuam e os outros grupos sociais sobre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprios da cultura local;
  • II - Atuar como agentes interculturais para a valorização e o estudo de temas específicos relevantes.

(Informações conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da AMF – PPC/Documento Institucional)

Faça o download:

Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Estela Giordani

  • Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas/1999);
  • Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/1992);
  • Graduação em Pedagogia (Universidade de Passo Fundo/1989);
  • Especialização Profissional em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersbrgo RU/2003);
  • É professora da graduação, da Especialização em Ontopsicologia e MBA e pesquisadora da Antonio Meneghetti Faculdade;

Acesse o Lattes de Estela Maris Giordani

Alécio Vidor

  • Doutor em Filosofia, Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, Roma
  • Mestre em Filosofia, Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, Roma
  • Especialista em Psicoterapia, Associação Internacional de Ontopsicologia, Roma
  • Especialista em Pedagogia, UPF
  • Graduado em Filosofia, UPF
  • Graduado em Ontopsicologia, Associação Internacional de Ontopsicologia
  • Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicologia, complexo, inconsciente e imagem

Acesse o Lattes de Alécio Vidor

Aline Bagetti

  • Docente na graduação;
  • Atividades de extensão, NIP.

Ana Marli Bulegon

  • Doutora em Informática na Educação, UFRGS
  • Mestre em Ensino de Física, UNIFRA
  • Especialista em Ensino de Matemática, UNIFRA
  • Cursando Especialização em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico, AMF
  • Graduada em Matemática Licenciatura Plena, UNIFRA
  • Experiência docente

Acesse o Lattes de Ana Marli Bulegon

Ana Petry

  • Graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo
  • Especialização em Ontopsicologia pelo Centro de Estudos Universitários de Brasília Especialização em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia)
  • Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Dirige a Profilo d'Azione, atuando em consultoria empresarial, coaching para empresários e executivos e formação de líderes.
  • Atua em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Acesse o Lattes de Ana Petry

Bruna de Franceschi Schirmer

  • Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Santa Maria (2009);
  • Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana - Linha de Pesquisa: Audição e Equilíbrio – Diagnóstico , Habilitação e Reabilitação - UFSM (2012);
  • Experiência na área de Equilíbrio - Avaliação e Reabilitação, Audiologia Clínica, Próteses Auditivas e Processamento Auditivo - Avaliação, Habilitação e Reabilitação;

Acesse o Lattes de Bruna de Franceschi Schirmer 

Carol Miranda

  • Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Mackenzie);
  • Especialista em Ontopsicologia Social (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Especialista em Ciências do Consumo Aplicadas ESPM/SP);
  • Graduada em Publicidade e Propaganda (Universidade Mackenzie);
  • Diretora de Criação da Design Miranda, agência de design estratégico em comunicação e arte;
  • Professora dos cursos de graduação e pós-graduação da AMF;
  • Estudiosa de OntoArte e História da Arte.

Acesse o Lattes de Carol Miranda

Daniela dos Santos Morales

  • Graduação em Educação Especial- Habilitação Deficientes Mentais pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) ;
  • Especialização em Psicopedagogia Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano (2004) ;
  • Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2008);
  • Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2010);
  • Experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Educação Especial.

Acesse o Lattes de Daniela dos Santos Morales 

Janine Ouriques

  • Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1985);
  • Pós-Graduação em Ontopsicologia pelo CEUB - Brasília (1998);
  • Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2006);
  • Especialista em Ontopsicologia junto a Universidade Estatal de São Petersburgo - Rússia (2011);
  • Graduanda em Fisioterapia - UNIFRA -RS (2015);
  • Tem experiência na área de Promoção da Saúde pessoal, empresarial e social;
  • Áreas de atuação: brinquedoteca, educação física, educação infantil e recreação; empreendedorismo;
  • Mestre em Atividade Física Relacionada a Saúde e linha de pesquisa em Ambiente, Atividade Física e Bem Estar e Especialista no tema "As Particularidades Psicológicas da Percepção da Corporeidade";
  • Gestão Pedagógica da Casa dos Estudantes da Antonio Meneghetti Faculdade e Coordenação Pedagógica do Projeto "Invernada Adulta Recanto Maestro" da Fundação Antonio Meneghetti. 

Acesse o Lattes de Janine Ouriques

Márcia Marchezan

  • Mestrado em Linguística e Letras, PUCRS
  • Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, UNIFRA
  • Graduação em Letras Português, UNIFRA
  • Cursando Graduação em Psicologia, FISMA
  • Experiência na área de Linguística, Pragmática, Português para Estrangeiros

Patrícia Wazlawick

  • Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia;
  • Doutora em Psicologia, UFSC
  • Mestre em Psicologia, UFPR
  • Especialista em Psicologia, com abordagem em Ontopsicologia, pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico, AMF
  • Graduada em Musicoterapia, FAP-PR
  • Gestora Administrativo-Financeira AMF

Acesse o Lattes de Patrícia Wazlawick

Paula Savegnago Rossato

Ricardo Schaefer

  • Coordenação de Formação Empreendedora e Liderança - AMF;
  • Doutorando em Administração - UFSM;
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialista em Gestão de Negócios, UNICID;
  • Jornalista responsável e editor da Revista Performance Líder;
  • Mestre em Comunicação Midiática - UFSM;
  • Graduado em Jornalismo, UFSC.

Acesse o Lattes de Ricardo Schaefer

Viviane Elias Portela

  • Mestre em Educação (UFSM);
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico (AMF);
  • Especialista em Educação Musical (EMBAP-PR);
  • Pós-Graduanda em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Graduada em Educação Artística com habilitação em Música (FAP-PR);
  • Responsável pelo Setor de Ouvidora, Comunicação e Marketing da AMF;
  • Diretora da Focus Soluções em Marketing e Vendas;
  • Professora da Faculdade Antonio Meneghetti.

Acesse o Lattes de Viviane Elias Portela

  • Biblioteca Humanitas (obras técnicas do Curso e referência em obras clássicas de Cultura Humanista)
  • Brinquedoteca (Laboratório especializado do Curso de Licenciatura em Pedagogia)
  • Laboratório de Ensino e Aprendizagem (Laboratório especializado do Curso de Licenciatura em Pedagogia)
  • Salas de aulas equipadas com data-show e ar-condicionado
  • 2 Laboratórios de Informática
  • Incubadora Recanto (Incubadora de empresas e novos projetos na área de Administração e Tecnologia-TI);
  • Anfiteatro para aulas ao ar livre
  • Laboratório de Excelência em Linguagem
  • Central de Carreira
  • Empresa Júnior – Master Jr.
  • Iara Café (localizado no Hall da AMF)
  • Editora Universitária (localizada no Hall da AMF): Ontopsicológica Editora Universitária (empresa parceira)
  • Art Digital (localizada na Incubadora Recanto, para os serviços de fotocópia, encadernações e papelaria) (empresa parceira)


Casa do Estudante

Endereço: Estrada Recanto Maestro, nº 130

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefone: +55 55 3289-1141

E-mail: casadoestudante@faculdadeam.edu.br



Condomínios

Endereço: Estrada Recanto Maestro, s/n

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefones: +55 55 9954-4089 | 55 9902-0841

E-mail: financeiro@construtoramaestro.com.br