“De jovem para jovem”: Monique Hentges – Intercâmbio para a Itália

  • 15/01/2019
  • comentário(s)

Realizar um intercâmbio é o sonho de muitos jovens. É uma experiência que agrega muito em um currículo e no crescimento pessoal de um estudante. Diversas são as vantagens de quem faz um intercâmbio: contato com outra cultura, mais responsabilidade, expansão da visão de mundo, entre tantos outros.

Há uma frase que diz “aquele que sai para viajar, nunca mais volta”, pois quem volta é uma nova pessoa, mais responsável, com mais energia, mais sonhos. Cada pessoa volta de um modo diferente, porém todas crescem.

Monique Hentges é da cidade de São Sepé, tem 20 anos, é graduanda de Bacharelado em Direito, está no 6º semestre. Ela está realizando 6 meses de intercâmbio na Universitàdegli Studi di Torino na Itália.

 

“Ciao!

Este breve relato é para você que sonha com um intercâmbio e deseja saber como eu estou estudando na Itália.

Como tudo começou...

Tudo começou numa sexta-feira do mês de junho, na disciplina de Personalidade Empresarial, lecionada pela Professora Patrícia Wazlawick. Nesta noite, como de costume, a Professora instigou nossa turma a estudar na Universittàdegli Studi di Torino na Itália, uma vez que a Antonio Meneghetti Faculdade havia acabado de fechar um convênio com a Universidade.

Depois de o desafio ter sido lançado e a proposta ter sido aceita, tivemos que organizar toda nossa viagem, bem como toda a burocracia que se exige para morar e estudar em um país da União Europeia. Foi realmente muito exaustivo organizar nossa vinda. Várias noites sem dormir, várias contas que não fechavam, documentos que estavam faltando...

“ Todos os seus sonhos estão a um passo da sua zona de conforto”

Eu lia esta frase todos os dias e pensava: vamos conseguir, vai dar certo!

Por Deus, destino, sorte, ou no que você acreditar, deu certo! Nosso visto teve um tempo recorde de UM dia para estar pronto graças ao eficiente e querido Giuseppe, funcionário do Consulado Italiano em Porto Alegre/RS.

Se você sonha em vir para a Itália também e estudar na magnífica Universitàdegli Studi di Torino, é importante que você saiba o nível intermediário de italiano. As aulas podem ser tanto em inglês como em italiano, mas, como você vai estar na Itália, é essencial que você saiba falar a língua local.”

Se lhe bateu a curiosidade, sugiro que visite a página da Universidade(https://www.unito.it/).

Desde já, é importante que você saiba que tudo é possível quando você acredita no seu sonho e faz dele seu objetivo.

P.S.: Estarei disponível para responder eventuais dúvidas.

P.P.S.: Preciso aproveitar esse espaço para dizer que estou com muitas saudades das aulas dos professores da Antonio Meneghetti Faculdade e de toda minha turma.

Arrivederti!”

Comentários