Ontopsicologia AMF
Coordenação Bacharelado em Ontopsicologia
A Essência da Ontopsicologia

“A Ontopsicologia descobriu a lógica simples que a vida usa no interior das próprias individuações.” (Acad. Prof. Antonio Meneghetti)

Vídeo AMF

Ciência Humanista
Contemporânea e Interdisciplinar

A Ontopsicologia é uma ciência de vanguarda que estuda o homem de forma integral. Ou seja, estuda em seus aspectos existências, psicológicos, biológicos, sociais, de inteligência, na produção de seu trabalho e no desenvolvimento econômico. É a ciência da autorrealização e da criatividade. O Bacharel em Ontopsicologia é um profissional que a nossa sociedade contemporânea requer e também um profissional do futuro, com uma formação versátil na compreensão do ser humano.

A Ontopsicologia é utilizada, sobretudo, na área de consultoria empresarial-estratégica, nas áreas de gestão e na formação de lideranças. Pode ser aplicada às mais diversas áreas do saber humano, como na área econômica, sociológica, filosófica, administrativa, jurídica, artística, pedagógica, permitindo ao egresso um arco variado de atuação.

Onde você poderá trabalhar?

Empresas, organizações, escolas privadas e públicas, universidades e faculdades, ONGs, instituições privadas e públicas, centros de qualificação profissional, escritórios de consultoria e em seu próprio negócio.

Bacharelado em Ontopsicologia na AMF: nota 5 no MEC!
Ícone Aula

Modalidade

Presencial
ìcone Formação

Tipo de Curso

Bacharelado
Ícone Livro

Duração

4 anos e meio
Ícone Estrela

Nota

5 MEC
Nexo Ontológico

O Bacharelado em Ontopsicologia tem como objetivo formar o “técnico capaz de operar o nexo ontológico”.

Vídeo AMF
  • Ementas
  • Perfil do Egresso
  • Matriz Curricular
  • Professores
  • Ciência Ontopsicológica
  • Estrutura
  • Moradias

Ementas

  • Conhecimentos filosóficos elementares;
  • As bases do pensamento ocidental;
  • O modo de vida grego e o nascimento da filosofia;
  • Ontologia e Metafísica;
  • Lógica ou Crítica;
  • Ética;
  • Estética;
  • Epistemologia;
  • Pensamento filosófico, psicológico e religioso: a filosofia no Período Romano;
  • A Idade Média;
  • O Período Moderno e a era Contemporânea.
  • Fundamentos das línguas clássicas;
  • Fundamentos de filologia;
  • Análise filológica de textos;
  • O problema da lógica;
  • Gramática;
  • Análise lógica da oração;
  • A língua em sociedade;
  • Linguagem e pensamento;
  • A Filologia e a Linguística no Brasil;
  • Vertentes atuais dos estudos linguísticos;
  • Etimologia;
  • Bases elementares de língua grega e bases elementares de língua latina.
  • Bases elementares da Língua Italiana
  • Filosofia e ciência (ciências naturais e ciências humanas);
  • Conceitos de ciência;
  • A gênese das ciências;
  • Definição de Epistemologia;
  • Concepções de conhecimento científico;
  • Filosofia Pré-Socrática: Parmênides, Pitágoras, Heráclito, Anaxágoras, Protágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles;
  • Filosofia na Idade Média: Patrística e Escolástica: Agostinho, Tomás de Aquino;
  • Filosofia franciscana: John Duns Scotus, Guilherme de Ockhman;
  • Humanismo e Renascimento: Leonardo Da Vinci, Marsílio Ficino, Giovanni Pico della Mirandola, Giordano Bruno;
  • Paradigma Humanista e Ontopsicologia: Humanismo Ontológico;
  • Humanismo e Ontopsicologia;
  • Ontologia e Humanismo Futuro;
  • Os 4 valores do Humanismo;
  • Decorrências do Humanismo Histórico e do Humanismo Perene para a visão de homem na Ciência Ontopsicológica.
  • Quem é o jovem;
  • O problema do jovem na sociedade contemporânea;
  • Autonomia(s) (autonomia psicológica, legal, econômica e social) e autossustento;
  • O sentido fundamental da vida. Base econômica;
  • Técnica de Personalidade;
  • O instinto de conservação;
  • Os sete pontos do crescimento;
  • O mundo do trabalho;
  • Carreira;
  • Miricismo cotidiano e estilo de vida.
  • O raciocínio e o silogismo: as regras do silogismo correto;
  • O juízo quando se expressa em proposição;
  • Como se converte o juízo;
  • Quando os juízos são contraditórios e contrários;
  • As três passagens na formação científica: intelecto, consciência e razão;
  • Os princípios da demonstração. Estados mentais e causas do erro;
  • O significado da ciência-logística.
  • Atividades de Iniciação Científica;
  • Como estudar;
  • Leitura de textos filosóficos e científicos;
  • Primeiros conhecimentos de pesquisa científica e metodologia da pesquisa científica;
  • Formalização escrita da Pequena Tese I – Intelligentis Opus.
  • A arte como retrato da realidade social;
  • O percurso histórico da arte;
  • A psicologia dos povos e as manifestações artísticas;
  • As ideias que deram vida aos principais movimentos artísticos como expressões culturais de suas épocas;
  • Relação entre cultura e civilização. O mito como imagem;
  • O modo grego e o modo romano;
  • A visão bizantina;
  • O pensamento artístico na idade média.
  • Iluminismo e Idade Moderna;
  • A revolução copernicana
  • Iluminismo e positivismo;
  • O método científico modernidade, conhecimento científico e verdade;
  • empirismo, objetivismo, indução e modelo clássico de ciência;
  • Revolução científica: Galileu Galilei;
  • René Descartes, John Locke, George Berkeley, Giambatista Vico;
  • Iluminismo: David Hume, Immanuel Kant, Georg Hegel, Soren Kierkegaard, Karl Marx;
  • Positivismo: Auguste Comte, John Stuart Mill, Friedrich Nietzsche, Giovani Gentile;
  • O nascimento das ciências humanas;
  • Os relativismos do séc. XX – Popper e Kuhn – dedução e paradigma;
  • A historicidade do conhecimento;
  • As epistemologias contemporâneas e o problema da complexidade: rumo a um pensamento pós-moderno?;
  • Ideias elementares de Psicanálise e Psicologia Humanista-Existencial (Sigmund Freud; Carl Gustav Jung; Carl Rogers; Abraham Maslow; Alfred Adler).
  • Elementos de biologia celular, anatomia, fisiologia e neurologia;
  • O cérebro crânico e o viscerotônico;
  • Organização de computadores: memórias, unidade central de processamento, unidades de entrada e de saída;
  • O processo perceptivo-cognitivo humano e as especificidades das contribuições ontopsicológicas;
  • Percepção organísmica;
  • A relação entre os instintos e a inteligência;
  • Realidade molecular e formas de união corpuscular do ondulatório orgânico.
  • Gestão do tempo, tempo livre, energia e ambiente pessoal;
  • Autóctise histórica, Ambição e Competência Competitiva;
  • Saber ler a própria posição profissional (introdução à competência = o que sei fazer);
  • Entrevista de emprego e colóquio de trabalho;
  • Comunicação (telefônica, escrita, digital) e etiqueta profissional;
  • Fisiognômica no ambiente de trabalho;
  • Pessoas de Apoio;
  • Os oito pontos para a escolha dos colaboradores;
  • Os três fatores que constituem o ponto crítico de todos os jovens empresários;
  • Quando o colaborador acredita ser superior ao líder;
  • Como estudar (gestão do conhecimento acadêmico);
  • Reforço da Técnica de Personalidade;
  • Saber usar empresa e patrão;
  • Saber amar o próprio jogo.
  • A origem da sociabilidade: o instinto social;
  • O indivíduo e a sociedade;
  • As fontes de análise sobre justiça social;
  • Sistemas políticos e constituições;
  • O real significado da democracia;
  • A origem da socialidade;
  • O estado democrático;
  • Hipótese para uma nova sociedade;
  • Sociedade: razão ou opinião?;
  • O líder político e seu papel como operador de vida;
  • Direito e funcionalidade;
  • Direitos e deveres humanos;
  • Inclusão social e cidadania;
  • Relações étnico-raciais e valorização da diversidade étnica.
  • Atividades de Iniciação Científica;
  • Tipos de Pesquisa;
  • Como escrever resumo, introdução, fundamentação teórica, discussão e resultados, considerações finais, referências;
  • Formalização escrita da Pequena Tese II – Intelligentis Opus.
  • A descoberta e a experiência operativa do Campo Semântico;
  • Campo semântico na concepção ontopsicológica;
  • Modos, tipos e fases de formalização e percepção do campo semântico;
  • A transdução informática;
  • Campo semântico como conhecimento e o campo semântico como reforço ao critério científico;
  • Campo semântico e removido; campo semântico e estereótipos;
  • A fenomenologia do campo semântico: campo semântico na realidade cotidiana.
  • Estrutura Científica (Ideografia) da Ontopsicologia;
  • Exatidão do pesquisador para o exercício científico;
  • A estrutura da personalidade na ótica ontopsicológica e a teoria ontopsicológica da personalidade;
  • Método Ontopsicológico (Método Bilógico. A relação entre: Lógica racional: indução; dedução;
  • Lógica intuitiva: intuição;
  • Princípios complementares: campo semântico, Em Si ôntico, monitor de deflexão e o uso contemporâneo/análise cruzada das três descobertas da Ontopsicologia. As seis linguagens diagnósticas);
  • Cases e exemplos práticos de uso do Método Ontopsicológico na consultoria de autenticação e na consultoria empresarial.
  • Evolução das teorias do pensamento econômico;
  • Estudo comparado das principais concepções teóricas sobre desenvolvimento econômico;
  • O desenvolvimento econômico na América Latina, a CEPAL;
  • Desenvolvimento econômico brasileiro;
  • Teoria neoclássica e crescimento endógeno;
  • Estado desenvolvimentista;
  • Abordagens recentes de desenvolvimento econômico e abordagem humanista.
  • O problema crítico do conhecimento (em Sócrates, Kant, Vygotski, Heisenberg e Husserl) e a Ontopsicologia;
  • Da crise das ciências contemporâneas à proposta ontopsicológica – crise dos fundamentos e problematização dos saberes;
  • Fenomenologia e Edmund Husserl, o mundo-da-vida;
  • Os pressupostos da Física Quântica de Heisenberg e Bohr (Relações de Incerteza e Princípio de Indeterminação);
  • A resposta e a proposta da Ontopsicologia à crise das ciências apontada por Edmund Husserl;
  • A integração do saber científico e a Ontopsicologia.
  • Critérios do proceder científico: convencional e de natureza;
  • O critério epistêmico. O que é o Em Si ôntico;
  • As características do Em Si ôntico;
  • A intencionalidade de natureza;
  • O papel da existência: da intencionalidade de natureza à informação histórica.
  • Pesquisa científica;
  • Formalização do Projeto de Pesquisa Científica;
  • Tipos de Pesquisa;
  • Como escrever resumo, introdução, fundamentação teórica, discussão e resultados, considerações finais, referências;
  • Formalização escrita da Pequena Tese III – Intelligentis Opus.
  • O renascimento econômico-científico;
  • O nascimento das belas artes;
  • O modelo islâmico;
  • Os conceitos de manifestação artística moderna e contemporânea e suas expressões culturais;
  • A relação entre arte e estética e os valores da sociedade;
  • A sanidade na arte;
  • Criatividade;
  • O resgate da literatura clássica internacional, da arte, da moda, a função da música e poesia, OntoArte, estética, o ambiente, e suas contribuições na formação do homem operador no contexto social.
  • Percepção e conhecimento;
  • Processo perceptivo cognitivo humano;
  • Monitor de reflexão e de deflexão;
  • Informação ôntica e informação memética;
  • Estrutura da personalidade;
  • Deflexão da informação;
  • Da díade ao nascimento do Eu.
  • Visões de desenvolvimento de carreira e como a Ontopsicologia compreende e trabalha com o desenvolvimento de carreira;
  • Formação e atualização continuada (life long learning);
  • Planejamento, gestão e desenvolvimento de carreira;
  • Psicologia da Genitura;
  • Aspectos do desenvolvimento pessoal e profissional do Bacharel em Ontopsicologia (estilo de vida; estudo; formação acadêmica e científica; impostação profissional; formação e experiências internacionais);
  • Importância da revisão crítica de consciência do profissional formado no conhecimento ontopsicológico;
  • Atividades práticas (uma entrevista individual e uma prova oral - conhecimentos substanciais para realizar, posteriormente como profissional, atividade de consultoria bem sucedida; aplicação do Teste Forma Mentis; T6D; cinelogias; imagogias);
  • A relação homem e ambiente;
  • Aspectos históricos e conceituais do desenvolvimento sustentável;
  • O papel das Nações Unidas no desenvolvimento sustentável;
  • Mitos e realidades. Economia verde e gestão ambiental;
  • Responsabilidade Social Corporativa;
  • Pilares da Sustentabilidade;
  • O papel do humano no e para o desenvolvimento sustentável;
  • Sustentabilidade, complexidade e crises planetárias;
  • Metodologias para a promoção do desenvolvimento sustentável;
  • Iniciativas regionais, nacionais e internacionais.
  • Informação e realidade molecular e formas de assemblagem do corpuscular ondulatório ao orgânico;
  • A intencionalidade como processo informacional;
  • O universo informacional;
  • Ontologia da fisicidade;
  • A reversibilidade entre energia e imagem;
  • Ontologia da percepção: da percepção à ontologia;
  • O Em Si ôntico como informação elementar;
  • Conformidade semântica no operador de ciência
  • O removido;
  • Da informação ao nexo ontológico
  • Metafísica da física;
  • O nexo ontológico e as ciências contemporâneas.
  • Pesquisa científica;
  • Formalização do Projeto de Pesquisa Científica;
  • Tipos de Pesquisa;
  • Como escrever resumo, introdução, fundamentação teórica, discussão e resultados, considerações finais, referências;
  • Formalização escrita da Pequena Tese IV – Intelligentis Opus.
  • Técnicas e metodologia de pesquisa;
  • Pressupostos teórico-práticos de trabalhos científicos;
  • As diferentes fases da prática da pesquisa científica (projeto, execução e relatórios);
  • Abordagens operacionais essenciais do desenvolvimento de arranjos metodológicos coerentes e adequados aos fins acadêmicos e profissionais fundamentais;
  • Pesquisa e escrita da Pequena Tese V
  • História das concepções de Ontologia e Metafísica: da Antiguidade aos nossos dias;
  • Introdução à Racionalidade Ontológica;
  • Fundamentos conceituais da Ontologia;
  • Fundamentos conceituais da Lógica;
  • Fundamentos conceituais da Ética;
  • Faculdades da alma: intelecto e vontade;
  • O conhecimento ontológico.
  • Instrumentos de análise utilizados pela metodologia ontopsicológica;
  • Anamnese linguística e biografia histórica;
  • Análise do sintoma ou problema;
  • Fisiognômica-cinésica-proxêmica;
  • Análise onírica;
  • Análise semântica;
  • Resultado.
  • Contabilidade - Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral, a classificação do patrimônio, a introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos;
  • Escrituração contábil;
  • Operações com mercadorias;
  • Balancetes;
  • Apuração do resultado.
  • Introdução aos Sistemas de Informação - Evolução e importância da Informática. Áreas de pesquisa em Sistemas de Informação;
  • Terminologia Básica;
  • Hardware;
  • Software;
  • Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação;
  • As dimensões tecnológica, orga-nizacional e humana dos sistemas de informação;
  • Segurança de dados e equipamentos;
  • Ferramentas para uso do administrador: aplicativos para edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, vídeos institucionais.
  • Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Elaboração da monografia/Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
  • Apresentação escrita e oral do Trabalho de Conclusão de Curso.
  • Instrumentos de intervenção utilizados pela metodologia ontopsicológica;
  • Psicoterapia individual e de grupo;
  • Consultoria de autenticação;
  • Consultoria empresarial;
  • Cinelogia;
  • Psicotea;
  • Melolística, melodance e hidromúsica;
  • Residence;
  • Relação dos instrumentos de análise e de intervenção da metodologia ontopsicológica e a gestão do conhecimento.
  • Noções de Ontopsicologia aplicada à Psicossomática, à pedagogia, à psicologia do líder, à OntoArte, à estética, à ética, ao Direito, à metafísica.
  • Introdução à Ciência do Direito - Aproximar o estudante com os conceitos fundamentais para a compreensão e a aplicação do direito positivo, tratando dos conceitos básicos do direito, tais como norma, princípio, ilícito, sanção, competência, poder discricionário, analogia, lacuna, lei, jurisprudência, doutrina, vigência, direito subjetivo, direito fundamental, sujeito de direito, ato jurídico, direito público, direito privado, justiça, jusnaturalismo, positivismo, eficácia do direito.
  • Gestão de Pessoas - Contexto histórico da administração de RH, a interação entre pessoas e organizações, sistema de administração de RH, recrutamento e seleção de pessoal, aplicação de RH, desenho de cargos, descrição e análise de cargos, sistema de administração de RH e avaliação de desempenho.

Perfil do Egresso

A AMF constata em sua atuação que a formação intelectual, filosófica, econômica, social, técnica, prática, adicionada à metodologia ontopsicológica na formação do egresso, é indispensável e propedêutica para atingir a mentalidade sustentável necessária ao enfrentamento das complexas relações contemporâneas.

A Ontopsicologia é uma ciência epistêmica e interdisciplinar utilizada, sobretudo, na área de consultoria empresarial-estratégica e na formação de liderança. Enquanto conhecimento ontológico, a Ontopsicologia pode ser aplicada às mais diversas áreas do saber humano, sobretudo na área econômica, sociológica, filosófica, administrativa, jurídica, artística, pedagógica.

O Bacharel em Ontopsicologia terá sensibilidade e competência técnica de análise, observação e investigação acerca da realidade onde está agindo, uma união entre maturidade interior e prática do operador social. O concluinte é dotado de uma capacidade superior de serviço e técnica, além de uma logística de pensamento sócio-filosófica assentada no critério elementar do humanismo perene. Isto é, terá a técnica de verificação do nexo ontológico em qualquer situação. Estará apto a fazer uma análise com postura profissional, promovendo as transformações necessárias e com pró-atividade empreendedora. Conforme a representação gráfica do perfil de formação, o Bacharelado em Ontopsicologia proporciona ao egresso a capacidade e as competências (conhecimento, habilidades, atitudes) necessárias à formação da racionalidade capaz de atuar responsável e eticamente na sociedade e nas organizações.

O egresso estará capacitado para:

A) Competências e habilidades gerais

  • Repensar de forma crítica a sociedade e as organizações, atuando e propondo soluções;
  • Tomar decisões com atitudes proativa e resolutiva;
  • Ser agente e estimulador de inovação;
  • Elaborar projetos interdisciplinares culturais, artísticos, científicos e empresariais;
  • Fomentar a pesquisa científica voltada à inovação sustentável;
  • Atuar na sociedade e no trabalho de modo interdisciplinar e transdisciplinar.

B) Competências e habilidades específicas

  • Verificar o nexo ontológico entre indivíduo e problema, entre sujeito e objeto em qualquer situação;
  • Conhecer e aplicar as descobertas da Ontopsicologia na área de atuação, identificando o nexo ontológico;
  • Compreender as dinâmicas visíveis e invisíveis das organizações, antecipando e atuando nas causas de situações problemáticas, ou seja, atua o up-stream analysis;
  • Discernir o campo específico de atuação profissional a partir da compreensão da própria vocação.

C) Competências valorativas e compromissos éticos

  • Ter atitude ao trabalho com mentalidade empreendedora promovendo responsabilidade e reciprocidade;
  • Relacionar-se multiculturalmente com distinção, devido à vivência contínua internacional oportunizada;
  • Desenvolver o espírito crítico e a disseminação de valores vinculados à ética, à cidadania, aos direitos e deveres humanos e à sustentabilidade;
  • Promover o desenvolvimento do espírito de responsabilidade, de cooperação e de liderança, integrada em uma visão de princípios humanistas;
  • Compreender e atuar a sustentabilidade integral (individual, social, econômica, política, cultural, tecnológica, ambiental e territorial);
  • Atuar localmente com visão global.

Matriz Curricular

Faça o download:

Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia

Curso Autorizado pela Portaria nº 563/2014, de 30/09/2014, publicada em D.O.U. em 01/10/2014.
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia: Profª Drª. Patrícia Wazlawick
Curso Nota (Conceito): Nota 5 no MEC.

Professores

Patrícia Wazlawick

Patrícia Wazlawick

  • Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia;
  • Doutora em Psicologia, UFSC
  • Mestre em Psicologia, UFPR
  • Especialista em Psicologia, com abordagem em Ontopsicologia, pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico, AMF
  • Graduada em Musicoterapia, FAP-PR
  • Gestora Administrativo-Financeira AMF

Acesse o Lattes de Patrícia Wazlawick

Adriane Mendes

Adriane Mendes

  • Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC);
  • Especialista em Ontopsicologia pela UniCEUB;
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Graduada em Farmácia e Bioquímica pela UFSC e em Psicologia pela Unisul.

Acesse o Lattes de Adriane Mendes

Alécio Vidor

Alécio Vidor

  • Doutor em Filosofia, Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, Roma
  • Mestre em Filosofia, Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, Roma
  • Especialista em Psicoterapia, Associação Internacional de Ontopsicologia, Roma
  • Especialista em Pedagogia, UPF
  • Graduado em Filosofia, UPF
  • Graduado em Ontopsicologia, Associação Internacional de Ontopsicologia
  • Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicologia, complexo, inconsciente e imagem

Acesse o Lattes de Alécio Vidor

Ana Marli Bulegon

Ana Marli Bulegon

  • Doutora em Informática na Educação, UFRGS
  • Mestre em Ensino de Física, UNIFRA
  • Especialista em Ensino de Matemática, UNIFRA
  • Cursando Especialização em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico, AMF
  • Graduada em Matemática Licenciatura Plena, UNIFRA
  • Experiência docente

Acesse o Lattes de Ana Marli Bulegon

Ana Petry

Ana Petry

  • Graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo
  • Especialização em Ontopsicologia pelo Centro de Estudos Universitários de Brasília Especialização em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia)
  • Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Dirige a Profilo d'Azione, atuando em consultoria empresarial, coaching para empresários e executivos e formação de líderes.
  • Atua em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Acesse o Lattes de Ana Petry

Annalisa Cangelosi

Annalisa Cangelosi

  • Doutora em Pedagogia Experimental (Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, Roma-Itália);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Diploma em Educação Física e Bacharelado em Ciências Motoras (Istituto Universitario di Scienze Motorie “Foro Italico”, Roma-Itália);
  • Docente nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da AMF;
  • Formadora em Ontopsicologia para estudantes e profissionais em instituições internacionais públicas e privadas.

Acesse o Lattes de Annalisa Cangelosi

Armando João Dalla Costa

Armando João Dalla Costa

Professor Convidado

  • Doutor em História Econômica pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle)
  • Pós-Doutor em Economia pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens, França.
  • Mestre em História Econômica (UFPR).Licenciado em Filosofia (UniFai, São Paulo).
  • Pesquisa em Economia, com destaque para microeconomia, internacionalização e história empresas.
  • Fundador e Líder do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial.
  • Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da UFPR.
  • Coordenador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico (UFPR).
  • Presidente da ABPHE

Acesse o Lattes de Armando João Dalla Costa

Carmen Spanhol

Carmen Spanhol

  • Doutora em Educação - UDELMAR-CL/Revalidação UFSCar-SP
  • Mestre em Psicologia - PUC/RS;
  • Graduada em Psicologia - UPF/RS;
  • Graduada em Psicologia Licenciatura Plena - UPF/RS;
  • Especialista em Psicologia com abordagem Ontopsicológica - Universidade Estatal de São Petersburgo/UESP – RU;
  • MBA Business Intuition: o Empreendedor e a Cultura Humanista pela Faculdade Antonio Meneghetti - AMF/RS;
  • Formação em Psicodrama - CONTTEXTO/ PR;
  • Formação em Coaches Executivos e Empresariais – ABRACEM/Universidade da Industria/ PR;
  • Atuou como Professora nas Universidades: Estadual do Paraná - UNESPAR Campus de Curitiba II - FAP; UNIOESTE; UNOESC e Universidade Positivo;
  • Docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Antonio Meneghetti -  AMF;
  • Atua nas áreas de Formação e Consultoria.

Acesse o Lattes de Carmen Spanhol

Carol Miranda

Carol Miranda

  • Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Mackenzie);
  • Especialista em Ontopsicologia Social (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Especialista em Ciências do Consumo Aplicadas ESPM/SP);
  • Graduada em Publicidade e Propaganda (Universidade Mackenzie);
  • Diretora de Criação da Design Miranda, agência de design estratégico em comunicação e arte;
  • Professora dos cursos de graduação e pós-graduação da AMF;
  • Estudiosa de OntoArte e História da Arte.

Acesse o Lattes de Carol Miranda

Claudiane Weber

Claudiane Weber

  • Doutoranda em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP);
  • Mestre em Engenharia da Produção (UFSM);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF);
  • Graduada em Biblioteconomia (UFSC);
  • Parte da Comissão para Implantação do Repositório Institucional e da Rede Cariniana Lockss de preservação digital (UFSM);
  • Implantou e é diretora da Biblioteca Humanitas (AMF);
  • Pesquisadora visitante no Department of Information Studies, da ÅBO Akademi University (Finlândia).

Acesse o Lattes de Claudiane Weber

Cláudio Carrara

Cláudio Carrara

  • Doutorando em Administração, UNISINOS;
  • Mestre em Administração, UNISINOS;
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Graduado em Administração, UFRGS;
  • Sócio-fundador do Grupo Meta.

Acesse o Lattes de Cláudio Correa Carrara

Elena Lyutikova

Elena Lyutikova

Professor Convidado

  • Graduada em Psicologia;
  • Psicóloga e Consultora;
  • Realiza atividades de consultoria em empresas no âmbito de Recursos Humanos;
  • Professora de Psicologia e Ontopsicologia junto à Associação Eslava de Ontopsicologia e à Universidade Estatal de Ciências Sociais da Rússia (Moscou, Rússia);
  • Professora convidada no Bacharelado em Ontopsicologia, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (MBA e Especialização) da AMF.
Érico Azevedo

Érico Azevedo

  • Doutorando em Psicologia pela PUC/SP
  • Mestre em Filosofia pela PUC/SP
  • Mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP
  • Especialista em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo
  • Psicólogo graduado pela PUC/SP
  • Pesquisador duas vezes agraciado com o Prêmio Meneghetti da Fundação de Pesquisa Científica Antonio Meneghetti da Suíça para a pesquisa científica em Ontopsicologia.

Acesse o Lattes de Erico Azevedo

Estela Giordani

Estela Giordani

  • Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas/1999);
  • Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/1992);
  • Graduação em Pedagogia (Universidade de Passo Fundo/1989);
  • Especialização Profissional em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersbrgo RU/2003);
  • É professora da graduação, da Especialização em Ontopsicologia e MBA e pesquisadora da Antonio Meneghetti Faculdade;

Acesse o Lattes de Estela Maris Giordani

Fernanda Martins

Fernanda Martins

 

  • Doutoranda em Psicologia Social e Institucional (UFRGS);
  • Mestre em Psicologia (UFSM);
  • Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Estratégia (FGV);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico (AMF);
  • Graduada em Psicologia (UNISINOS);
  • Consultora e Psicoterapeuta.

Acesse o Lattes de Fernanda Martins

Gilberto Orengo de Oliveira

Gilberto Orengo de Oliveira

Professor Convidado

  • Doutor em Engenharia Mecânica (Universidade Federal do Rio Grande do Sul);
    de Santa Maria);
  • Mestre em Física (Universidade Federal de Santa Maria);
  • Graduação em Física Licenciatura (Universidade Federal 
  • Professor adjunto do Centro Universitário Franciscano;
  • Tem experiência na área de Física, com ênfase em Transporte de Partículas Neutras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, aprendizagem significativa, bnct, feedback processual e transporte de nêutrons;
  • Professor Convidado do Bacharelado em Ontopsicologia (AMF).

Acesse o Lattes de Gilberto Orengo de Oliveira

Glauber Benetti Carvalho

Glauber Benetti Carvalho

Professor Convidado

  • Músico, Violonista e Musicoterapeuta;
  • Graduado em Musicoterapia pela FAP - PR
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico (AMF)
  • Pós-Graduando em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Diretor da Impare Educação Musical e Impare Escola de Música.
  • Professor convidado do Bacharelado em Ontopsicologia AMF
Gustavo dos Santos Oliveira

Gustavo dos Santos Oliveira

  • Bacharel em Direito (Centro Universitário UNIFIEO, Osasco-SP);
  • Advogado com experiência profissional;
  • Cursando Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Escola Paulista de Direito;
  • Cursando o Bacharelado em Ontopsicologia (Faculdade Antonio Meneghetti- AMF);
  • Professor do Bacharelado em Ontopsicologia (AMF). 

Acesse o Lattes de Gustavo dos Santos Oliveira

Helena Biasotto

Helena Biasotto

  • Doutora em Educação, Universidade Internacional São Stanislaus - UISEK
  • Mestre em Economia, UFRGS
  • Especialista em Psicologia com Abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia
  • Especialista em Câmbio e Operações Internacionais, FGV
  • Especialista em Economia Gaúcha, UNISINOS
  • MBA em Administração Bancária, ASBACE
  • MBA em Finanças, Banco Central do Brasil
  • Graduada em Ciências Econômicas, UNISINOS
  • Diretora AMF

Acesse o Lattes de Helena Biasotto

Horácio Chikota

Horácio Chikota

  • Médico
  • Especialista em Patologia e Citopatologia (UFSC, 1991)
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, pela Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia
  • Diretor da IMP Laboratório Médico (Florianópolis-SC)
  • Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação (MBA e Especialização) da AMF
  • Professor convidado dos cursos de Graduação da AMF
  • Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da AMF
  • Temáticas de estudo e pesquisa: psicossomática, patologia e citopatologia.
Isabele Pereira

Isabele Pereira

  • Mestre em Letras com área de concentração em Literatura Comparada (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Frederico Westphalen);
  • Graduação em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Centro Universitário Franciscano – Unifra); 
  • Atuou como professora substituta de Língua Latina e Filologia Românica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 
  • Professora do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF;

Acesse o Lattes de Isabele Pereira 

Josemar Soares

Josemar Soares

  • Doutor em Filosofia pela UFRGS (2009);
  • Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI (2003);
  • Mestre em Educação pela UFSM (1999);
  • Especialista em Psicologia Social com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia);
  • Professor do Bacharelado em Direito, Bacharelado em Ontopsicologia, Pós-Graduação MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF;
  • Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), responsável pelas disciplinas Teoria Política, Ética, Direito e Sociedade e Produção do Direito;
  • Como docente atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da Justiça, Humanismo, Política Jurídica e Critério Ético Existencial.

Acesse o Lattes de Josemar Soares

Josiane Barbieri

Josiane Barbieri

  • Doutoranda em Educação pela Universidade SEK (Santiago do Chile); 
  • Mestre em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), 2011;
  • Especialização em Psicologia com Orientação Ontopsicológica, Universidade Estatal de São Petersburgo, 2003;
  • Especialização em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), 1992;
  • Especialização em Psicoterapia da Adolescência, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), 1989;
  • Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), 1986;
  • Consultora individual e empresarial;
  • Professora da Graduação e Pós-Graduação da AMF.  

Acesse o Lattes de Josiane Barbieri

Laurindo Dalpian

Laurindo Dalpian

Professor Convidado

  • Doutor em Letras Clássicas (Universidade de São Paulo); 
  • Mestre em Letras Clássicas (Universidade de São Paulo);
  • Graduação em Filosofia;
  • Graduação em Ciências (Licenciatura Curta);
  • Atuou como professor de Língua e Literatura Latina, Filosofia Românica e Portuguesa, Língua Italiana, Teorias Linguísticas, Língua Portuguesa;
  • Professor no Curso de Pós-Graduação Mestrado em Letras (UFSM);
  • Atuou como professor na Univates, UFSM, Unicruz, Unifra;
  • Professor do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF

Acesse o Lattes de Laurindo Dalpian

Leandra Calegare

Leandra Calegare

  • Mestre em Engenharia da Produção, UFSM
  • Especialista em Gestão Pública, UFSM
  • Cursando Especialização em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico, AMF
  • Graduada em Contabilidade, UFSM
  • Experiência na área de administração e contabilidade

Acesse o Lattes de Leandra Calegare

Márcia Marchezan

Márcia Marchezan

  • Possui Graduação e Especialização em Letras Português (UNIFRA);
  • Mestrado em Letras (PUC-RS);
  • Trabalhou com Estágio Curricular Supervisionado no curso de Letras e com projetos de nivelamento a distância em Língua Portuguesa para os cursos de Administração de Empresas e Direito;
  • Tem experiência na área de Linguística, Pragmática, Português para Estrangeiros, Língua Portuguesa, Ensino e Formação de professores e assessoria pedagógica em projetos sociais;
  • Desenvolve pesquisas em metodologia do ensino de língua portuguesa; formação de professores; leitura e produção textual;
  • Foi professora da UNIFRA, URCAMP, PUCRS nos cursos de Letras e, na UNIGRAN, no curso de Letras na modalidade a distância;
  • Participou como orientadora pedagógica da elaboração e correção de "Guias de Estudo" para o EaD da UNIGRANET;
  • Foi, também, Assessora Pedagógica do Programa União Faz a Vida, fomentado pela Fundação Sicredi;
  • Atualmente é Professora da Antonio Meneghetti Faculdade, ministrando aulas nos cursos de Administração, Direito, Ontopsicologia e Pedagogia;
  • É integrante da Comissão de Processo Seletivo Vestibular da AMF;
  • Coordenadora do Projeto de Extensão denominado Núcleo de Excelência em Linguagem – NEL/AMF;
  • Graduanda no Curso de Psicologia (FISMA).

Acesse o Lattes de Márcia Marchezan

Maria Tereza Andreola

Maria Tereza Andreola

  • Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Especialização em Gestão de Negócios e Intuição (Antonio Meneghetti Faculdade)
  • Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo – Rússia)
  • Especialização em Psicologia para o Magistério Superior (Universidade do Vale do Itajaí)
  • Especialização em Ontopsicologia (Centro de Ensino Unificado de Brasília)
  • Especialização em Administração dos Serviços de Saúde (Universidade de Ribeirão Preto)
  • Graduação em Psicologia (Universidade de Passo Fundo)
  • Consultoria individual nas áreas da psicologia de liderança, psicologia existencial e psicossomática.
Rafael Padilha

Rafael Padilha

  • Doutor em Ciências Jurídicas pela UNIVALI e pela Università degli Studi di Perugia;
  • Mestre em Filosofia, UFSC;
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialista em Direito Processual Civil, UNIVALI;
  • Graduado em Direito, UNIVALI;
  • Advogado e empresário.

Acesse o Lattes de Rafael Padilha dos Santos

Ricardo Schaefer

Ricardo Schaefer

  • Coordenação de Formação Empreendedora e Liderança - AMF;
  • Doutorando em Administração - UFSM;
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialista em Gestão de Negócios, UNICID;
  • Jornalista responsável e editor da Revista Performance Líder;
  • Mestre em Comunicação Midiática - UFSM;
  • Graduado em Jornalismo, UFSC.

Acesse o Lattes de Ricardo Schaefer

Siegfried Van Lamoen

Siegfried Van Lamoen

Professor Convidado

  • Professor de Estado (1972), Universidad de Chile (Santiago de Chile);
  • Postítulo em Administração Educacional (1989), Universidad de Playa Ancha de Ciencias de la Educación;
  • Doutor em Filosofia, Faculdad de Humanidades, Universidad de Chile;
  • Professor Titular de la Universidad de Valparaíso, Chile;
  • Doctorado en Administración de Empresas, en la Université Libre des Sciences de L’ Entreprise et des Technologies de Bruxelles, en su Centro Asociado en Chile, “Escuela de Gestión Europea”.
Tatiana Vereitinova

Tatiana Vereitinova

Professor Convidado

  • Doutoranda em Psicologia;
  • Graduada em Sociologia;
  • M.Phil em Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Cambridge, Inglaterra);
  • Professora de Psicologia e Ontopsicologia junto à Associação Eslava de Ontopsicologia e à Universidade Estatal de Ciências Sociais da Rússia (Moscou, Rússia);
  • Experiência na realização de projetos no setor de ensino e organização de congressos e conferências internacionais no âmbito da formação há mais de 10 anos;
  • Professora convidada no Bacharelado em Ontopsicologia, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (MBA e Especialização) da AMF.
Tereza Cristina Carvalho

Tereza Cristina Carvalho

Professor Convidado

  • Professora Associada da Escola Politécnica – Universidade de São Paulo (USP);
  • Professora visitante na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (Paris, França);
  • É fundadora e diretora geral do LASSU (Laboratório de Sustentabilidade em TI) e cofundadora e pesquisadora principal do LARC (Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores), ambos laboratórios de pesquisa e ensino do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais;
  • Foi fundadora e coordenadora do CEDIR-USP (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática) de 2009-2015;
  • Foi assessora de TI da USP no período de 2010-2013 e diretora geral do CCE-USP (Centro de Computação Eletrônica) no período de 2006-2010;
  • É Sloan Fellow 2002 pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology);
  • Obteve seu doutorado em Redes de Computadores pela Escola Politécnica em 1996;
  • Recebeu diversos prêmios referentes à Inovação Tecnológica e Sustentabilidade: Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade (2013 e 2015), Inovação ARede (2013), Prêmio de Sustentabilidade nas categorias Tecnologia, Ambiente e Social (2013), Prêmio Mário Covas em Inovação do Governo do Estado de São Paulo (2008, 2009 e 2010) e Iniciativa Verde da Info Exame (2010);
  • Hoje coordena diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento para os sectores privado e público em Computação Verde, Eficiência Energética em TI, Governança de TI e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva da Moda, Internet do Futuro, Computação em Nuvem, DMZ Científica e Segurança;
  • Tem publicado diferentes livros e artigos científicos e tecnológicos em periódicos e conferencias nacionais e internacionais;
  • É Professora Convidada do Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF);

Acesse o Lattes de Tereza Cristina Carvalho

Tommy Akira Goto

Tommy Akira Goto

Professor Convidado

  • Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas (2007);
  • Mestre em Filosofia e Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002);
  • Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1998);
  • Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  • É membro-colaborador do Circulo Latinoamericano de Fenomenologia (CLAFEN) e membro-assistente da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos SIEH;
  • Tem experiência docente na Psicologia, com ênfase em Psicologia Fenomenológica de Edmund Husserl e Edith Stein. Tem atuado e pesquisado as seguintes áreas: Fenomenologia e Psicologia, Fenomenologia husserliana e steiniana, Psicologia Fenomenológica, Intervenção em Crise, Políticas Públicas e Psicologia Fenomenológica, Atuação do Psicólogo no SUAS e Psicologia e Fenomenologia da Religião;
  • Professor Convidado do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.

Acesse o Lattes de Tommy Akira Goto

Vera Rodegheri

Vera Rodegheri

  • Mestre em Psicologia Social. PUC -SP.
  • Especialista em Psicologia com Orientação em Ontopsicologia. Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia.
  • Especialista em Ontopsicologia . CEUB-Brasília-DF.
  • Formação em Ontopsicologia. AIO- Itália.
  • Graduação em Psicologia. UPF-RS.
  • Consultora Empresarial com atuação na área de Estratégia Empresarial, Sucessão, Formação de Líderes e Consultoria de Autenticação.

Acesse o Lattes de Vera Rodegheri

Victoria Dmitrieva

Victoria Dmitrieva

  • PhD em Psicologia;
  • Diretora do Departamento de Ontopsicologia Social da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de Ciências Sociais da Rússia (Moscou, Rússia);
  • Presidente da Associação Eslava de Ontopsicologia;
  • Diretora da Fundação Científica Antonio Meneghetti (Moscou, Rússia);
  • Psicóloga e Consultora;
  • Experiência profissional de consultoria e de docência há mais de 15 anos;
  • Experiência na realização de projetos no setor de ensino e organização de congressos e conferências internacionais no âmbito da formação há mais de 20 anos;
  • Possui mais de 40 publicações na área de Psicologia em revistas científicas;
  • Professora convidada no Bacharelado em Ontopsicologia, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (MBA e Especialização) da AMF.
Wesley Lacerda

Wesley Lacerda

  • Mestre em Administração, UNISINOS;
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Graduado em Ciências Econômicas, UFRGS;
  • Graduado Educação Física, UFRGS;
  • Empresário Sócio Grupo Meta;
  • Experiência na área de ciência da computação e serviços de informática.

Acesse o Lattes de Wesley Lacerda

Ciência Ontopsicológica

Estrutura

  • Biblioteca Humanitas (bibliografias técnicas do curso e referência em bibliografias de Cultura Humanista)
  • Salas de aulas equipadas com data-show e ar-condicionado
  • 2 Laboratórios de Informática
  • Empresa Júnior – Master Jr.
  • Incubadora Recanto (Incubadora de empresas e novos projetos na área de Administração e Tecnologia-TI), anfiteatro para aulas ao ar livre
  • Central de Carreira
  • Iara Café (localizado no Hall da AMF)
  • Editora Universitária (localizada no Hall da AMF) – Ontopsicológica Editora Universitária (empresa parceira)
  • Art Digital (localizada na Incubadora Recanto, para os serviços de fotocópia, encadernações e papelaria) (empresa parceira).

Moradias

Casa do Estudante

Casa do Estudante

Manual do Morador

Endereço: Estrada Recanto Maestro, nº 130

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefone: +55 55 3289-1141

E-mail: casadoestudante@faculdadeam.edu.br

Condomínios

Condomínios

Endereço: Estrada Recanto Maestro, s/n

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefones: +55 55 9954-4089 | 55 9902-0841

E-mail: financeiro@construtoramaestro.com.br