Aprender a tocar um instrumento musical é importante

  • 21/01/2019
  • comentário(s)

A música está presente na vida dos seres humanos desde os primórdios. Desde o ano de 1995 até hoje, já foram encontrados em escavações arqueológicas mais de 30 exemplares de flautas rústicas, feitas de tíbia de abutre, fêmur de urso e marfim de mamute, de 43 mil e 82 mil anos de idade, todas encontradas em cavernas e cordilheiras da Europa e do Sudeste Asiático, são os instrumentos mais antigos que se tem notícia até o momento. Esses instrumentos podem ter sido usados para interação social, ou mesmo em rituais religiosos, ao certo não sabemos para que eram utilizados, mas comprovam que a música é algo presente na vida dos humanos a muito tempo!

De fato escutar uma boa música nos possibilita uma sensação de prazer, relaxamento, felicidade. O filósofo chinês Confúcio (aproximadamente 551 a.C – 479 a.C.) disse há muito tempo atrás que "a música produz um tipo de prazer que o ser humano não consegue viver sem”. Não apenas ouvir uma boa música, mas saber tocar um instrumento musical pode trazer diversos benefícios. Separamos alguns benefícios abaixo:

Memória: escutar música ou aprender a tocar um instrumento musical estimula o cérebro e pode aumentar a capacidade de memorização. Sabemos que a música pode ser utilizada como terapia, e os estudos referentes a esse tema são diversos e não param de aumentar.

Habilidade motora: é fácil de imaginar que quando se aprende a tocar um instrumento musical a habilidade motora também melhora.  Não apenas seus dedos vão ficar mais “hábeis”, mas tudo o que se refere à habilidade motora vai melhorar, pois essa parte do cérebro será estimulada, você terá melhor desempenho em trabalhos manuais como nadar, correr, etc.

Trabalho em equipe: se você já sabe tocar um instrumento e eventualmente toca junto com amigos, em uma banda ou mesmo em uma orquestra, sabe que precisa ter trabalho em equipe para a música acontecer. Precisa aprender a ouvir o outro, esperar o momento certo, etc. Aprender a trabalhar em equipe é algo muito importante, e essencial para sua vida profissional e acadêmica.

Paciência e persistência: não é de um dia para o outro que se aprende a tocar um instrumento musical, e mesmo quem sabe tocar, tem conhecimento que algumas músicas são mais difíceis e não saem perfeitamente na primeira vez. Aprender a tocar um instrumento musical lhe ajuda a ter paciência consigo mesmo, e persistência para aprender. São dois valores ótimos para sua vida.

Há diversos outras vantagens que poderíamos continuar citando. Tocar um instrumento musical traz diversos benefícios, como interação social, concentração, perseverança, incentiva a auto-expressão, alivia o estresse, entre diversos outros benefícios. Tocar um instrumento musical pode ser um bom hobby.

Depois de ter visto todas essas vantagens, você pode usar o tempo livre das férias para começar a tocar. Lembrando que não é de um dia para o outro que se aprende, e que há pessoas que aprendem mais rápido que outras, não apenas instrumentos musicais, mas qualquer outra atividade. O importante é ter paciência consigo mesmo e não desistir, não apenas aprendendo um novo instrumento, mas em todos os projetos de sua vida.

Comentários