Casa do Estudante

A Casa dos Estudantes é uma residência pedagógica e existe para hospedar jovens que buscam começar, por meio do estudo na Antonio Meneghetti Faculdade e do trabalho no Recanto Maestro, as suas vidas.

Desse modo, a Casa oportuniza uma estrutura completa para os alunos de outras cidades que queiram construir sua autonomia, mas possuem algumas dificuldades para iniciar essa nova etapa da vida. A estrutura vem acompanhada por um método pedagógico-educativo, que visa contribuir na formação integral do jovem, levando a ele a responsabilização pelo espaço, bom convívio com os colegas moradores, prática esportiva, trilhas pela mata, grupos de estudos, limpeza e organização das Casas.

Casa do Estudante
Casa do Estudante

Os jovens que residem na Casa dos Estudantes adquirem uma preparação basilar para construir, cada vez mais, suas vidas de modo autônomo. No tempo livre, os moradores podem estudar na biblioteca ou mesmo tirar alguma dúvida com um professor antes da aula iniciar, visto que a Casa dos Estudantes está a menos de um minuto de caminhada até a Faculdade, além de terem seus jardins unificados com as belezas do Campus Recanto Maestro. Ao final, a Casa torna-se uma passagem importante na vida dos jovens, e é capaz de deixar aprendizagens que eles irão levar para toda sua vida com os conhecimentos, habilidades e competências que, aos poucos, são proporcionados e desenvolvidos neste local.

Sra. Marisa recebendo prêmio do III Congresso Internacional de Pedagogia, com os moradores da casa do estudante.

Depoimentos



Relatório Anual
Relatório Anual





Relatório Anual
Relatório Anual





Relatório Anual
Relatório Anual



  • Infraestrutura e Valor
  • Manual do Morador
  • Escola da Vida
  • Síndicos
  • Limpeza

Infraestrutura e Valor

São dois prédios, um feminino e outro masculino, a casa do estudante tem 27 quartos mobiliados, duplo, o quarto vem com duas camas com colchão, roupeiro, mesa de estudos, bidê, banheiro e uma prateleira. O jovem tem a despesa de R$150 mensais pelos benefícios de moradia, luz, água, internet e cozinha. A casa conta com ambientes comunitários como: hall, sala de estudos, cozinha, sala de estar e lavanderia. A segurança é feita através de câmeras e por guardas que ficam nas redondezas da casa o dia todo.

Manual do Morador

Quando vários jovens moram em um mesmo prédio, recém-saídos da casa dos pais, não estão acostumados a ficar sozinhos, e as vezes não sabem o modo de agir, por isso o manual do morador foi pensado, visando a harmonia entre os moradores da Casa do Estudante.


Baixe o Manual aqui

Escola da Vida

O Projeto Escola da Vida tem o objetivo de preparar os alunos ingressantes nos primeiros semestres dos cursos da AMF para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que incentiva o desenvolvimento à excelência de ser pessoa.

Somos jovens sonhadores que moramos no Recanto Maestro e que recém ingressamos nos cursos de Graduação da AMF. Agora estamos descobrindo os grandes desafios e dificuldades de começar a vida de modo autônomo para podermos nos sustentar. Sabemos que temos muito potencial, mas entendemos que primeiro ele precisa ser descoberto e aperfeiçoado. A regra é usar ao máximo os conhecimentos transmitidos pelo Projeto para podermos evoluir e nos capacitar de modo sério para a entrada no mundo do trabalho.

As oficinas que recebemos têm o intuito de nos desafiar à ação e a atividades práticas que nos levam à autodescoberta e nos mostram a excelência de ser pessoa. É um ótimo meio de ocupar nossas manhãs de forma útil e funcional, pois aprendemos novas habilidades e técnicas que servirão para que em um futuro próximo sejam a base para atendermos melhor as demandas que surgirem quando iniciamos nosso percurso profissional.

O Projeto nos auxilia para irmos muito além do desenvolvimento técnico. Ele nos provoca à maturidade e uma transformação nos nossos comportamentos frente às adversidades e oportunidades que surgirão em nossas trajetórias pessoais e profissionais. Com o passar das semanas, vamos nos habituando a essa nova vida: vamos adquirindo responsabilidade e postura, o que nos abre portas no mercado de trabalho. Essas novas oportunidades nos mostram que é hora de deixar o Projeto e encarar novos desafios, fazendo com que o objetivo do Escola da Vida se concretize: mais um jovem disposto a trabalhar e crescer.

Síndicos

Cada casa do estudante contém um síndico, um aluno que viva na casa e que se mostrou responsável suficiente para que lhe fosse concedido esse cargo. Os síndicos tem o dever de trazer a harmonia para a casa do estudante, para que todos os estudantes possam estudar e construir seu futuro com tranquilidade, enquanto vivem no Recanto Maestro. O trabalho do síndico é resolver qualquer possível dificuldade que aconteça na casa em que ele é responsável.

Limpeza

A limpeza e organização dos quartos é responsabilidade total daqueles alunos que moram na Casa. Há um cronograma diário, onde todos os quartos são encarregados pela limpeza de um local em determinado dia da semana.

Há também os mutirões de limpeza, onde uma vez por mês todos os moradores se reúnem, geralmente nos finais de semana, para limparem os ambientes comunitários como: hall, sala de estudos, cozinha, sala de estar, lavanderia, vidros, escadarias, etc.

Fotos