Será que devo fazer uma faculdade após os 45 anos?

  • 25/06/2019
  • comentário(s)

Será que devo fazer faculdade depois dos 45 anos?


O ingresso em uma faculdade não era algo muito acessível antigamente, por isso, muitas pessoas, durante a adolescência, acabavam tomando diferentes rumos que impossibilitavam a entrada no Ensino Superior. Entre estes fatores estavam a entrada no Exército, casamento, filhos, trabalho, falta de condições financeiras, entre tantos outros. Além disso, em 1960, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de 48 anos, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
Entretanto, com o passar dos anos, a expectativa de vida ficou muito maior e hoje aos 45 anos se está apenas na metade da carreira. Além disso é provável que você tenha melhor estabilidade financeira e filhos crescidos (se for o caso), então é comum o desejo de fazer uma faculdade e se qualificar, tanto para o mercado de trabalho quanto para você mesmo ou seu próprio negócio. 
A Antonio Meneghetti faculdade acredita que o futuro é de quem faz, por isso, separamos alguns excelentes motivos e dicas para convencer você a fazer uma faculdade mesmo após os 45 anos: 


- Realizar sonhos antigos: com tantos empecilhos no passado, agora é a hora de realizar os seus sonhos, faça isso por você! Fazer uma graduação é um ótimo passo para começar a realizar seus sonhos, faça aquele curso que sempre sonhou quando era mais jovem ou se qualifique para o emprego dos seus sonhos!

- Busca por uma carreira mais gratificante: se você tem um emprego, mas não é algo que seja gratificante, essa é a chance de recomeçar a sua vida! Com uma faculdade você pode mudar de profissão ou conseguir um cargo melhor na empresa onde você trabalha. 

- Buscar conhecimento: conhecimento nunca é demais e disso todo mundo sabe. Não se acomode simplesmente porque já tem a vida estabilizada, busque conhecer e se qualificar cada vez mais. O mundo está sempre em constante evolução, é preciso estarmos sempre buscando evoluir igualmente.

- Melhorar a empregabilidade: se o seu desejo de cursar uma faculdade se deve a vontade de conseguir um emprego melhor, saiba que está no caminho certo! Uma graduação é capaz de abrir várias portas, pois traz mais oportunidades. 

- Aumentará suas chances de continuar no mercado de trabalho: com jovens cada vez mais qualificados com a formação superior, o mercado de trabalho pode acabar dando preferência a quem tem um diploma. Porém, você pode usar isso a seu favor fazendo alguma faculdade, pois você conhece a prática e já está inserido no mercado de trabalho, basta se qualificar na teoria e adquirir um diploma. Com tantos anos praticando, ao ter uma formação superior você irá se destacar entre seus concorrentes e, logicamente, continuará no mercado de trabalho por muito tempo. 

- Não há limites para aprender coisas novas: use as “limitações” ao seu favor, pois serão elas que irão te diferenciar dos outros, pois não há limites para aprender coisas novas e adquirir conhecimento. Pode parecer impossível para você fazer uma faculdade, você pode ser cheio de compromissos no trabalho e em casa, mas use isso sempre ao seu favor, é isso o que irá te motivar todos os dias e te fará ir muito além do que se espera.

- Não se preocupe em ter colegas adolescentes: muitas pessoas com mais de 45 anos relatam sentir receio por serem os mais velhos da turma, em meio a jovens de no mínimo 17 anos. Entretanto esse receio é em vão, não se preocupe com a faixa etária, todos estão em uma faculdade pelo mesmo motivo, bem como todos tem as mesmas capacidades e, provavelmente você encontrará outros colegas com a sua mesma faixa etária ou até mesmo mais avançada. 

- Se organize: a organização é essencial para qualquer pessoa, por isso é muito importante que você comece a se programar o quanto antes de começar uma faculdade, pois sua rotina será completamente diferente. 

- Alunos mais velhos aos olhos dos professores: os professores valorizam muito os alunos mais velhos, pois são os mais interessados, comprometidos e participativos, geralmente não tem vergonha em se expressar e apresentar trabalhos. Os alunos mais velhos valorizam muito a oportunidade que estão tendo e, diversas vezes, agregam muito valor a aula com suas experiências e conhecimentos sobre a vida, além disso, também são uma ótima inspiração para os professores.

- Mais maturidade: sem dúvidas, a sua maturidade é sua melhor vantagem para fazer uma faculdade depois dos 45 anos!

- Lifelong learning: o conceito de aprender por toda a vida (ou Educação Continuada) indica que a aprendizagem deve acontecer ao longo da vida toda, e não em um período determinado. A partir dessa visão, a pessoa tem a capacidade de aprender independentemente da idade e do método de ensino, e em diversos contextos. O maior patrimônio que uma pessoa pode acumular ao longo da vida é o conhecimento.
Você conhece o Desconto Sênior da AMF?
A AMF criou o Desconto Sênior, que é um incentivo para alunos com mais de 45 (quarenta e cinco anos de idade), concedendo o desconto de 40% nas parcelas da semestralidade, e mais o desconto de 7% de adimplência, somando 47% de desconto em cada parcela! 
Não perca as oportunidades que a AMF oferece e faça o seu futuro conosco!

 

Vestibular AMF 2019 - http://bit.ly/VestibularAMF2019

Comentários