#Soucalouroamf

#Soucalouroamf

Confira os depoimentos dos calouros de 2018, relatando o por quê escolheram a faculdade e como está sendo sua adaptação à vida acadêmica.

"Primeiramente, é uma experiência única. Quando eu resolvi vir para o Recanto, estudar na AMF, vim com um único objetivo: ser alguém na vida.

Aqui no Recanto Maestro, as oportunidades surgem, crescer na vida faz mais sentido, se adaptar, fazer amizades, crescer. As pessoas que chegam à Faculdade Antonio Meneghetti, elas mudam (para melhor, com certeza), você aprende a viver de uma maneira melhor, aprende como é a realidade do ser humano. Quando você cursa o que realmente gosta, você muda os seus sentidos, a maneira de estudar, a maneira de querer sempre aprender mais e mais. Aqui, você aprende muito, e a cada dia que passa eu to aprendendo mais e mais. Todos tem um objetivo, todos tem um futuro, e nesse lugar ele é reservado para tudo isso, realmente, o futuro é aqui."

Adriel Machado – 1º Bacharelado em Semestre Sistemas de Informação

 

"Observando o Recanto do Maestro, de imediato, percebe-se excelência. Sou fascinada por tudo o que é bem feito, gosto de ver o produto da síntese de eficiência e eficácia, seja em qual for a natureza da obra. Excelência inspira o que há em sua volta a ser excelente também. Morar no Recanto influencia meu modo de pensar-agir, porque, naturalmente, adoto as características que o tornam excelente, de forma a desenvolver também o potencial intrínseco do meu ser. 

A Faculdade Antonio Meneghetti zela muito pelo desenvolvimento humano, pois compartilha essa característica proveniente de seu meio – um centro de artes e cultura humanista que é referência internacional. Essas condições, sem dúvidas, configuram uma cultura voltada ao ser humano, exaltando nele as características de um verdadeiro líder, que protagoniza suas ações. Uma das virtudes necessárias para uma sociedade de sucesso é ser constituída por indivíduos conscientes da importância de dar o seu melhor, e complementar a isso, obras que constantemente respaldam que sonhos são possíveis e que são mãos e mentes humanas, como as minhas e como as de qualquer pessoa, que os tornam reais, assim como tornaram o Recanto do Maestro o que ele é hoje.

Olhar imagens do Recanto do Maestro no Google Street View depois de tê-lo conhecido pessoalmente me deixou sem palavras, vide que a visita do carro foi em 2012 e minha primeira visita ao Recanto foi em dezembro de 2017, porque é esplêndida a evolução calhada por esta pequena parte da Quarta Colônia em questão de 5 ou 6 anos. Um crescimento sócio-econômico dado em função exponencial; Eu tenho certeza que os resultados mais significativos desta evolução provêm de uma série de acontecimentos que acarretam seus sucessivos. Em outras palavras: Exemplos que geram novos feitos. O que menos falta no Recanto são exemplos de sucesso e esse, sem dúvida nenhuma, foi o motivo responsável pela minha melhor escolha, digo “melhor” porque posso evidenciar isso a partir do que tenho vivido aqui nestes primeiros dias.

Dado que todos os seres humanos são iguais, é passível afirmar que todos possuem excelência em algo – não que isso implique em a pessoa saber qual é sua excelência, mas sim, ela tem e só precisa descobrir –. Quando uma pessoa manifesta sua excelência, ela instiga a pessoa ao lado a também externalizar a sua. A ausência da manifestação de excelência é a contaminação do comodismo e isso é um mal, justamente, porque o comodismo não inspira a criação de nada. A falta de inspiração impede o sucesso.

Às vezes saio a contemplar a exuberância desse lugar, que carinhosamente chamo de Terra Média, e lembro-me de uma passagem do livro The Fountainhead da escritora russo-americana Ayn Rand onde o Howard Roark constrói, não um templo religioso, mas sim, um templo para homens; Na justificativa de que nesse lugar o homem iria para se sentir grande, jamais para se prostrar, mas para ser contemplado; Para saber o quão grandioso o ser humano é e sentir orgulho de também ser um. Aqui eu me sinto assim. Eu me sinto capaz e a Faculdade não só abastece esse meu sentimento como também dá espaço para eu me realizar."

Gabrieli Silva da Silva – 1º Bacharelado em Semestre Sistemas de Informação

 

"Escolhi vir para a AMF por ser uma faculdade com um atendimento diferenciado, uma instituição que concede oportunidades e que zela pelo bem de seus alunos. Está sendo um grande privilégio poder fazer parte de algo tão humanista. Posso realmente sentir como se aqui fosse meu lugar. Espero que continue desse jeito, pois quero me formar como uma pessoa melhor para o futuro e ser um grande exemplo."

Bruna Wollmann – 1º Semestre de Bacharelado em Ontopsicologia 

  • segunda-feira, 12 de março de 2018
O que esperar do seu primeiro ano de faculdade?

O que esperar do seu primeiro ano de faculdade?

Na vida, algumas fases são marcantes e, em especial, nos marcam aquelas que trazem grandes mudanças para a nossa realidade. Por mais que a memória não alcance, mas são fatos como o primeiro dia de aula, o início da prática regular de um esporte, a dedicação à um instrumento musical, a decisão interna e séria de adotar determinadas atitudes para atingir um objetivo... Todas essas passagens representam grandes viradas na nossa vida, incluindo rotina, relações interpessoais, interesse, mentalidade e estilo de vida.

Dentre esses períodos, um dos que se destacam é o ingresso no Ensino Superior e, mais especificamente, os primeiros seis meses, primeiro ano do curso de graduação escolhido. E muitos são os motivos desta ser uma fase tão marcante na vida de uma pessoa: estamos entrando na fase adulta da vida, mas ao mesmo tempo ainda não temos a maturidade necessária para lidar com tudo; passamos a dividir a sala de aula com as mais diversas pessoas – agora em todos os aspectos, a começar pela idade; os professores costumam ser muito diferentes daqueles do Ensino Médio; os assuntos que estudamos, da mesma forma, costumam não guardar relações tão fortes assim com os conteúdos escolares. Enfim, são muitos pontos, mas, em síntese, uma coisa que costuma acontecer é que ampliamos o nosso “raio de visão” e passamos a enxergar um sem-fim de possibilidades que antes nos pareciam distantes ou nem mesmo passavam pelo pensamento.

Isso acontece porque, via de regra, os centros de ensino superior são locais de livre pensamento, de debate de ideias e, essencialmente, de desenvolvimento da inteligência humana. Esse é um pressuposto que os calouros devem carregar consigo e, mais do que isso, devem ter a mente sempre disponível para aprender e para mudar algum aspecto da própria vida, dos maiores aos mais banais – afinal, essa é, essencialmente, uma fase de autoconhecimento e descobertas!

Então, como podemos aproveitar esse período da melhor forma? Vivendo cada momento com o seu devido valor e buscando perceber como cada atividade nos “toca”. Além disso, um certo relativismo, responsável e tendo como base sempre cada um de nós, é importante, e dentro disto, o questionamento sadio e a experimentação do maior número de atividades. Também a interação com os amigos é muito interessante, pois estes podem ser ótimos pontos de desenvolvimento mútuo. Isso se justifica pois, nesse momento, nós ainda temos “elasticidade”, e é mais fácil e simples a realização de mudanças funcionais na própria vida.

Pesquise sobre os projetos que a instituição oferece e participe daqueles que lhe são simpáticos; busque atividades práticas dentro do curso escolhido; busque trabalhar, até mesmo com coisas que, a princípio, não parecem ter muita relação com a sua graduação. E por qual razão tudo isso é importante? É na ação que nos conhecemos e nos construímos, então precisamos fazer para descobrir a nossa identidade! E, a partir dessas atividades, procure sentir e entender quais te dão mais ganho, mais felicidade, mais realização – esse é um ótimo indicativo de, por exemplo, o tipo de profissão que, no futuro, lhe trará realização. Ah, outra coisa importante aqui: não tenha receio da opinião alheia sobre alguma escolha, desde participar de um projeto até, eventualmente, mudar de curso. A verdade de cada um é individual e deve ser construída assim, individualmente, nas escolhas de decisões.

E, no mais, viva essa bela fase da vida! Quando entramos na faculdade, estamos em um período da vida no qual temos muita energia, força e vontade de fazer! Direcione toda essa abundância vital para atividades que de fato lhe fazem crescer e se descobrir, pois a vida é um grande presente para aqueles que sabem vivê-la de acordo com a própria identidade!

  • quarta-feira, 7 de março de 2018
Métodos e dicas de estudo

Métodos e dicas de estudo

Estudar...essa é uma das tantas atividades da vida que, apesar de sabermos da importância, por vezes “deixamos de lado” e não fazemos como deveríamos. Hoje, então, vamos falar sobre métodos e dicas de estudo, com ações práticas e simples que podem ser feitas e ajudam a melhorar o rendimento acadêmico. Antes de comentar essas ações, existem três premissas importantes: a primeira é que o estudo é de fato uma tarefa árdua, de sacrifício, mas muito recompensadora, especialmente para quem quer ser grande – não se alcança a grandeza sem estudo e não é possível transferi-lo; a segunda coisa é ser realista, mas no seguinte sentido: se eu não tenho hábito de estudar, não vou conseguir, como mágica, começar a estudar 5h por dia, e o melhor é ir aumentando gradativamente o tempo de estudo; a terceira é que cada pessoa funciona de uma maneira, ou seja, você precisa conhecer o seu modo próprio de funcionamento para estudar de maneira conforme.

Da prática à excelência: como já foi dito, se você não tem hábito de estudar, não vai ser proveitoso passar muito tempo estudando. O melhor é começar com pouco tempo de por dia (pouco mesmo, como 20 ou 30 minutos) e ir aumentando semanalmente o tempo de estudo. Você pode definir o quanto vai aumentar de acordo com o seu próprio ritmo, e o importante é ir progredindo sempre. Para se tornar hábito, uma prática precisa ser exercitada por aproximadamente 6 meses, então, para tornar o estudo um hábito na sua vida, seja persistente.

Organização: aqui, além de realista, você precisa ser razoável e ter senso de hierarquia e prioridades. O primeiro passo é definir algumas coisas para organizar como será o estudo: quanto tempo livre eu tenho para estudar nessa semana? Quais são as prioridades de conteúdo? Saiba organizar com inteligência o tempo e as demandas para que se obtenha o máximo de aproveitamento. Outro ponto interessante quanto à organização é que não vale a pena fazer calendários muito longos, então o melhor é organizar os estudos semana a semana. Um bom dia para se fazer isso é no domingo, quando podemos recapitular as atividades da semana que está para começar e podemos distribuir as atividades com mais clareza e realismo.

Horários de estudo: muitos são os debates sobre a melhor hora de se estudar: estudo pela manhã, logo quando acordo? Ou pela noite? Antes de tudo, é importante conhecer as suas próprias normas de funcionamento, pois a medida de produtividade vai ser sempre de acordo com você. No entanto, uma “regra” que se deve observar é a seguinte: normalmente fazemos muitas coisas ao longo do dia, e, no que se refere ao estudo, é importante concentração e foco. Por isso, o melhor é estudar antes ou depois de termos entrado no giro das demais atividades, pois, enquanto estamos fazendo outras coisas, é impossível atingir a concentração necessária para se estudar – e é por isso que o melhor é estudar logo ao acordar (antes de “começar o dia”) ou de noite, ao chegar em casa (depois que o dia já “terminou”). Desse modo, você evita dividir a atenção do estudo com as outras demandas do dia.
 


 

“Estudar”: a palavra estudar é um verbo. Se os verbos indicam ação, não seja passivo no estudo! Isso significa que, para apreender melhor os conteúdos, você deve ser ativo e fazer coisas a partir do que foi lido. Já de começo, uma coisa indispensável é ler em voz alta. Ao fazer isso, você estimula um número muito maior de sentidos e, assim, absorve melhor o que está lendo. As demais ações também são dadas pelo estudante, pois as possibilidades são várias: você pode fazer síntese dos conteúdos, escrevendo (à mão, pois dessa forma estimulamos um número maior de neurônios) um número pré-definido (por você) de linhas (de 10 a 20 linhas, pois isso garante objetividade e aumenta o seu poder de síntese), de maneira a contemplar os principais pontos daquilo que foi estudado; ou boa ideia é fazer um resumo oral do conteúdo; você pode também discutir o assunto com um amigo que já estudou aquele assunto, sem nenhum tipo de consulta, para testar se você (e ele) realmente compreenderam o tema a ponto de desenvolver um diálogo. Outra maneira (muito eficaz) é pensar em aplicações práticas do conteúdo estudado – desse modo, você consegue vincular a teoria estudada à uma situação real, e, ao ver ou pensar na situação prática, o conteúdo teórico vem à tona na memória.

Tenha objetivo nos estudos: sabe por qual motivo muitas vezes o estudo parece chato? Porque muitas vezes não “linkamos” aquele esforço com os resultados que queremos obter. Você quer ser grande? Quer ter uma empresa? Um escritório de advocacia? Ser um grande profissional? O estudo é um dos meios pelos quais você chega lá, e é assim que ele deve ser encarado: uma parte do caminho! O processo, para ficar mais atrativo, pode ser também “moldado” pelo objetivo. Vamos tomar o curso de Direito como exemplo para entender isso: se você faz Direito e quer ser Juiz na área trabalhista, você pode esquematizar seus estudos nesse sentido. Pesquisar as quatro fases da prova, os temas cobrados, e se focar nas áreas do Direito que de fato serão úteis para você. Em síntese, você precisa ver sentido no estudo.

Saiba aproveitar a aula: e também os momentos em casa! É preciso entender como, para você, é mais funcional realizar o seu estudo, o que você pode aproveitar na aula e como você pode “render” em casa. Esse processo também é muito pessoal, pois algumas pessoas aprendem melhor a partir da explicação do professor, já outros preferem ler sozinhos, então aqui também é necessário saber um pouco sobre si mesmo. Em sala de aula, o mais importante é saber como “extrair” o máximo do professor. Ele não é o único detentor do conhecimento, então uma boa estratégia é descobrir com ele quais são os assuntos das próximas aulas e realizar estudos em casa antes da aula, pois, dessa forma, você utiliza a aula para tirar dúvidas e para ver algo que passou despercebido durante o seu estudo. Você também pode tirar dúvidas com amigos ou outras pessoas que tenham domínio do assunto que você está estudando. O professor é um guia, mas o aluno pode (e deve!) ser independente.

Ambiente de estudo: para se ter um estudo proveitoso, o seu local de estudo PRECISA estar em ordem. Escolha um lugar limpo, organizado e agradável para estudar, e um lugar que não cause distrações: estudar, por exemplo, em uma mesa com uma janela que dá vista para o mar ou para um belo campo é uma atitude que dificulta a concentração! Prepare o local com tudo o que você vai precisar, como livros, cadernos, lápis, canetas... e isso também significa deixar de lado também aquilo que você não precisa, ou seja, nada de celular! De preferência, desligue o celular e deixe-o em um lugar distante. Para quem gosta de estudar no computador, ele pode ser uma grande ferramenta, mas não funciona sozinho. Além disso, é preciso ter disciplina, foco e responsabilidade com esse meio, pois muitos vão estudar no computador, mas em poucos minutos já estão navegando em outros sites da web.

Conhecimento interdisciplinar ajuda (e muito!): por fim, seja interessado e curioso sobre o máximo de coisas possíveis, pois esse é um excelente modo de “gravar” o que foi estudado. Isso acontece porque você conecta o estudo com situações práticas e vê aplicação do conteúdo, e isso faz com que você “crie” imagens mais concretas para lembrar do conteúdo. Um claro exemplo disso: a maioria das pessoas, mesmo sem nunca ter estudado Direito, sabe a diferença entre homicídio doloso e culposo. Como isso é possível? Ao ler notícias, muitas vezes nos deparamos com esses termos em situações da vida real e, aos poucos, vamos apreendendo o sentido. Isso acontece com qualquer conteúdo. Outra dica muita boa, principalmente para lembrar de termos mais difíceis e de seus significados, é buscar saber a etimologia da palavra. Muitas vezes as palavras grandes e difíceis de lembrar são junções de dois termos, mas só conseguimos visualizar com clareza essa combinação quando descobrimos quais são esses termos. Essa medida é boa de maneira geral, pois aumenta o nosso vocabulário e nos dá muito mais capacidade lógica de descobrir o significado de um termo observando a formação da palavra.

 

 

  • sexta-feira, 2 de março de 2018
Os cinco pontos para o micro, pequeno e médio empresário

Os cinco pontos para o micro, pequeno e médio empresário

O desenvolvimento empresarial exige regras de conduta e hierarquia – é necessário saber não apenas o que fazer, mas quando fazer e qual é a prioridade do momento. Esse processo deve ser seguido desde o início do negócio, quando o empresário precisa realmente participar em primeira pessoa de todos os processos, até a constituição de um grande império empresarial. Nesse meio tempo, porém, existe a fase das chamadas micro, pequenas e médias empresas: quais pontos devem ser vigiados nesse ponto da curva? Cinco são os pontos para os quais empresários desse porte devem estar atentos. São questões de ordem prática que influenciam diretamente nos rumos do empreendimento – seja no sucesso ou na ruína – e a atitude correta diante desses pontos encaminham o crescimento sadio e progressivo!

Primeiro Ponto: a Lei

O primeiro quesito a se levar em conta nesse momento da empresa é a lei. O fundamento da lei é o de organização social, mas, sobretudo nos dias de hoje, a lei é relativizada e, em alguns casos, é até filtrada pela moral ou pela opinião pública. Qual é o resultado disso? A lei pode ser facilmente manejada para atacar, prejudicar ou atrapalhar o indivíduo. Desse modo, com a lei se deve lidar da mesma forma que se lida com o sistema como um todo: não se pode ir contra, pois o sistema (ou a lei, nesse caso) é sempre mais forte, e o caminho é a adequação, é o exercício da própria capacidade de ação dentro das regras legais. Em suma, é preciso ter o conhecimento das leis e agir sempre conforme – por mais que existam discordância – e da mesma forma deve ser a mentalidade dos colaboradores em relação ao conjunto legal vigente, pois a lei é sempre prioritária.

Segundo Ponto: Organização dos Colaboradores, Meios e Estruturas

Depois de observada a lei, deve-se atentar para o modo de organização dos colaboradores, meios e estruturas. Aqui, a chave é saber dar sincronia ao todo, em dois aspectos: o primeiro é a sincronia entre pessoas e meios, pois não se avança com um excelente maquinário, mas uma equipe pouco qualificada ou se o contrário ocorre; o segundo sentido de sincronia está em saber dar unidade ao trabalho, para que todos trabalhem segundo a mesma sinfonia. O líder deve saber dar forma à inteligência dos colabores, privilegiando (com responsabilidade) aqueles que demonstram mais funcionalidade, tornando-os os pontos de referência. Nesse segundo ponto está inclusa também a gestão econômica de maquinários, locais de trabalho e ferramentas – pois os instrumentos também precisam estar no ponto máximo de utilidade para que a ótima equipe possa produzir mais com menos desgaste. Sobre os locais de trabalho, podemos fazer inclusive uma relação com o primeiro ponto, a lei: caso existam irregularidades (mesmo que pequenas) e um colaborador sofre um acidente em decorrência disso, será penalizado também o dono do negócio.

Terceiro Ponto: Empresário

O terceiro ponto é o próprio empresário, a figura do líder. Quando este é válido, funciona como o Em Si ôntico da empresa: é o ponto de inteligência onipresente que dá a diretiva otimal, da qual os outros colhem os efeitos, a fenomenologia, sendo também o artífice do sucesso integral. Por essa razão, o empresário precisa ter um grande cuidado consigo mesmo e nesse nível é indispensável a realização de um processo de autoconhecimento, com seriedade e com o auxílio de um profissional válido, para “desbravar” o próprio inconsciente. A partir disto, é possível desenvolver uma exatidão de consciência, aprender a usar a racionalidade da melhor maneira e, principalmente, aprender os próprios modos, evidenciar os erros de atitude e postura e visualizar a decisão justa para o momento. Assim, é possível acessar a maior ferramenta da atividade empresarial de sucesso: a intuição do líder!

Quarto Ponto: Relação Externa com a Inteligência de Serviço

A quarta competência reside na relação externa com a inteligência de serviço, que se desdobra em expansão, produção, exposição e marketing, espaços, pessoas, modos de fazer, venda e relação com o cliente. Em síntese, isso se resume em um ponto fundamental: saber servir. É saber vender o serviço e saber configurar o a própria oferta à demanda, uma questão de saber vender o serviço de maneira superior e até mesmo estimulando uma novidade que agrade ao cliente. Sob essa lógica, o produto, apesar de importante, passa a ser secundário: o grande protagonista é o serviço prestado, e é por isso que se volta à importante das pessoas que fazem a empresa e, por consequência, prestam o serviço. Nesse processo, percebe-se que o segundo ponto está muito presente: a organização é fundamental para a excelência de serviço, e esse é o centro do business.

Quinto Ponto: Caracterialidade ou Psicologia de mercado: as Referências étnico-econômicas

O quinto argumento para se aprofundar é a caracterialidade ou psicologia de mercado: as referências étnico-econômicas. O fenômeno da globalização cada vez mais encurta distância e facilita o relacionamento com outros povos, quase que suprimindo os empecilhos de espaço e tempo, e está é uma excelente oportunidade de mercado, mas é necessário compreender a psicologia dos potenciais clientes? Como pensa o francês? E quais os hábitos do indiano? As crenças do russo? Essas peculiaridades inerentes à psicologia de cada povo são preponderantes no mundo do business, e é indispensável o estudo quando se deseja uma relação mais exitosa. É preciso ver, portanto, com qual povo se está estabelecendo uma relação, pois o melhor modo de se lidar com um novo ou potencial parceiro comercial é tratando-o de acordo com a sua psicologia étnica – e aí ganhe-se confiança. O mercado, afinal, é psicologia autêntica.

Este e outros assuntos são abordados no curso de Extenção Escola de Negócios: faculdadeam.edu.br/extensao/escola-de-negocios

  • quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
Volta às Aulas!

Volta às Aulas!

O início de um novo ano sempre é momento de (re)começos... costumeiramente são feitas promessas de ano novo, traçamos metas e planejamos várias coisas. Para os estudantes, um desses recomeço já é esperado: a volta às aulas! E isto é também motivo para repensarmos algumas coisas e colocarmos tudo em ordem para aproveitar ao máximo este ano de estudos! Algumas atitudes simples podem nos auxiliar nesse processo, desde a preparação acadêmica para as aulas até alimentação. Confira aqui algumas ideias para fazer do novo ano letivo de fato uma novidade!

1 - Atividades físicas e alimentação desempenham um papel muito importante quando estamos estudando, e essa é um conhecimento que vem desde a Antiguidade Clássica: a expressão latina mens sana in corpore sano, do poeta romano Juvenal, dá o teor de que uma mente saudável precisa de um corpo também saudável. O exercício regular é, antes um tudo, uma maneira inteligente de investir o excesso de energia que temos principalmente quando jovens, e essa prática melhora a atividade mental e a capacidade de aprender. Além disso, beneficia também o raciocínio lógica e a memorização! Qualquer atividade física se encaixa aqui, desde que praticada com regularidade e de forma séria: escolha uma que te agrada e comece a praticar!

2 - Por mais que seja clichê e até um pouco chato (com certeza você já ouviu isso várias vezes...), organize a sua rotina de maneira a estudar diariamente. O hábito do estudo é fundamental para a vida do indivíduo, pois, desenvolve também a disciplina, a concentração e o foco. A regularidade no estudo faz com que você apreenda e compreenda melhor os conceitos e os assuntos, permite conectar melhor os diversos assuntos e promove uma melhora drástica no aprendizado e nas habilidades cognitivas em geral, pois mantém a mente sempre em interação inteligente com aquilo que realmente importa na sua vida nesse momento.

3 - Em se tratando de sala de aula e também em relação ao hábito do estudo diário, uma pequena (porém muito eficiente) atitude que pode ser tomada: perguntar ao professor os assuntos das próximas aulas e estudar antes da aula! Pode parecer uma inversão ou mesmo algo sem sentido, mas pense: a aula fica muito menos divertida quando o professor faz um monólogo e ninguém interage! E qual é o melhor modo de interagir? Sabendo de antemão qual é o assunto da aula e estudando! Com isso, você ganha muito em dois aspectos em particular: a aula vai servir de fato para você tirar dúvidas que surgiram a partir do estudo, então a aula será muito mais proveitosa; e você, por já ter estudado, provavelmente fará perguntas um pouco mais “avançadas” e isso aumenta o nível da aula como um todo, e pode servir inclusive de estímulo para os colegas fazerem o mesmo!

Essa realmente é uma grande fase, sabendo aproveitar, é possível fazer tudo e alcançar cada vez mais o nosso melhor. Um ótimo ano acadêmico para você e vamos fazer deste ano mais um ponto de crescimento na estrada da nossa existência!

  • terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
Gestão de pessoas: da Escolha do colaborador ao Resultado

Gestão de pessoas: da Escolha do colaborador ao Resultado

As pessoas são, de fato, o ponto fundamental na construção de um negócio de sucesso – e isto é constantemente sinalizado por grandes empreendedores. No entanto, se as pessoas são a fortuna do empresário, é necessário, ao mesmo tempo, perícia para fazer delas colaboradores líderes, que contribuam de fato para o crescimento do seu projeto empresarial.

Do ponto de vista prático, não se pode fazer tudo sozinho, então a parceria com os colaboradores deve começar já da escolha: quais critérios devem ser utilizados para selecionar aqueles que vão trabalhar na sua empresa? E como exercer o ato da delegação, presente em todas as atividades empresariais?

O primeiro passo na gestão da equipe é a escolha dos colaboradores. O ponto fundamental aqui é escolher colaboradores com capacidade liderística, e, para isso, você pode utilizar alguns critérios objetivos, que se baseiam no resultado profissional providenciado pelo indivíduo, que passam pelo valor profissional, a ambição do indivíduo, a sua coerência com a decisão do trabalho e o seu potencial, a sua “curva de crescimento”.

Outra questão que demanda atenção e preparação é a delegação de atividades. O líder deve ter domínio de todos os processos do seu negócio, mas precisa de “mais braços” para realizar as atividades operacionais. Deve-se ter em mente que delegar uma parte do próprio projeto a outros operadores é algo sério, e precisa ser feito com pessoas que estejam em harmonia com o interesse do empresário e seu projeto, pois o feixe de delegações, conduzido unitariamente pelo empresário, constitui depois o resultado desejado. Delegar de maneira eficiente implica em fazer com que o outro participe em autoridade, meios, responsabilidade, capacidade, objetivo e realização, e a verificação disto se dá por meio da honestidade e coerência apresentadas pelo colaborador conforme o que foi acordado e, claro, pelos resultados nos projetos empresariais. Para entender esse processo, podemos fazer uma analogia com o funcionamento do corpo humano: o cérebro (no caso, o empresário) distribui os diversos comandos para o resto do corpo humano, sempre coordenando a informação para ter ganho de saúde e funcionalidade.

O Escola de Negócios, curso promovido pela Antonio Meneghetti Faculdade, traz o que existe de mais moderno em técnicas de gestão e adiciona a Metodologia FOIL. Sempre com aulas ministradas por grandes empresários que enriquecem a experiência do aluno por meio da própria trajetória empresarial, o curso traz o tema Gestão de Pessoas em aulas sobre a relação colaborador, equipes e líder; seleção de pessoas; e delegação. Com uma abordagem distinta nos temas, o curso fornece uma novidade de conhecimento para que o empreendedor desenvolva o melhor resultado a partir da gestão eficiente do seu melhor recurso, as pessoas, se valendo do melhor de cada um para realizar o seu projeto!

Este e outros assuntos são abordados no curso de Extenção Escola de Negócios: faculdadeam.edu.br/extensao/escola-de-negocios

  • sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
Comece a fazer faculdade em 2018!

Comece a fazer faculdade em 2018!

Sim, nós sabemos que é uma fase de muitas dúvidas, mas só a experimentação nos dará a diretiva sobre o que fazer! Deve-se levar em conta que a formação de um indivíduo é composta por vários elementos e, dentre estes, dois são essenciais: o estudo e a atividade prática. A busca por novas experiências precisa se dar além de âmbito pessoal, mas também em acadêmico, visto que um bom técnico, de qualquer área, é forjado com dedicação ao trabalho e ao estudo.

Você já se perguntou, enquanto estudava alguma disciplina na escola: química, matemática, biologia, filosofia, física etc, “quando eu vou utilizar isso na minha vida?”. Pois é, as Escolas e os professores estão vivendo em um momento de transformação para encontrar a melhor forma de ensiná-los...  E aqui será diferente, pois nossos alunos não estudam simplesmente para concluir um curso de graduação e servir de exibicionismo em seus currículos, mas sim eles entendem a importância de aplicar o conhecimento na prática, no trabalho, no estudo, nos projetos de extensão, nas visitas técnicas, nas viagens internacionais. Enfim, em tudo. Porque aqui, se aprende, e se VIVE O APRENDIZADO NA PRÁTICA.

Confira o vídeo que mostra como o estudo é ligado as atividades práticas aqui na AMF:

 

 

  • segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
Por que ainda não é AMF?

Por que ainda não é AMF?

1.    Renome, reconhecimento e qualidade de ensino
A AMF tem nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), e todos os cursos têm nota, no mínimo 4. Isso atesta qualidade de ensino, comprometimento do corpo docente e da instituição e empenho em oferecer ao aluno o que há de mais moderno e eficiente em grande curricular, metodologia e didática. Os professores, além da experiência em sala de aula e alta titulação, trazem também a experiência de sucesso no mercado de trabalho, pois são pessoas que atuam no mercado com solidez e eficiência – e isso reforça um dos lemas da AMF: aqui ensina aquele que é, sabe e faz.  Além disso, contamos com algo que é tão gratificante quanto o reconhecimento ministerial: os pais dos nossos alunos e a comunidade demonstram, frequentemente, o carinho e a confiança na AMF, e isso nos alegra, responsabiliza e impulsiona a fazer cada vez mais!

2.    Projetos de Extensão e oportunidades acadêmicas
Aqui, são realizados diversos projetos de extensão que complementam a formação dos alunos e permitem o desenvolvimento de competências indispensáveis para a atuação acadêmica e profissional. São projetos de formação empreendedora, línguas estrangeiras, comunicação, escrita, esporte, cultura e tecnologia, funcionando regularmente e de maneira integrada ao calendário letivo da AMF. Também existe a possibilidade e a liberdade para que alunos proponham e iniciem novos projetos, incentivando autonomia, proatividade e empreendedorismo no corpo discente. 

3.    Campus Recanto Maestro
O Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro é o local onde a AMF está localizada e, por isso, funciona como campus da nossa instituição. Isso nos orgulha muito, pois o Recanto Maestro é um local que, desde sua criação, em 1988 pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti, também patrono da AMF, é pautado pela formação de pessoas, ou seja, é um local que caminha junto com a AMF no objetivo de desenvolver o melhor do ser humano!

4.    Estrutura Completa
Outro ponto de destaque da AMF é a estrutura, também agraciada com nota máximo pelo MEC. Com dois prédios e o terceiro já em construção, os alunos dispõem de salas de aula espaçosas, confortáveis e climatizadas; auditórios e mini-auditórios para realização de eventos científicos e culturais, aula magna e palestras; uma biblioteca com acervo rico e variado; centro esportivo com estrutura completa e suporte técnico para a prática esportiva; opões de moradia; e incubadora, para auxiliar os alunos que querem empreender desde cedo!

5.    Parcerias internacionais e intercâmbios
Além do reconhecimento nacional, a AMF conta com reconhecimento e parcerias internacionais. Além de trabalhar auxiliando no alcance dos objetivos de projetos da ONU e da UNESCO, a AMF possui convênio com cinco instituições fora do Brasil: a Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia; a Università per Stranieri di Perugia, na cidade de Perugia, Itália; a Università degli Studi di Torino, em Torino, também na Itália; o Centro de Língua Italiana Calvino, em Florença, ainda na Itália; e a Regent School, em Londres, capital da Inglaterra. Hoje, é de suma importância para um jovem realizar parte da sua formação no exterior: além do efeito curricular, a experiência de imergir em outro país – com todas as especificidades culturais, linguísticas e populacionais – refresca a mente do jovem e permite o surgimento de tantas novas ideias.

6.    Formação individuada
É muito comum que as instituições de ensino apresentem a sua formação como sendo diferenciada. Mas quantas explicam e dão a evidência disso? Aqui na AMF, o maior diferencial se dá pelo complemento da formação humana à formação técnica. Cada pessoa é de uma forma, com suas peculiaridades, aptidões e potenciais, e o nosso objetivo é permitir que o aluno se desenvolve em base a esse potencial que já é seu por natureza. É uma proposta de formação individuada e criativa, que acontece na medida de cada aluno, em um belo processo de autoconhecimento, descobrindo e utilizando o que há de melhor em cada um!

7.    Atendimento diferenciado
Outro diferencial que está intimamente relacionado com essa proposta de ensino individuada e humanista é o modo como o aluno é atendido. Já de início, é possível perceber que, diferente de muitos lugares, os alunos aqui não são “número”: são entendidos como pessoas, com força de vontade, motivação e potencial para alcançar objetivos. A gestão da faculdade está disponível todos os dias e, de diversas formas, o aluno pode dialogar, apontando pontos de melhoria ou mesmo reforçando algo que está caminho na direção correta. Da mesma forma, o corpo técnico, por entender a proposta e, primordialmente, por trabalhar com alegria, vontade e com o mesmo ideal que a instituição carrega, tratam cada aluno e visitante com atenção e empatia, buscando solucionar o a demanda da melhor maneira possível.

As transferências externas para o primeiro
semestre letivo de 2018 estão abertas!

Clique aqui para fazer a sua inscrição. Aproveite essa oportunidade de começar 2018 ingressando em uma instituição que ensina você a desenvolver o seu melhor!
Venha fazer da AMF o seu novo mundo!

  • quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Um grande futuro para o seu filho!

Um grande futuro para o seu filho!

Caros Jovens e Queridos Pais!

Seu filho ou sua filha cresceu e encontra-se no momento de escolher uma profissão e decidir o que cursar na universidade? Sabemos o quanto cada pai e cada mãe desejam o melhor para o seu filho, que sejam homens e mulheres de valor, felizes, com uma vida digna, com um belo trabalho, pessoas realizadas e com um grande futuro!

É por isso que a AMF sabe que educação de valor começa em casa, com o belo percurso de formação já construído por vocês, e pode continuar aqui conosco, na Faculdade, de modo que possamos trabalhar juntos ajudando a construir grandes pessoas e grandes profissionais que os novos tempos e que a nossa sociedade requer!

A AMF é uma faculdade diferenciada, sabe por que? Porque tem a preocupação e o compromisso de formar um ótimo profissional com conhecimento técnico, mas junto disto, quer e busca formar de modo integral e completo a pessoa! São as pessoas que fazem a diferença, que fazem acontecer os projetos e o trabalho e que melhoram a sociedade, pois para realizar uma sociedade ótima é preciso ter indivíduos ótimos!

Há 10 anos a AMF cresce de modo contínuo e sólido para ser uma instituição de ensino superior que forma com êxito as inteligências de nossos jovens! Durante este período já graduou mais de 150 alunos nos Cursos de Administração e Sistemas de Informação e Direito. Alunos estes que hoje são profissionais reconhecidos em seus locais de trabalho, residem e atuam em várias cidades do Rio Grande do Sul, incluindo cidades da Serra Gaúcha e Porto Alegre, cidades de Santa Catarina, em Curitiba, São Paulo e até no Canadá.

Mas um dos pontos fundamentais são os jovens e adultos profissionais formados pela AMF que estão fazendo a diferença na atuação profissional nos municípios de nossa Região! Em cada uma das cidades da Quarta Colônia já temos jovens formados pela AMF, atuando no desenvolvimento e crescimento do nosso lugar, melhorando a nossa terra! Este é um grande ponto de orgulho para nós! E temos certeza de que para vocês, Senhores Pais, também o é!

Quando vemos o brilho nos olhos desses jovens, ávidos por serem melhores, obterem resultados de seu trabalho, construírem um espaço e uma vida melhor para si próprios, para suas famílias e as futuras gerações, isto nos enche de alegria! E é, de fato, por estes motivos que a AMF existe! Para ajudarmos a formar o homem pessoa na função social! Formando para Ser, Saber e Fazer!

Confira os depoimentos de alguns Pais sobre a formação da AMF:


Daiane Raminelli
Mãe da aluna Sabrina Raminelli Hall, Ibarama - RS

Para nós, pais, é um grande privilégio ver nossa filha em uma instituição tão humanista. Nesta faculdade, ela está tendo oportunidades que em outras faculdades seriam inimagináveis e é com muito orgulho que podemos falar da AMF, onde somos tratados com devida importância e também por fazer parte da caminhada acadêmica de nossa filha. Com toda a certeza: foi a melhor escolha que ela poderia ter feito.


Volmir Biazi
Pai da aluna Ingrid Biazi, Jaguari - RS

Sempre foi meu sonho que minha filha estudasse nessa faculdade, pelo que eu ouvia falar, que eram só elogios, portanto, esse sonho se realizou e eu estou maravilhado com as oportunidades que ela está tendo aqui. Com um estudo maravilhoso e um ótimo trabalho, com viagens, enfim, com tudo mesmo. Feliz de quem tiver a oportunidade de estudar nesta ótima faculdade... Obrigado, AMF


Maristela Vieira
Mãe da aluna Eloisa Vieira, São João do Polêsine – RS

Só tenho a agradecer pelas oportunidades que foram dadas a minha filha e a outros alunos da AMF, pois proporcionam para eles trabalho e educação, que tem como objetivo formar pessoas melhores para o futuro e serem grandes exemplos, digo isso porque vejo de perto a evolução desses jovens.


Fabiana Fátima Melo
Mãe da aluna Eluane Melo, Jacuizinho - RS

 A educação na AMF é muito boa e os alunos são muito bem acolhidos, além de terem várias oportunidades. É um lugar onde acreditam no potencial de cada aluno, com uma formação completa, tanto pessoal quanto profissional, e falo por experiência, pois acompanho o dia a dia e as mudanças na minha filha. Vejo na AMF um local de responsabilidade, no qual confio e acredito que minha filha terá a melhor formação possível.

  • quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
AMF: Há 10 anos, formando para Ser, Saber e Fazer

AMF: Há 10 anos, formando para Ser, Saber e Fazer

O que move as pessoas na realização de seus objetivos e sonhos? Normalmente, as motivações de cada um são específicas, mas, de maneira geral, podemos sintetizar todas estas em uma coisa: ideal. Buscamos o máximo em cada ação, a dedicação nas tarefas e o melhor desempenho possível a cada dia pelo ideal de atingir o pleno naquilo que nos propomos a fazer. É assim com todos nós!

A AMF, por ser uma escola viva, tem o seu mover-se fundamentado também em um ideal, assim como todas as pessoas que constroem este projeto! Desde a sua fundação, a AMF se permeia no ideal de formação individuada do homem, desenvolvendo cada aluno de acordo com as próprias potencialidades – e esse caráter de personalidade é justamente o nosso grande diferencial. Além disso, também a formação técnica oferecida aqui não se encontra em outras instituições de ensino pois falta o tipo de professor, a mentalidade, o tipo de serviço e de psicologia que faz desenvolvimento integral, em uma proposta que preza prioritariamente pela pessoa.

E o local escolhido para que esse ideal se transformasse em algo concreto, começando a transformar também a vida das pessoas, foi a Quarta Colônia. A AMF nasce nesse contexto ambiental por escolha do Acad. Prof. Antonio Meneghetti, que percebeu neste lugar força e a inteligência, elementos também presentes no seu povo. Aqui, a AMF trabalha constantemente para formar os novos capazes de atuação transformadora no Brasil e no mundo!

A AMF completou, nesse ano, 10 anos, na Sede da Unesco, em Paris. Essa é uma marca que muito nos orgulha: é uma evidencia de que temos resultado e, ao mesmo tempo, é ainda mais responsabilizante, pois devemos continuar trabalhando para expandir e evoluir cada vez mais essa realidade. Produzindo ciência, filosofia e cultura, a AMF é o ressurgir do humanismo para o Brasil e para o mundo!

  • quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Uma formação completa: conheça nossos cursos!

Uma formação completa: conheça nossos cursos!

Em um mundo cada vez mais globalizado, os jovens devem buscar uma formação completa, no sentido de abranger conhecimentos diversos e alcançar um desenvolvimento em múltiplas competências e habilidades. Por essa razão, uma proposta de formação integral representa um fator de distinção na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Esse mercado de trabalho é amplo e oferece um sem-fim de possibilidades para um jovem recém-formado. Como, então, definir o ramo e o ofício de atuação profissional? Vamos ver algumas das possibilidades de profissão para os formandos nos cinco cursos de graduação da AMF!

 

Bacharelado em Ontopsicologia
Sendo uma ciência interdisciplinar, a Ontopsicologia pode ser aplicada em qualquer campo no qual o homem atue, sendo uma importante ferramenta para diferenciar o profissional. Ao se formar, o egresso poderá atuar como consultor individual, de grupo ou empresarial, sendo capaz de individuar as causas e, a partir disto, variar os efeitos de acordo com o que é funcional para o cliente. A carreira acadêmica também é uma grande estrada para o bacharel em Ontopsicologia: ele pode atuar como professor ou como pesquisador, desenvolvendo e difundindo esse novo conhecimento. Além disso, o aluno pode fazer, em paralelo ou após a conclusão do curso, uma segunda graduação, pois, como a Ontopsicologia é interdisciplinar e tem diversas áreas de aplicação, pode-se também utilizar esse conhecimento como um grande elemento de distinção para entrar como protagonista no mercado de trabalho.

Bacharelado em Administração
Este de Administração é o curso para aquelas pessoas que gostam de resolver problemas, que gostam de tomar a frente nas situações e procurar a solução! Quem se forma em Administração torna-se capacitado a conectar conhecimentos e ferramentas técnicas, pessoas de apoio e meios para atingir um determinado objetivo, normalmente na área de gestão. O egresso pode abrir o seu próprio negócio; atuar como executivo em uma empresa ou ser gestor de projetos. Também são áreas específicas o setor de marketing e vendas ou de Recursos Humanos (RH) de um negócio e a consultoria empresarial. Em uma visão mais geral, assim como ocorre no curso de Ontopsicologia, os conhecimentos adquiridos na Administração podem ser facilmente aplicados em diversas outras áreas de atuação, pois as competências relacionadas à gestão, finanças, planejamento estratégico e recursos humanos, por exemplo, são de grande utilidade em áreas como a agricultura, administração pública e gestão de consultórios privados.

Bacharelado em Sistemas de Informação
Sistemas de Informação: o curso de Sistemas de Informação está diretamente relacionado com a tecnologia que, enquanto área de atuação, está sempre em crescimento! É uma área que sempre demanda profissionais e, por isso, o curso constitui uma grande oportunidade para os jovens que se interessa pelo desenvolvimento tecnológico. Os egressos que gostam da parte puramente mais técnica podem atuar como desenvolvedor de software, programador e desenvolvedor de jogos eletrônicos, por exemplo, mas também existem carreiras como gestor de projetos, designer ou mesmo consultor na área da Tecnologia da Informação (TI).

Bacharelado em Direito
O estudo do Direito está, de uma forma ou de outra, relacionado com as outras áreas de atuação, afinal, a legislação é uma das formas que regulam a nossa sociedade. O curso de Direito também é um dos cursos entendidos como tradicionais (juntamente com a Medicina e a Engenharia) e, profissionalmente, é comum dizer que é um curso que “abre um grande leque para o estudante”. Isso é de fato verdade, mas cabe ao aluno se experimentar durante o curso para validar qual dessas muitas opções é aquela que mais se relaciona com as suas potencialidades! O egresso pode atuar na área privada, como advogado, consultor jurídico e professor ou pode, por meio dos concursos públicos, fazer carreira na Magistratura, como Juiz; pode ser Procurador, atuando como membro do Ministério Público; pode combinar o saber legal com a diplomacia e os conhecimentos jurídicos para se tornar diplomata; ou mesmo, caso tenha inclinação para a área criminal, vir a ser delegado.

Licenciatura em Pedagogia
A Pedagogia, diferente do que a maioria das outras pessoas pensam, tem uma aplicação muito mais ampla do que simplesmente na educação básica: é a ciência que fornece as premissas para a formação de pessoas, em senso geral! A pessoa que escolhe esse curso pode atuar em diversas áreas que lidem diretamente com o ser humano e com o seu desenvolvimento, pois o curso de Pedagogia capacita o indivíduo a formar as outras pessoas a partir do melhor de cada um. Por tudo isto, a Pedagogia, além do ofício de professor, permite ao egresso atuar em empresas, ser um assessor na área da educação ou mesmo trabalhar no setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa.

  • segunda-feira, 20 de novembro de 2017
AMF, a Faculdade da Quarta Colônia

AMF, a Faculdade da Quarta Colônia

Durante a nossa vida, fazemos escolhas em todos os momentos, das menores, como o que vamos comer no almoço, até as grandes decisões que tomamos. Uma das grandes escolhas que fazemos é a da profissão e do curso superior, e sabemos que, nesse momento, os objetivos dos jovens e dos pais são semelhantes: optar por um bom centro de formação e por um trabalho que faça do jovem uma pessoa realizada, feliz, digna, com um grande futuro.

A AMF, por isso, sabe que uma formação de valor começa em casa, no seio da família, com as lições de vida passadas pelos pais, e pode continuar aqui, na Faculdade da Quarta Colônia, um local que, de modo feliz, sério e com respeito, busca contribuir com a inteligência dos jovens e com o desenvolvimento da região, formando os profissionais que a sociedade necessita e cultivando valores essenciais no crescimento deles.

Sabe qual é o grande diferencial da nossa faculdade? O nosso objetivo e compromisso é o de formar um ótimo técnico, com capacidade de atuação distinta no mercado de trabalho e mentalidade vencedora, mas não apenas isso: aqui, nos pautamos fortemente no desenvolvimento da pessoa! Qualquer contexto profissional demanda pessoas, e são elas que organizam os meios e a tecnologia para que os grandes projetos, que trazem melhorias reais para a sociedade, sejam colocados em prática, pois uma sociedade é sempre formada por indivíduos, então a formação pessoal de cada um é muito importante para que o resultado desejado seja alcançado.

A AMF completa, neste ano, 10 anos de existência! São 10 anos dedicados à formação e ao futuro de milhares de pessoas, pois temos consciência de que nosso aluno tem capacidade de, desde o curso, através da aplicação dos conhecimentos e da atuação profissional, fazer a diferença no seu contexto e, dessa forma, promover o desenvolvimento de todos. Os alunos formados são os exemplos vivos dessa formação, e hoje atuam em diversas cidades do Rio Grande do Sul, mas também em diversos lugares do Brasil, como Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

E, claro, um dos pontos fundamentais e um dos pontos que mais nos orgulha são os jovens e adultos que atuam e fazem a diferença na nossa região! Em cada uma das cidades da Quarta Colônia, já temos jovens atuando no desenvolvimento desse lugar, melhorando a nossa terra! Este é um ponto de orgulho para nós, pois a AMF foi construída aqui, especialmente aqui, porque o Acad. Prof. Antonio Meneghetti viu neste lugar um ponto de humanidade única, um local de força, de trabalho e de inteligência, de pessoas fortes, com potencial, energia, vontade para desenvolver não só a região, mas todo o nosso Brasil!

E essa percepção do patrono da AMF é evidenciada hoje nos nossos alunos: são pessoas de fibra, com brilho nos olhos, que buscam o melhor, que querem trabalhar e se desenvolver, construindo, assim, uma vida melhor para si mesmos, para as suas famílias e para as futuras gerações. Isso nos dá muito orgulho e satisfação e é o maior motivo para que também nós trabalhemos com alegria e vontade, buscando sempre atender às expectativas dos alunos e oferecer de fato o que existe de melhor em qualidade de ensino, formação humanista e desenvolvimento pessoal. Dentro dessa proposta, a AMF trabalha com 6 pilares, para que essa formação possa ser verdadeiramente completa:

O Estudo, para ampliar os conhecimentos e a inteligência, todos os dias, e desenvolver uma atitude de querer sempre saber mais; o Trabalho, bastante incentivado, para que o aluno possa aplicar aquilo que aprende em sala de aula na sua própria atividade profissional, colhendo, de imediato, os frutos do estudo como qualificação profissional e ganho de autonomia; a Ciência, que nos permite desenvolver melhor o próprio percurso acadêmico e profissional, colocando em prática o melhor de cada um de nós; a Disciplina, pois é essencial um estilo de vida que seja de acordo com os nossos objetivos! Além do estudo e do trabalho, é fundamental a atividade esportiva, o convívio social sadio, a disciplina, a organização, o contato com natureza e arte e cuidado com o nosso próprio ambiente; a Internacionalidade, para aprender novos idiomas, realizar uma viagem, conhecer outros países e novas pessoas, ver novos modos de fazer, de se relacionar e trazer essas novidades para a nossa região! A AMF oferece cursos de idiomas e parcerias com instituições da Itália, Rússia e Inglaterra, para que o aluno tenha todo o suporte na hora de fazer seu intercâmbio; e a Liderança, um compromisso da AMF e uma missão fundamental no desenvolvimento da nossa região e do Brasil!

  • sexta-feira, 17 de novembro de 2017