Antonio Meneghetti Faculdade

Banner Banner Banner Banner Banner Banner Banner
Logo Internacionalidade
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Formamos Cidadãos Completos para o Brasil e o mundo!

As parcerias com instituições de ensino superior, organizações sociais e fóruns acadêmicos internacionais contribuem para o desenvolvimento do potencial pleno de cada aluno AMF. Os professores do exterior fazem parte da rotina no Internacionalidade. E viajar para viver a cultura humanista é um ponto vital do modo AMF de ensinar. Ao fim do curso, alunos de graduação e MBA escolhem destinos para juntos, completarem a formação acadêmica. O jeito AMF de ser valoriza a beleza e o conhecimento produzidos pela inteligência ao longo da história. Experienciar a produção artística e intelectual de italianos, russos ou gregos é saber e fazer mais. É ser AMF e formar líderes prontos para o mundo.As parcerias com instituições de ensino superior, organizações sociais e fóruns acadêmicos internacionais contribuem para o desenvolvimento do potencial pleno de cada aluno da AMF. Os professores do exterior fazem parte de diversas atividades no Internacionalidade e viagens internacionais são complementos na formação de alunos e professores da AMF.

AMF pelo mundo!

Parcerias Internacionais

  • Eventos Internacionais
  • Viagens Internacionais
  • Convênios Internacionais
  • ECOSOC
Os docentes e discentes da AMF participam de Eventos e Seminários Internacionais, ampliando a formação profissional e de experiência de vida com a possibilidade de poder se relacionar e conhecer culturas diferentes, o que enrique sobremaneira o percurso formativo.

AMF

International Meeting Person & Society em Haia/Holanda (6 de junho de 2022)

No dia 06 de junho de 2022 a Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional conjuntamente à Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) realizaram o International Meeting Person & Society – o Meeting Internacional Pessoa e Sociedade, na Sala de Conferências do Leonardo Royal Hotel Promenade na cidade Den Haag (Haia) na Holanda, que recebeu um público de 180 participantes, dentre eles jovens estudantes, profissionais liberais, empresários e lideranças da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Países Baixos. O público foi proveniente de quatro países, a saber: Brasil, Holanda, Ucrânia e Itália.
Durante toda a vida de trabalho científico, filosófico e empresarial para o desenvolvimento de jovens, de profissionais, de empresários e de líderes, formando lideranças para atuarem de modo ativo e eficiente no contexto social, o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti foi convidado como conferencista internacional e também organizou centenas de congressos, convenções, encontros científicos nas mais altas instâncias de discussão e de tomada de decisões a nível mundial.
Este International Meeting Pessoa e Sociedade é resultado de uma longa e profícua história de colaboração com os princípios, iniciativas e agências das Nações Unidas, iniciada pelo Prof. Antonio Meneghetti há mais de 20 anos e levada adiante hoje pelas Fundações que criou no Brasil e no mundo.
Dessa forma, entendendo os diferenciais obtidos que a formação juntamente a Antonio Meneghetti proporcionou e levando adiante o legado e a obra da Ciência Ontopsicológica no Brasil e no mundo, foi neste dia, 06 de junho de 2022 o momento de pensarmos, discutirmos e apresentarmos na cidade de Haia, na Holanda, que pessoa e que sociedade precisamos ser e contribuir para a formação integral.
Com a temática “Pessoa e Sociedade”, a Fundação Antonio Meneghetti elegeu este Meeting Internacional para lançar a sua mais nova obra da “Coleção Antonio Meneghetti sobre...”. Em uma das conferências realizadas pelo Prof. Meneghetti, presentes nesta obra, ele afirma: “Hoje, com a globalização, é possível a superioridade da pessoa, é um grande evento para a personalidade humana. Ter o primeiro respeito pelo serviço social. Não há verdadeira grande genial se antes não há também função social”.
Dessa forma, inaugurando o International Meeting “Pessoa e Sociedade”, a abertura do evento recebeu a Srª Babiche Wouters Van Den Oudnweijer (representando o The Hague Convention Center e a Secretaria Municipal de Turismo de Haia); o Sr. Martin Born (Directorate for International Affairs – Municipality of The Hague); o Sr. Emerson Novais Lopes (Chefe do Setor de Promoção Comercial e Investimentos da Embaixada do Brasil em Haia); a Srª Silvia Vacchi (Representative of The United Nations Institute of Research and Training); a Srª Helena Biasotto (Diretora Institucional da Faculdade Antonio Meneghetti); o Sr. Almir Foletto (Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Antonio Meneghetti) e a Srª Any Rothmann (Curadora Estratégica da Fundação Antonio Meneghetti). Este evento internacional apoia os seguintes movimentos da Organização das Nações Unidas: Pacto Global; PRIME – os Princípios para a Educação Gerencial Responsável; Impacto Acadêmico; Compromisso por Práticas Sustentáveis das Instituições de Ensino Superior e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Logo após a abertura do evento, o International Meeting recebeu sua convidada de honra, Vossa Alteza Real a Princesa Petra Laurentien Brinkhorst dos Países Baixos, uma grande personalidade e inteligência da história contemporânea da Holanda, com uma grande carreira na área do Jornalismo, da Educação e na área Social. A Princesa Laurentien estudou História na Universidade da Holanda e também estudou o Bacharelado em Ciências Políticas na Queen Mary College, da Universidade de Londres; possui Mestrado em Jornalismo pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos; construiu uma ampla carreira na área de comunicação internacional, trabalhando para diversas agências internacionais de comunicação e publicidade; também atua como Coordenadora em diversas ações nas áreas Sociais e Educacionais da Holanda, conjuntamente a projetos da Organização das Nações Unidas e da UNESCO.
Em 2017, a Princesa Laurentien fundou, em conjunto com o Príncipe Constantino Cristóvão Frederico Aschwin, a Fundação intitulada “Number 5 Foundation”. E essa é a entidade que nos conectou a ela, uma entidade filantrópica que atualmente desenvolve diversos trabalhos e projetos inovadores que abordam uma série de questões sociais. A iniciativa de convidar a Number 5 Foundation para este evento aconteceu porque entendemos uma profunda conexão de valores entre nossas fundações, a saber, a Fundação Number 5 Foundation e a Fundação Antonio Meneghetti. Sentimo-nos muito honrados pela oportunidade de trocar, compartilhar conhecimentos e aprendizados com a Princesa Laurentien durante o International Meeting Pessoa e Sociedade. O objetivo principal da Number 5 Foundation, de fomentar a conexão entre pessoas comprometidas com a inovação que contribui para uma sociedade justa e sustentável, tem muita conexão com o trabalho que realizamos em nossos projetos educacionais e culturais no Brasil.
Acreditamos que diálogos focados em fatos culturais, interesses de diferentes atores sociais, experiências práticas e percepções dos dilemas da nossa sociedade atual, trazem soluções para a construção de um futuro melhor, visando alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, observando que ambas as Fundações atuam em conjunto neste campo. Acreditamos que trabalhar para alcançar os ODS requer uma ação local prática, mas com uma visão de impacto global, alinhada com uma mentalidade internacional.
O trabalho focado na educação de crianças e jovens para serem cidadãos globais torna absolutamente imprescindível a troca de experiências com entidades como a Number 5 Foundation. É necessário conectar-se internacionalmente com aqueles que estão comprometidos com a inovação para construir um futuro melhor, não apenas para nós, mas para os jovens das gerações futuras.
A Princesa Laurentien iniciou sua fala com a importância do diálogo em todas as circunstâncias e com uma reflexão acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, os ODS: “Compartilhamos agora esta sala, sendo a primeira vez que estou conhecendo vocês. Isto se dá, realmente, graças ao progresso social e, infelizmente, nos últimos dois anos, vimos um grande retrocesso em relação ao progresso e ao caminho que estávamos seguindo no globo. Tínhamos os ODS como uma estrutura de pensamento e estávamos a caminho de começar a atingir essas metas para 2030 e, então, a pandemia chegou. Não vamos falar da pandemia, porque temos que juntar os pedaços e dizer para onde vamos e o que estamos aprendendo com a pandemia. Então, quando pensamos em progresso social e, tenho certeza de que cada um de vocês, em seu próprio campo realiza diversas ações, tais como o movimento verde, questões de sociedade, questões sociais, o que qualquer um dos 17 ODS abrange, trata-se realmente de progresso e você pode ter estruturas de pensamento muito complicadas, mas para mim, a questão é sempre sobre o Porquê, o Quem, o Quê e o Como. Vamos manter isso simples”. Segue argumentando sobre a importância de não seguirmos caminhos burocratizados, mas de realizarmos ações simples que possam ajudar a efetivar uma mudança de cunho sistêmico.
“Eu acredito na mudança sistêmica. Acredito profundamente que na mudança sistêmica, que é a mais difícil de todas, você tenta mudar os sistemas. Você tenta mudar os fundamentos de como nos organizamos para alcançar o progresso que queremos na sociedade. Portanto, não são apenas os sintomas que queremos abordar. Queremos abordar os fundamentos. E quando você fala sobre mudança sistêmica, é sempre mais difícil, porque é disruptivo por natureza. Se quisermos continuar nesse caminho, bem, isso não é progresso, porque há muitos problemas que precisamos corrigir, mas a mudança sistêmica é por definição de longo prazo”.
Para a Princesa Laurentien, tomando como exemplo o modelo do iceberg para a questão da mudança sistêmica, ali vemos a ponta do iceberg, o que está visível a todos, mas que são somente os sintomas. As questões mais profundas estão no fundo do oceano e são estas que desejamos abordar para uma real mudança sistêmica, é ali que importa. E a partir daí, na concepção dela, outra questão é muito importante, é a visão e a definição de problema que todos nós temos, pois, “muitas vezes olhamos para a definição errada do problema das coisas que queremos abordar, ou seja, não olhamos para o real problema, porque ele está na parte profunda do oceano, no iceberg e nós olhamos somente para a ponta”.
“A teoria da mudança que eu tenho e construí nos últimos 20 anos, reunindo conhecimento de todas as mentes ao redor do mundo, todas as mentes com as quais tenho interagido, acredito que muitas vezes os problemas são definidos pelas torres de marfim, pelas pessoas no poder, pelas pessoas que pensam que sabem o que o problema real é”. E aqui novamente subentra a importância do diálogo, conforme abordado anteriormente pela Princesa. “O diálogo é um processo de pensamento coletivo. O diálogo é uma forma de reunir todas as fontes de conhecimento, diferentes perspectivas, em igualdade”.
“Eu trabalho com o modelo de David Bohm a respeito do diálogo. Ele salienta que você nunca consegue mudar um problema rio abaixo, o que significa que você precisa ter a definição correta do problema no início do processo, onde você traz todas as perspectivas, que talvez geralmente não sejam ouvidas, e esse é o meu negócio. Então, você garante que o diálogo seja facilitado de tal forma que todas essas fontes de conhecimento, as pessoas que geralmente admiramos, os líderes deste mundo, que se diga você tem o título, você tem a posição, em um processo de pensamento coletivo, não há hierarquia de pensamento. É apenas o tipo de conhecimento que você traz para a mesa”.
“Neste sentido o que fazemos é facilitar o diálogo de iguais, e por igual, quero dizer, perspectivas diferentes, mas reunidas em igualdade”, destaca a Princesa. E ela continua: “É realmente interessante que, uma vez que você começa a olhar para isso dessa maneira, a vida se torna um diálogo. Tudo ao seu redor se torna diálogo”.
“Minha perspectiva é apenas uma perspectiva, e alguém próximo a mim terá uma perspectiva diferente, e se você entender qual é a perspectiva do outro e perceber com toda humildade a perspectiva que você não tem, então de repente você olha para o mundo inteiro de uma maneira diferente, e você olha para as pessoas de uma maneira diferente, porque você percebe que tem conhecimento, e como tudo fica leve que como líder você não precise ter todas as respostas, mas juntos temos todas as respostas”.
Estas especiais ideias sobre diálogo, mudança, problemas e formas diferentes de encarar as situações foram apenas os primeiros aprendizados de uma aula grandiosa que tivemos com a Princesa Laurentien durante praticamente uma hora do International Meeting. Este foi o apelo dela, de que todas as pessoas em suas torres de marfim desçam a escada, conectem-se com as demais pessoas e com outros tipos de conhecimento, gerando diálogo. Muitas pessoas podem fazer parte do diálogo, mas não serem aqueles que facilitam o diálogo e nossa tarefa é realmente esta, no final facilitar o diálogo, pois a igualdade precisa ser facilitada.
Quando a Princesa finalizou sua fala no Meeting Internacional, ela abriu para perguntas naquele momento, quando, de modo muito participativo, um aluno do Curso de Sistemas de Informação da AMF, Iuri Piccolini Moro levantou-se e fez uma pergunta em inglês para a Princesa. Depois tivemos o egresso do Curso de Administração, Patrick Milano que também fez sua pergunta em inglês e mais três estudantes de Direito que fizeram perguntas para Vossa Alteza Real, a Princesa Laurentien. Com muita alegria, respeito e honra foi finalizada a primeira parte do Meeting Internacional quando a Princesa concluiu sua participação, que de modo muito especial, com honra e uma imensa responsabilidade tocou a todos os participantes presentes naquele momento.
A partir da segunda parte do evento foram realizados mais dois momentos especiais. O primeiro deles, o Painel intitulado “Pessoa e Sociedade”, com a presença de três empresários brasileiros, Conselheiros da Fundação Antonio Meneghetti e Professores do Curso de Alta Formação Empresarial Internacional. O Sr. Carlos Gennari, empresário do ramo da construção civil em São Paulo, abordou o tema “A operatividade da Ontopsicologia e o Futuro da ONU: o compromisso da Ontopsicologia no interior das Nações Unidas”.
Seguiu-se a apresentação do Sr. Wesley Lacerda, empresário da área de viticultura e produção de vinhos, que abordou o tema “A Ontopsicologia para o terceiro milênio: o futuro do saber no mundo”. E para encerrar este Painel tivemos a apresentação do Sr. Claudio Carrara, empresário do setor de Tecnologia da Informação, com a temática “A importância do protagonismo do Brasil no mundo: a responsabilidade das lideranças empresariais, políticas, intelectuais e também dos jovens”.
O segundo painel, chamado “Jovem e Sociedade” deu espaço e voz aos jovens, àqueles indivíduos que construirão o nosso futuro. Foram chamados, então, a participar e realizarem as suas apresentações os jovens alunos Cauê Vieira, acadêmico de Administração da AMF; a aluna Sofia Bevilacqua Trevisan, acadêmica do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF e o egresso de Direito e o mais jovem professor da AMF, Wilian Friedrich Neu. Eles abordaram sobre a importância da realização da Disciplina juntamente a UNITAR, o United Nations Institute for Training and Research da ONU (o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa), um braço de treinamento e de formação também de jovens, do sistema das Nações Unidas; sobre a importância da dialética dentre direitos e deveres principalmente no papel desenvolvido pelos jovens no mundo contemporâneo e sobre o protagonismo e responsabilidade dos jovens dentro de sua nação e também no contexto internacional.
Diferenciais de formação no pilar de internacionalidade da Faculdade Antonio Meneghetti para todos os seus jovens estudantes de graduação.


AMF

Módulo Internacional do Curso Alta Formação Empresarial na Holanda e Itália (6 a 13 de junho de 2022)

O Alta Formação Empresarial, curso de extensão ofertado pela Antonio Meneghetti Faculdade em Parceria com a Fundação Antonio Meneghetti, periodicamente realiza uma edição internacional. O objetivo de um evento internacional é poder expandir e confrontar a mentalidade brasileira com o modo de fazer e servir de outras nações, a fim de relativizar nossos padrões de comportamento, bem como oportunizar um momento de férias inteligentes. Com isso, abre-se espaço para o novo, para qualificar o modo de fazer e realizar melhorias no nosso país de origem, o Brasil.
Nesta lógica, de 09 a 12 de junho, o grupo de participantes do Alta Formação Empresarial Internacional esteve na Úmbria, região italiana que é berço de preceitos do Humanismo, assim como local de forte desenvolvimento empreendedor. O primeiro dia teve início com visita guiada à esplendorosa e medieval Assis, lugar consagrado ao legado de Francisco de Assis sob a saudação “Paz e Bem” (Pax et Bonum). Neste mesmo dia, o grupo teve a possibilidade de conhecer e usufruir do Valle di Assisi Spa & Golf , empreendimento que sediou muitos eventos de Antonio Meneghetti na Itália. O grupo pode conhecer a própria história, bem como a potencial movente do projeto, através do seu proprietário e idealizador, o Sr. Giampiero Bianconi. Por fim, “Os fundamentos do humanismo empresarial: O empresário monástico” foi o tema da conferência desenvolvida pelo Prof. Dr. Paolo Zenorini aos participantes.
Dando continuidade, o segundo dia foi aberto com a visita técnica à Vinícola Arnaldo Caprai, onde os participantes puderam conhecer mais sobre a excelência da produção úmbria de vinhos, em destaque o famoso “Sagrantino de Montefalco” a partir dos pilares da sustentabilidade, no cultivo, produção e desenvolvimento econômico e social da região. Na sequência, a belíssima Montefalco, ladeada por vinhedos e olivais, pode ser explorada pelo grupo em suas particularidades medievais que possuem mais de mil anos. Em conexão à temática da produção de vinho, bem como, da percepção e do bom gosto alimentícios, as conferências do dia ficaram a cargo do Dr. Francesco Mignani, que desenvolveu o tema “Mens sana in corpore sano” a partir de um ponto de vista da medicina bioenergética; bem como, o Prof. Dr. Paolo Zenorini deu continuidade ao tema dos Fundamentos do Humanismo Empresarial adentrando aos lemas de vida ativa e contemplativa decorrentes de Bento de Núrsia, Francisco de Assis e Domingos de Gusmão.
O terceiro dia de formação na belíssima Úmbria teve como cenário o vale de Spolettto, mais especificamente o Mosteiro de Monteluco, fundado por Francisco de Assis em 1218. Junto ao monte do mosteiro, com seus 850 metros de altitude, o grupo visitou o “Bosque Sacro”, lugar de profundidade mística, escolhido para a experiência do recolhimento por grandes como S.Francisco de Assis, S.Antonio de Pádua, S. Boaventura e outros. Na ocasião, os participantes fizeram a experiência deste importante genius loci através da condução do Fr.Paolo Zampelini, OFM, que destacou a história do lugar, bem como, o convite ao equilíbrio entre contemplação e ação. Neste mesmo dia o grupo realizou sua segunda visita técnica, ao Antico Frantoio Carletti, uma tradicional e familiar empresa de produção de azeite de oliva, que utiliza-se de métodos de extração e produção artesanal desde o final do séc.XVII. Na sequência os participantes dirigiram-se ao Borgo San Benedetto, isto é, ao histórico e importante burgo Lizori. Recebidos pelo Comitato Cívico de Lizori, os participantes viveram in loco passagens importantes da ação formativa do Prof. Antonio Meneghetti que conduziu a restauração deste burgo medieval nos anos setenta. Trata-se do primeiro centro ecobiológico de formação ontopsicológica. A ênfase da visita teve por horizonte a união entre a identidade do lugar e a intencionalidade do homem como uma união funcional ao líder em ação histórica. Para findar os dias de intenso conhecimento e desenvolvimento pessoal, o Prof. Dr. Paolo Zenorini proferiu a conferência sobre os “7 pontos do empreendedor” na ótica humanista e ontopsicológica. Dias de vivências inesquecíveis, sólida formação e renovação pessoal.


AMF

Disciplina Internacional promovida pela UNITAR (Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa) (7 a 9 de junho de 2022)

Programas formativos elaborados em conjunto pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) e a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) são uma das ideias mais avançadas de formação para a internacionalidade que a instituição oferece. Os conteúdos apresentados nestes programas de formação customizados utilizam corpo docente e materiais habitualmente voltados à formação de diplomatas, oficiais do governo, representantes de organizações não governamentais, autoridades locais e outros formadores de opinião. As disciplinas intensivas são focadas nas temáticas nas quais a UNITAR detém o expertise global combinadas as competências FOIL Skills. Assim, estudam-se os seguintes temas: fortalecimento do multilateralismo, promoção da sustentabilidade social e econômica, promover a paz e a resiliência e a ação humanitária e reforçar a implementação da agenda 2030. Uma experiência imperdível e única!
Em 2019, o programa formativo em parceria com a UNITAR foi oferecido em Genebra (Suíça), na sede da Organização das Nações Unidas, e teve como foco os temas da comunicação e da liderança para cidadãos globais com atuação em entidades internacionais como as Nações Unidas. Em 2022, o programa teve lugar em Haia (Holanda), no Palácio da Paz, e teve como tema a Diplomacia 4.0, os Direitos Humanos e a Comunicação Cosmopolita em Ambiente de Debate Multicultural. Ambos os programas presenciais no exterior, são complementados por um programa de aulas realizado a distância por três semanas para que os alunos tenham uma formação completa e aprofundada.
Chegou o dia tão esperado pelos nossos alunos, onde participaram alunos e professores da AMF de um Evento Internacional em parceria com a UNITAR (Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa), dentro do Palácio da Paz em Haia, Holanda. A UNITAR oferece atividades de treinamento e desenvolvimento de capacidade para ajudar principalmente os países em desenvolvimento, com atenção especial aos Países Menos Desenvolvidos (PMA), Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) e outros grupos e comunidades mais vulneráveis, incluindo aqueles em situação de conflito. É uma oportunidade única na vida de cada participante. Ocasião especial que a Faculdade Antonio Meneghetti e Fundação Antonio Meneghetti continuamente promovem em prol do profundo desenvolvimento dos alunos. Uma experiência inigualável que nossos alunos da Antonio Meneghetti Faculdade prestigiaram, um evento dentro do Palácio da Paz em Haia, Holanda. O Palácio é um edifício administrativo de direito internacional. Abriga o Tribunal Internacional de Justiça (o principal órgão judicial das Nações Unidas), o Tribunal Permanente de Arbitragem (PCA), a Academia de Direito Internacional de Haia e a Biblioteca do Palácio da Paz!
Foi dessa belíssima oportunidade, visando a formação, desenvolvimento profissional e pessoal, que 70 alunos de graduação tiveram a experiência única de estudar em solo internacional. Contando com a presença de professores AMF como Ricardo Schaefer, Juliane Fiorezi, Mateus Renard, Clarissa Miranda, Wilian Neu e Ranice Pozzer para guiar e instruir os jovens nas aulas e passeios. De estudo a turismo, os alunos tiveram como roteiro lugares como o Parlamento Europeu, a Corte Criminal Internacional, a Biblioteca do Palácio da Paz, o Museu Van Gogh, Bélgica, Delft e Roterdã, visitando em cada cidade os principais lugares reconhecidos pela sua cultura. A visão de mundo dos alunos se tornava mais ampla conforme conheciam cada empresa, museu e pontos turísticos Holandeses.
A viagem Internacional amplia a formação profissional e experiência de vida com a possibilidade de poder se relacionar e conhecer culturas diferentes, que contribuem para o desenvolvimento do potencial natural de cada aluno da AMF durante sua caminhada acadêmica!


AMF

Parceria com a Universidad San Ignacio de Loyola, Lima-Peru (04 de dezembro de 2021)

No ano de 2021 a Fundação Antonio Meneghetti iniciou parceria acadêmica e científica com a Universidad San Ignacio de Loyola (USIL), localizada em Lima, no Peru, que recebeu o 6º lugar entre as 8 universidades peruanas consideradas no Ranking THE 2021 (publicado pela revista britânica Times Higher Education-THE).
No Programa de Pesquisa e Difusão da Ontopsicologia foram realizadas atividades de intercâmbio científico e acadêmico, entre professores e pesquisadores em Ontopsicologia da Fundação Antonio Meneghetti e da USIL neste ano. A primeira atividade foi um seminário especial com o tema “Formação de Jovens para a Liderança na Faculdade Antonio Meneghetti”, proferido pela Profª Drª Clarissa Miranda, durante programa de formação para docência que os professores peruanos recebem desta universidade.
No mês de dezembro de 2021 outra atividade científica importante foi realizada em parceria com a Universidad San Ignacio de Loyola. No “II Congreso Internacional de Educación – Repensar la educación en el siglo XXI”, ocorrido nos dias 3 e 4, tivemos a participação de professores e alunos da Fundação Antonio Meneghetti e da AMF, com os seguintes trabalhos científicos apresentados:
- “Experiencia de buenas praticas: proyectos basados en los objetivos de desarrollo sostenibile de las naciones unidas y la pedagogía Ontopsicológica que cambian la realidad de las escuelas públicas en la región de la quarta colonia de inmigración de Rio Grande do Sul” (Brasil), de autoria dos Profs. Esp. Any Rothmann, Drª Clarissa Miranda, Dr. Ricardo Schaefer e Drª Patrícia Wazlawick, apresentados pela Profª Clarissa;
- “Formación del profesorado: humanismo centrado en la persona”, de autoria e apresentado pelo Prof. Ms./Doutorando Bruno Fleck da Silva;
- “Relación entre el idealismo crítico y la vida personal y académica de los jóvenes: uma mirada pedagógica Ontopsicológica”, de autoria e apresentado pela aluna Laura Lopes;
- “Aprovechar el tempo libre para la formación personal y profesional del joven”, de autoria e apresentado pela aluna Sandra Bruni;
- “La identidad como punto de referencia para elecciones congruentes: miricismo cotidiano”, de autoria e apresentado pela aluna Laurem Anzolin Silveira.


AMF

32° Congresso Internacional de Psicologia (18 a 23 de julho de 2021)

De 18 a 23 de julho de 2021 colaboradores da Fundação Antonio Meneghetti e professores dos cursos de Graduação da AMF participaram do 32° Congress International of Psychology, o ICP 2020+, realizado de modo online no mundo inteiro, nesta edição com a temática “Psychology in the 21st Century: Open Minds, Societies & World.”
O Congresso Internacional de Psicologia (ICP) é realizado a cada quatro anos. Depois de uma longa história, o primeiro congresso ICP aconteceu em Paris em 1889, o ICP se tornou um dos maiores eventos internacionais de Psicologia. O 32° ICP foi planejado para acontecer na cidade de Praga, o coração da Europa e a capital da República Tcheca em julho de 2020, mas infelizmente devido a pandemia causada por Covid-19 o evento completo foi realizado online.
Representando a Fundação Antonio Meneghetti e a Faculdade Antonio Meneghetti nas atividades internacionais no Programa de Difusão da Ontopsicologia, as apresentações dos professores pesquisadores foram:
Simpósio “Positive Education and contributions from the Ontopsychology School”, organizado entre pesquisadores brasileiros e russos na áreas da Ciência Ontopsicológica, com as seguintes apresentações de pesquisas:
- “Entrepreneurship as a way of being, knowing and doing: the development of entrepreneurial mindset and behavior by the means of an entrepreneurial education – AMF Education’The FOIL Differential’” (Prof. Dr. Ricardo Schaefer e Prof. Mestrando Eloy Demarchi Teixeira);
-“Ontopsychological Pedagogy and Positive Education contributing to the formation of young professionals at Faculdade Antonio Meneghetti” (Brazil) (Profª Esp. Any Rothmann, Profª Drª Patrícia Wazlawick, Profª Drª Helena Biasotto, Profª Ms. Juliane Fiorezi, Profª Drª Clarissa Miranda, Prof. Mestrando Eloy Demarchi Teixeira);
- “Forming a responsible personal position of young people: experience of the Eco-biological Centres” (Prof. Victoria Dmitrieva, Profª Tatiana Vereitnova, da Universidade Estatal Social de Moscou, Rússia);
- Simpósio “Development of the humanistic potential of a person in the digital transformations era” (organizado pelos professores da Universidade Estatal Social de Moscou e da Fundação Científica Antonio Meneghetti da Federação Russa), com as seguintes apresentações de pesquisas;
- The development of the humanistic potential of the youth in the digital transformations era” (Profª Drª Victoria Dmitrieva);
- “Educational environment as a factor of personal potential development : case-study” (Profª Esp. Any Rothmann, Profª Drª Patrícia Wazlawick, Prof. Dr. Ricardo Schaefer);
- Apresentação de Pesquisa em formato de pôster “Formation, motives and senses attributed to Ontopsychological Method by Higher Education Professors” (Profª Drª Carmen Spanhol);
- Apresentação de Pesquisa em formato de pôster “Perspective of middle-aged women regarding seven rules for not making mistakes” (Profª Drª Carmen Spanhol e Profª Drª Noemi Boer);
- Apresentação de Pesquisa em formato de pôster “The relation between responsibility, autonomy and deep approach to study: an study with youngs” (Prof. Mestrando Eloy Demarchi Teixeira e Profª Drª Patrícia Wazlawick);
- Apresentação oral de pesquisa “Positive Socialization Socialization of youth in social-economic transitivity: Contributions from Ontopsychology” (Prof. Dr. Ricardo Schaefer, Profª Esp. Any Rothmann, Profª Drª Patrícia Wazlawick, Profª Dr ª Victoria Dmitrieva, Profª Drª Tataiana Vereitnova).
O 32° Congresso Internacional de Psicologia representa o maior evento internacional de Psicologia e suas áreas interdisciplinares, e no ano de 2021 contou com a participação de mais de 5.000 pessoas, profissionais, jovens estudantes, pesquisadores e cientistas de todo o mundo.


AMF

Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura – “Formação e Tecnologia Humana: A Educação do Futuro já começou” (2 e 3 de julho de 2021)

O IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, nos dias 02 e 03 de julho de 2021, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, Distrito dos Municípios de Restinga Sêca e São João do Polêsine-RS, promovido pela Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional e pela Faculdade Antonio Meneghetti, foi realizado de modo exemplar!
Esta quarta edição do Congresso teve participantes de 13 países diferentes do mundo: Brasil, Itália, Rússia, Ucrânia, Letônia, Suíça, Estados Unidos, Uruguai, Peru, Moçambique, Holanda, Singapura e Inglaterra.
Em formato híbrido, o Congresso recebeu e teve a participação on-line de 4.236 pessoas (considerando link do Zoom e Youtube), ao longo dos dois dias de programação; contou com público de 200 pessoas presenciais no Auditório da AMF e 27 Escolas coligadas on-line, com um grupo de 15 a 20 professores em cada uma delas. Foi um resultado muito especial em número de pessoas assistindo, participando, interagindo on-line, aprendendo e motivando-se a realizar uma nova pedagogia que tem, em primeiro lugar, o valor humano, e que faz mudanças necessárias para o melhor crescimento e desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos nos mais diversos contextos formais e informais de aprendizagem.
O Congresso teve um caráter formativo, no qual ocorreram momentos de reflexão, troca de ideias, discussões e propostas de soluções de toda comunidade sobre a temática “Formação e Tecnologia Humana: a Educação do Futuro já começou”. A presença de todos foi essencial para o grande desempenho do IV Congresso Internacional, principalmente para trabalharmos um percurso tão fundamental para a sociedade atual: a educação. Percebemos o quão importante é para o desenvolvimento do nosso país a aplicação de metodologias pedagógicas que valorizem a pessoa, em especial, crianças, adolescentes e jovens. Valorizem no sentido de responsabilizá-los pela própria existência e de mostrar caminhos nos quais possam seguir para vir a ser cidadãos exemplares e contribuir e colaborar com a sociedade.


AMF

IV Fórum Internacional “Business Intuition como a principal competência do futuro” (9 de março de 2020)

As seguintes questões estiveram no centro da discussão do Fórum:
· Como permanecer bem sucedido nas condições de rápida e cardinal mudança das condições econômicas e tecnológicas?
· Onde está o ponto de confiança e infalibilidade do líder, que garante o sucesso no século XXI?
· O que e como ensinar aos jovens em condições em que os programas educacionais se tornam obsoletos mais rapidamente do que sua implementação?
Essas questões também estão sendo discutidas em outros espaços, pois refletem os desafios mais prementes que a humanidade enfrenta hoje devido à informatização e à globalização. Mas o que distinguiu o Fórum da maioria das outras discussões foi seu foco prático em propor soluções concretas. Decisões que não dependem de circunstâncias e condições externas e que podem ser aplicadas por todo líder, líder, operador social.
Os palestrantes do fórum, entre eles empresários de sucesso, especialistas, professores, afirmaram e mostraram com seus próprios exemplos que um líder-pessoa já possui todas as chaves necessárias para resolver esses problemas. A única condição para isso é a precisão subjetiva, que depende apenas da própria pessoa.
Por que o conceito de intuição empresarial é colocado no centro da discussão e em nome do Fórum? Porque esta é a principal habilidade de um líder para tomar uma decisão precisa em uma situação de incerteza. E tais situações são a maioria tanto nos negócios quanto em outros processos sociais.
Empresários e executivos de empresas que falaram no Fórum enfatizaram repetidamente que é a intuição que os ajuda a tomar decisões previdentes em momentos importantes de suas vidas, que só depois podem ser fundamentadas analítica e logicamente.
Todo mundo usa a intuição de vez em quando, mas a maioria das pessoas não têm consciência disso, não sabe como reconhecê-la, e muitas vezes é dispensada em situações significativas devido ao fato de que todo o sistema educacional moderno ensina a confiar apenas na racionalidade e conhecimento e fatos confirmados. Ao mesmo tempo, por alguma razão, muitas vezes é esquecido que quase todo o conhecimento científico fundamental é resultado de suposições intuitivas de cientistas, que só foram confirmadas experimentalmente após o fato.


AMF

Symposium Internacional “Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro – Compartilhando Experiências” (6 de setembro de 2019)

O Symposium Internacional "Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro - Compartilhando Experiências" promovido pela Fundação Antonio Meneghetti, Antonio Meneghetti Faculdade e Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro foi realizado no dia 06 de setembro na Sede Europeia das Nações Unidas (United Nations Office at Geneva - ONOG) em Genebra, Suíça!
Foram mais de 350 participantes de todo o mundo (oriundos de 28 nações) que decidiram sair de suas casas para acompanhar uma jornada de aprendizado sobre o mais alto valor humano dentro do principal órgão mundial que fomenta as relações diplomáticas entre os países, promove o progresso social e melhora o nível de vida das pessoas: a ONU!
Dentro do escopo legado pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti sempre foi presente o compromisso em difundir a cultura do desenvolvimento humano e social global e este Symposium dá prosseguimento, honradez e valor às contribuições da Ciência Ontopsicológica no mundo. O evento marcou, fundamentalmente, a urgência e a necessidade de formação de novas lideranças em todos os âmbitos, sobremaneira empresarial, educacional, social, político, econômico e cultural em nosso País e no mundo. Formação humana que venha dar um novo respiro e possibilidade de qualidade de vida e bem-estar a todas as pessoas, ao momento atual e futuro.
Uma iniciativa privada brasileira que contribui para a evolução e desenvolvimento humano e social brasileiro e mundial.


AMF

Academia Iberoamericana de Doutores em Educação (Lima, Peru)

A Fundação Antonio Meneghetti (FAM) e a Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) participaram do XI Seminario Taller Internacional “Formulación y Evaluación de Perfiles del Docente de Nivel Básico y Universitario” realizados entre os dias 8 a 10 de novembro, organizado pelo Instituto para la Calidad de la Eduación da Universidad San Martín de Porres em Lima no Peru. Dentre os dias do Seminário também foi instituída a “Academia Iberoamericana de Doutores em Educação”, com a criação e oficialização de parceria e acordo de cooperação entre instituições de ensino superior e de pesquisa do Peru, Brasil, Uruguay, Chile e Equador, que é integrada, a partir desta data pela Fundação e Faculdade Antonio Meneghetti.


AMF

III Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

A Fundação Antonio Meneghetti, em parceria com a AMF, realizou, nos dias 21 e 22, o III Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. Quase 2.000 pessoas estiveram presentes na Antonio Meneghetti Faculdade para participar do Congresso. Com a temática central Responsabilidade e o Dever da Pessoa, foram realizados, ao longo dos dois dias, sete painéis de discussão, apresentações culturais, exposição de trabalhos científicos e premiações. As atividades da sexta-feira tiveram início já às 14h da tarde, com apresentações simultâneas em mais de 10 salas. Ao todo, foram mais de 160 trabalhos apresentados. A sexta-feira foi inaugurada com as saudações das autoridades presentes, da Comissão Organizadora e de convidados especiais, como representantes do MEC. Logo após, o Prof. Dr. Alécio Vidor, filósofo, cientista e professor da AMF, explicou ao público o posicionamento da organização acerca do tema desenvolvido no Congresso. O evento teve prosseguimento com o Painel “Educação para a Cidadania Global: os desafios da educação contemporânea no mundo”. Nele, os maiores representantes da Unesco na América Latina discutiram os rumos da educação e da formação de pessoas hoje, como a Unesco vê essa sensível questão e como a Agenda dos ODS podem contribuir e aprimorar a qualidade e o modo de educação hoje. Para complementar essa temática, o Painel seguinte tratou sobre a formação de um dos elos mais importantes desse processo: os professores. Para isso, o Painel “Exemplos de Sucesso na América Latina em Formação de Professores” trouxe professores, pesquisadores e reitores da América Latina, que debateram sobre as bases de formação docente e como a atuação do professor, o seu modo de agir e se relacionar, reflete na formação dos alunos. Para fechar a sexta-feira, a Invernada Adulta Recanto Maestro, projeto cultural da Fundação Antonio Meneghetti, realizou uma apresentação cultural com danças de todas as regiões do país, como samba, baião, dança tradicionalista gaúcha. A manhã de sábado trouxe ao auditório principal da AMF a srª Rosely Sayão e, por videoconferência, o sr. Leo Fraiman, que gravou um belo depoimento para enriquecer o Congresso. Este Painel, denominado “Como formar o adolescente e jovem no mundo digital de hoje?”, foi mediado pelo Prof. Dr. Ricardo Schaefer, professor e coordenador das disciplinas FOIL da AMF, e ocorreu de forma bem interativa, com os participantes tirando dúvidas com a psicóloga e consultora educacional. Com os seus mais de 30 anos de experiência, a srª Rosely Sayão fez explicações principalmente sobre o modo como os pais, alunos, professores e escolas devem agir para garantir a melhor formação aos jovens, principalmente no que se refere a função de cada um no processo de aprendizagem. O Painel seguinte se voltou para um dos protagonistas da pedagogia e da formação: o jovem. No Painel “Como formar o adolescente e jovem no mundo digital de hoje?”, professores, psicólogos, cientistas e empresários discutiram os desafios que o mundo digital impõe no processo de formação do jovem, e quais são os modos de se retomar uma formação clássica e humanista nos dias atuais. A arte desempenha um papel fundamental na construção pessoal, acadêmica e profissional, e o tema foi debatido no Painel Cultural “Transformando realidades: pedagogia através da música”. Com representantes de projetos musicais do Brasil e do Exterior, os participantes versaram sobre o modo como o estudo da arte contribui com a desenvolvimento e como essa atividade pode também contribuir com o progresso social. As atividades retornaram após o almoço, com mais uma programação cultural: a Orquestra Jovem Recanto Maestro tocou, em conjunto com um grupo lírico, o Metaphisica Sinfonia Coral, concerto clássico realizado pela primeira vez em 2013. O próximo palestrante, sr. Otélio Drebes, fundador das Lojas Lebes, protagonizou o Painel: “A insubstituível função do líder no processo formativo” e, em uma palestra bastante animada, expôs a sua trajetória de muito trabalho e dedicação desde cedo, distribuiu rapaduras (produto que começou a vender ainda quando criança) e tocou gaita para o público! O último Painel, denominado “Como as empresas formam? O que a família, a escola e a universidade podem aprender com as empresas para formar os jovens hoje?”, reuniu empresários brasileiros, russos e ucranianos, que apresentaram cases de práticas e projetos desenvolvidos nas empresas que desempenham função de formar os colaboradores para além da atividade profissional desempenhada. O evento teve continuidade com a exibição de passagens de videoconferências do Acad. Prof. Antonio Meneghetti, patrono da AMF e fundador da Fundação Antonio Meneghetti, com diretivas práticas para resolução das questões suscitadas no Congresso. Por fim, o encerramento se deu com a premiações dos artigos científicos. Na categoria Cases de Sucesso da América Latina, foram premiadas, nessa ordem, Aline Smek Uberna, Marisa Elisabete da Silva e Arianna Gutierrez Catilho; na categoria Comunicação Oral, o primeiro lugar ficou com Tássia Aparecida Gervasoni e o segundo com Tiago Ferreira Pereira; a categoria Pôster premiou, em primeiro lugar, Fábia Mazon Miranda e, em segundo, Karine Cristina Scherer; na categoria Eu no Projeto..., especial para alunos AMF, o topo do pódio ficou com a aluna Mireila Fagundes, o segundo lugar com a aluna Monique Gularte e, completando os premiados, o aluno Jean Marzari. No final do evento, foram anunciadas também as datas da IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura! Temos no novo encontro marcado em 2020, nos dias 18 e 19 de setembro, discutindo sobre formação humana, pedagogia, empreendedorismo, criatividade, estudo e trabalho!


AMF

Semana Acadêmica Internacional do Bacharelado em Ontopsicologia na Itália

Na semana de 17 a 22 de junho alunos e professores do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) realizaram a 1ª Semana Acadêmica Internacional em diversas cidades da Itália! O projeto faz parte das atividades de internacionalização e formação integral de alunos e professores, promovido e incentivado pela Fundação Antonio Meneghetti - Pesquisa Científica Humanista Cultural Educacional Brasileira e pela AMF. O objetivo desta 1ª Semana Acadêmica Internacional foi conhecer cidades especiais nas quais o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti realizou atividades de trabalho nas áreas científica, artística e empresarial, que marcaram e fazem parte da história da Ontopsicologia no mundo! Certamente foi um momento ímpar no percurso do Bacharelado em Ontopsicologia e na vida e na formação acadêmica, profissional e prática de todos os alunos e professores que participaram, retornando com muitas experiências, vivências, aprendizados, novos conhecimentos e a vontade de estudar, trabalhar e crescer cada vez mais! O Bacharelado em Ontopsicologia agradece imensamente ao incentivo da Sra Any Rothmann e de toda a Fundação Antonio Meneghetti e da AMF para que esta Semana Acadêmica fosse possível de ser realizada!


AMF

Residence Ecológico - Centro Internacional “Vitolga”, Ucrânia, 2018

Empresários parceiros, alunos do Curso de Administração e do Bacharelado em Ontopsicologia, professores, coordenadores de curso e colaboradores da AMF participaram do Residence Ecológico realizado no Centro Internacional “Vitolga”, próximo à Kiev, capital da Ucrânia, em maio de 2018. Dentre as atividades de formação internacional também foi conhecida a Galeria de OntoArte em Kiev, a cidade de Kaniev e as cidades de Paris (França) e Amsterdan (Holanda).


AMF

Symposium Internacional ͞Pedagogia Contemporânea AMF 10 anos em Paris

Mais de 200 participantes, entre eles alunos, professores, empresários, autoridades do Brasil, Rússia e França, participaram do Symposium Internacional ͞Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro͟, realizado no dia 6 de setembro de 2017, pela Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista, Cultural e Educacional; pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF); e pelo Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. São apenas os primeiros 10 anos. Muitas outras décadas virão pela frente e nós construiremos juntos a realidade viva deste imenso projeto humanista de valor ao homem!


AMF

II Fórum Internacional Educação Ambiental e Ecologia da Personalidade na era da informação - Moscou, Rússia, 2017

Alunos do Bacharelado em Ontopsicologia, alunos do Curso de Administração e Direito, professores e colaboradores da AMF participaram do “II Fórum Internacional Educação Ambiental e Ecologia da Personalidade na era da informação”, realizado pela Associação Eslava de Ontopsicologia em Moscou, Rússia, no dia 9 de março de 2017, com subsídio e financiamento pela Fundação Antonio Meneghetti e AMF, e após, conheceram e realizaram um residence no Centro Internacional de Cultura Humanista e de Negócios “Diostan”, fundado pelo Acadêmico Professor Antonio Meneghetti na Rússia.


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

II Congresso Internacional ͞Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura - Brasil

II Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, realizado 23 e 24 de setembro de 2016 no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, promovido pela Fundação Antonio Meneghetti e pela Faculdade Antonio Meneghetti. Este evento contou com a participação de 1.527 pessoas/profissionais, e recebeu representantes dos seguintes países: Rússia, Itália, Ucrânia, Letônia, Japão, França, Uruguai e Brasil.


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

31st Internacional Congresso of Psychology - Japão

31st Internacional Congresso of Psychology (31º Congresso Internacional de Psicologia) – ICP 2016, realizado em Yokohama, no Japão, de 24 a 29 de julho de 2016. Contou com a participação de professores/pesquisadores da AMF, que apresentaram 9 trabalhos de pesquisa, sendo Simpósios e Mesas Redondas com representantes da Fundação Antonio Meneghetti da Rússia e da Suíça, divulgando resultados de pesquisas realizadas na área da Ontopsicologia.


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

Módulo Internacional do MBA Identidade Empresarial – Business Intuition - Itália

Módulo Internacional do MBA Identidade Empresarial – Business Intuition, realizado na Itália em maio de 2016, contou com a participação de alunos das turmas de MBA da AMF, alunos de graduação e professores da instituição. Foram realizadas visitas técnicas em grandes empresas nas cidades de: Roma, Ferrari (Maranello), Modena, Arezzo, Brunello Cucinelli (Borgo Solomeo – Úmbria), Deruta, Cidade do Vaticano, Amalfi, Monastério de San Benedetto em Montecasino e em Subiaco.


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

Fórum Internacional Humanismo e Globalização: Critério do Diálogo das Culturas” – Kremelin, Moscou, Rússia

Participação de alunos de graduação, pós-graduação e professores no “Fórum Internacional Humanismo e Globalização: Critério do Diálogo das Culturas”, promovido pela Fundação Antonio Meneghetti – Rússia, no dia 09 de março de 2016, na Câmara da Indústria e Comércio – Kremelin, Moscou, Rússia. O Evento marcou o jubileu de 80 anos do Acadêmico Professor Antonio Meneghetti (in memoriam).


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

The Summer University of Ontopsychology - Itália

Participação de alunos de graduação, pós-graduação, professores e colaboradores nas edições anuais da The Summer University of Ontopsychology, promovido anualmente na Itália. A Summer é um Congresso Internacional de Ontopsicologia, realizado todos os anos quase já há 30 anos, criado pelo Acadêmico Professor Antonio Meneghetti.


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

Seminário Internacional “Racionalidade e Intuição: o que determina o êxito na tomada de decisão”

Seminário Internacional “Racionalidade e Intuição: o que determina o êxito na tomada de decisão”, ministrado pelo Prof. Dr. Vitor Zakharov (Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia), Profª Ms./Doutoranda Josiane Barbieri (AMF) e Prof. Esp. Horário Chikota (AMF). Março, 2015.


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

28º Congresso Internacional de Psicologia Aplicada – Paris, França

28º Congresso Internacional de Psicologia Aplicada, com apresentação de mesas redondas, simpósios e pôsteres pelos acadêmicos Prof. Dr. Alécio Vidor, Profª Ms./Doutoranda Helena Biasotto, Profª Drª Patrícia Wazlawick, Prof. Ms./Doutorando Érico de Lima Azevedo, Prof. Ms. Ângelo Accorsi, Profª Ms./Doutoranda Josiane Barbieri. Julho, 2014, Paris - França


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

I Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura"

I Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura", com apresentação de cases, projetos de pesquisas, resultados de pesquisas, relatos de experiências, realização de oficinas, por parte de muitos docentes e discentes da AMF. Realizado pela Fundação Antonio Meneghetti e AMF no Recanto Maestro. Outubro, 2014


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

Simpósio Internacional “Não deixando ninguém para trás: o caminho de evolução – Meritocracia” – Recanto Maestro, Brasil

Simpósio Internacional “Não deixando ninguém para trás: o caminho de evolução – Meritocracia”, com presença de cinco delegados da Organização das Nações Unidas-ONU, realizado pela Fundação Antonio Meneghetti e AMF no Recanto Maestro. Fevereiro, 2014.


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

Rio +20 – United Nations Conference on Sustainable Development

Rio+20 – United Nations Conference on Sustainable Development. Junho, 2012, Rio de Janeiro


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

Seminário Direito sob Perspectiva Internacional

Seminário Direito sob Perspectiva Internacional, suporte ao convite para palestrantes do exterior. Maio, 2012


AMF - Projetos Extensão - Formação Integral

Congresso Internacional Responsabilidade & Reciprocidade

Vinda de representantes de órgãos internacionais para eventos da AMF. Congresso Internacional Responsabilidade & Reciprocidade, Nathalie Leroy, representante Academic Impact das Nações Unidas. Novembro, 2011

Organização de viagens internacionais
  • MBA Identidade Empresarial – Módulo Internacional na Rússia e Ucrânia, maio de 2015;
  • MBA Identidade Empresarial e MBA Agronegócios – Modulo Internacional na Itália, setembro de 2013;
  • MBA O Empreendedor e a Cultura Humanista – Módulo Internacional na Itália, setembro de 2011;
  • MBA Gestão de Negócios e Intuição – Módulo Internacional na Itália, setembro de 2010;
  • Módulos internacionais dos alunos da Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia em parceria com a Universidade Estatal de São Petersburgo (Roma e São Petersburgo), desde 2011 em andamento;
  • Evento Brasil do Milênio em Paris, com alunos de pós-graduação, graduação e professores participando de Encontro Internacional realizado no Conselho Econômico, Social e Ambiental da França, Paris, em dezembro de 2010.
  • Obs.: a continuidade das atualizações das viagens internacionais estão sendo realizadas no item "Eventos Internacionais " nesta página.
AMF - Viagens Internacionais
AMF - Viagens Internacionais
AMF - Viagens Internacionais
AMF - Viagens Internacionais
Recepção a grupos de convênios internacionais
  • MBA FOIL Rússia visitou a sede da AMF, o Centro de Estudos Calipso, na Praia de 4 Ilhas em Santa Catarina e a sede da FOIL em São Paulo, entre os dias 3 e 7 de março de 2013;
  • Visita de grupos de professores da Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia, ao Recanto Maestro, quando da realização de Módulo de estudos no Brasil, desde 2011 em andamento.
AMF - ECOSOC
Fundação Antonio Meneghetti torna-se organização em status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social da ONU

A Fundação Antonio Meneghetti, parceira da Antonio Meneghetti Faculdade, passou a integrar, em julho deste ano, o grupo de organizações que representam a sociedade civil junto à Organização das Nações Unidas. A candidatura da Fundação Antonio Menegehtti para ocupar esse status consultivo foi analisada e aceita pelo Comitê das ONGs (NGO Branch) do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ECOSOC), braço da organização responsável por outorgar o status consultivo às organizações não governamentais.

De acordo com a Resolução 1996/31 do ECOSOC da ONU, as organizações em status consultivo especial estão aptas a oferecerem informações especializadas sobre àqueles temas nos quais a entidades é competente. No caso da Fundação Antonio Meneghetti, sua candidatura foi baseada na aplicação da pedagogia ontopsicológica em projetos práticos voltados à educação, fomento da cultura, da cidadania e do desenvolvimento sócio-econômico na região em que está sediada, sempre tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Ao receber o status consultivo especial, a Fundação Antonio Meneghetti pode, entre outros, designar representantes para as sedes da Organização das Nações Unidas localizadas em Nova York (EUA), Viena (Áustria) e Genebra (Suíça); participar em eventos, conferências e atividades das Nações Unidas voltadas para as organizações da sociedade civil; submeter declarações por escrito que sejam relevantes ao trabalho do Conselho Econômico e Social no que diz respeito ao campo em que a organização tem competência; ser chamada para dar depoimentos orais em frente ao ECOSOC; receber consultas do ECOSOC e de seus órgãos subsidiários; receber pedidos para que realize pesquisas e estudos ou prepare artigos para leitura da comissão.

De modo amplo, a partir da outorga do status consultivo especial, a Fundação Antonio Meneghetti constitui voz ativa da sociedade civil dentro do âmbito do Conselho Econômico e Social da ONU. Pode, deste modo, auxiliar nas discussões públicas desse órgão, levando adiante propostas de práticas bem-sucedidas realizadas no Brasil para contribuir com a construção de uma nova cidadania global.

Participação em Projetos da Organização das Nações Unidas (ONU)

Alunos AMF pelo mundo!

QR CODE