Porque é importante ter um hobby

  • 17/01/2019
  • comentário(s)

Hobby é uma palavra inglesa que significa “passatempo”. É algo que você gosta de fazer, mas que não é profissão e nem estudos. É algo que você gosta de fazer quando tem tempo livre, se sente bem fazendo, relaxa. Para todos aqueles que têm um dia corrido, é muito importante ter um hobby, é o momento do dia em que você pode relaxar um pouco, se livrar do estresse para, posteriormente, seguir rendendo mais no que estava fazendo, seja no estudo, no trabalho ou em qualquer outra atividade que compõe a sua vida cotidiana.

Um hobby pode ser a leitura de um livro, praticar um esporte, passear com o animal de estimação, fazer ioga, enfim, qualquer coisa que lhe dê prazer e diminua o estresse. É importante ter um hobby para que você possa cuidar também da sua saúde mental. Por vezes a rotina acaba se tornando monótona, cansativa. Então começamos a acreditar que a vida é pesada, é triste. Ter um hobby diário é um momento para voltar a si mesmo, esquecer todo o resto que você faz ou precisa ser feito.

Separe um tempo do seu dia, 15 minutos ou um pouco mais, para uma atividade que goste de fazer, e que relaxe. Pode ser a leitura de um livro no intervalo do almoço, ou preparar a própria refeição em algum horário do dia. Deve ser algo que não ocupe um grande espaço de tempo do dia, mas que sirva para você se reconectar consigo mesmo, se centrar, o ponto de equilíbrio para que as atividades fluam da melhor forma possível. Quando estiver praticando o hobby, tente esquecer de todo o resto, apenas relaxe.

Não são minutos jogados fora, são minutos investidos em si mesmo, e que resultarão em melhores resultados para o resto do dia. Pequenos gestos podem mudar muito como levamos a vida. Diversas são as doenças causadas pelo estresse, e são muito frequentes. Cuidar de si mesmo é algo essencial, pois você é o seu bem mais precioso.

Nem sempre trabalhar ou estudar vinte horas por dia significa entregar melhores resultados. Por vezes o trabalho feito por alguém que está de bem consigo mesmo, e que trabalhou menos horas no dia, é melhor do que o entregue por alguém que trabalhou vinte horas, mas estava exausto, estressado.

Um hobby não é um tempo desperdiçado, é um tempo investido em si mesmo e nos resultados que você entrega nas atividades do cotidiano. As pessoas que vivem uma rotina cansativa, monótona, tendem a ver a vida do mesmo modo. Já aquelas pessoas que tiram um tempo para si mesmas, para relaxar, rendem mais e enxergam a vida com outros olhos.

Experimente encaixar quinze ou trinta minutos do seu dia para um hobby, para uma atividade que lhe dê prazer. Enquanto estiver praticando a atividade tente não pensar em todas as outras atividades que precisam ser feitas durante o dia. Apenas curta o momento e aproveite a sensação. Depois perceba que seu dia será mais leve, melhor, menos estressante. 

Comentários