Bacharelado em Ontopsicologia Bacharelado em Ontopsicologia Bacharelado em Ontopsicologia Bacharelado em Ontopsicologia Bacharelado em Ontopsicologia Bacharelado em Ontopsicologia Bacharelado em Ontopsicologia Bacharelado em Ontopsicologia
Ontopsicologia AMF Colação de Grau/Formatura da 1ª Turma do Bacharelado em Ontopsicologia – AMF.
Coordenação Bacharelado em Ontopsicologia
A Essência da Ontopsicologia

“A Ontopsicologia descobriu a lógica simples que a vida usa no interior das próprias individuações.” (Acad. Prof. Antonio Meneghetti)

Vídeo AMF
Bacharelado em Ontopsicologia – Formação de Lideranças
Banner Vídeo AMF

Desenvolvimento Humano
Formação de Lideranças e Autorrealização

A Ontopsicologia é uma ciência interdisciplinar e epistêmica que analisa o valor positivo e criativo presente em cada ser humano. Ela é o estudo da lógica do homem real, sadio, responsável e artífice positivo de bem estar e socialidade. A Ontopsicologia afirma a filosofia humanista da vida, que compreende a saúde psíquica, a tensão ao aperfeiçoamento, ao êxito, assim como os valores existenciais, o potencial natural do homem e o seu grande futuro.

É uma ciência de vanguarda que estuda o homem de forma integral e todo o seu arco de ação no contexto social. Quando se diz que estuda o homem de forma integral compreende-se que o estuda em seus aspectos existenciais, psicológicos, biológicos, sociais, de inteligência, na produção de seu trabalho e no desenvolvimento econômico. É a ciência da autorrealização humana e da criatividade.

O Bacharel em Ontopsicologia é um profissional que a nossa sociedade contemporânea requer e também um profissional do futuro, com uma formação versátil na compreensão do ser humano. A Ontopsicologia é utilizada, sobretudo, na área de consultoria empresarial-estratégica, nas áreas de gestão e na formação de lideranças. Pode ser aplicada às mais diversas áreas do saber humano, como na área econômica, sociológica, filosófica, administrativa, jurídica, artística, pedagógica e de educação, dentre outras, permitindo ao egresso um arco variado de atuação.

Onde você poderá trabalhar?

Empresas, organizações, escolas privadas e públicas, universidades e faculdades, ONGs, instituições privadas e públicas, centros de qualificação profissional, escritórios de consultoria e em seu próprio negócio.

Bacharelado em Ontopsicologia na AMF: nota 5 no MEC!
(Nas Avaliações de Autorização/2013 e Reconhecimento de Curso/2019)
Ícone Aula

Modalidade

Presencial
ìcone Formação

Tipo de Curso

Bacharelado
Ícone Livro

Duração

4 anos e meio
Ícone Estrela

Nota

5 MEC
Nexo Ontológico

O Bacharelado em Ontopsicologia tem como objetivo formar o “técnico capaz de operar o nexo ontológico”.

Vídeo AMF
Retrospectiva da 1ª Turma do Bacharelado em Ontopsicologia
Retrospectiva Bacharelado em Ontopsicologia

Notícias do Curso

  • Ementas
  • Bi-Graduação
  • Perfil Profissional do Egresso
  • Matriz Curricular
  • Professores
  • Ciência Ontopsicológica
  • Laboratórios do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia
  • Pesquisas de Conclusão de Curso (TCCs)
  • Pesquisas de Iniciação Científica – Pequenas Teses
  • Pesquisa em Ontopsicologia no Brasil
  • Estrutura
  • Moradias

Ementas

  • Conhecimentos filosóficos elementares;
  • As bases do pensamento ocidental;
  • O modo de vida grego e o nascimento da filosofia;
  • Ontologia e Metafísica;
  • Lógica ou Crítica;
  • Ética;
  • Estética;
  • Epistemologia;
  • Pensamento filosófico, psicológico e religioso: a filosofia no Período Romano;
  • A Idade Média;
  • O Período Moderno e a era Contemporânea.
  • Fundamentos das línguas clássicas;
  • Fundamentos de filologia;
  • Análise filológica de textos;
  • O problema da lógica;
  • Gramática;
  • Análise lógica da oração;
  • A língua em sociedade;
  • Linguagem e pensamento;
  • A Filologia e a Linguística no Brasil;
  • Vertentes atuais dos estudos linguísticos;
  • Etimologia;
  • Bases elementares de língua grega e bases elementares de língua latina.
  • Bases elementares da Língua Italiana
  • Filosofia e ciência(ciências naturais e ciências humanas);
  • Conceitos de ciência;
  • A gênese das ciências;
  • Definição de Epistemologia;
  • Concepções de conhecimento científico;
  • Filosofia Pré-Socrática: Parmênides, Pitágoras, Heráclito, Anaxágoras, Protágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles;
  • Filosofia na Idade Média: Patrística e Escolástica: Agostinho, Tomás de Aquino;
  • Filosofia franciscana: John Duns Scotus, Guilherme de Ockhman;
  • Humanismo e Renascimento: Leonardo Da Vinci, Marsílio Ficino, Giovanni Pico della Mirandola, Giordano Bruno;
  • Paradigma Humanista e Ontopsicologia: Humanismo Ontológico;
  • Humanismo e Ontopsicologia;
  • Ontologia e Humanismo Futuro;
  • Os 4 valores do Humanismo;
  • Decorrências do Humanismo Histórico e do Humanismo Perene para a visão de homem na Ciência Ontopsicológica.
  • Quem é o jovem;
  • O problema do jovem na sociedade contemporânea;
  • Autonomia(s) (autonomia psicológica, legal, econômica e social) e autossustento;
  • O sentido fundamental da vida.Base econômica;
  • Técnica de Personalidade;
  • O instinto de conservação;
  • Os sete pontos do crescimento;
  • O mundo do trabalho;
  • Carreira;
  • Miricismo cotidiano e estilo de vida.
  • O raciocínio e o silogismo: as regras do silogismo correto;
  • O juízo quando se expressa em proposição;
  • Como se converte o juízo;
  • Quando os juízos são contraditórios e contrários;
  • As três passagens na formação científica: intelecto, consciência e razão;
  • Os princípios da demonstração.Estados mentais e causas do erro;
  • O significado da ciência-logística.
  • Atividades de Iniciação Científica;
  • Como estudar;
  • Leitura de textos filosóficos e científicos;
  • Primeiros conhecimentos de pesquisa científica e metodologia da pesquisa científica;
  • Formalização escrita da Pequena Tese I – Intelligentis Opus.
  • A arte como retrato da realidade social;
  • O percurso histórico da arte;
  • A psicologia dos povos e as manifestações artísticas;
  • As ideias que deram vida aos principais movimentos artísticos como expressões culturais de suas épocas;
  • Relação entre cultura e civilização.O mito como imagem;
  • O modo grego e o modo romano;
  • A visão bizantina;
  • O pensamento artístico na idade média.
  • Iluminismo e Idade Moderna;
  • A revolução copernicana
  • Iluminismo e positivismo;
  • O método científico modernidade, conhecimento científico e verdade;
  • empirismo, objetivismo, indução e modelo clássico de ciência;
  • Revolução científica: Galileu Galilei;
  • René Descartes, John Locke, George Berkeley, Giambatista Vico;
  • Iluminismo: David Hume, Immanuel Kant, Georg Hegel, Soren Kierkegaard, Karl Marx;
  • Positivismo: Auguste Comte, John Stuart Mill, Friedrich Nietzsche, Giovani Gentile;
  • O nascimento das ciências humanas;
  • Os relativismos do séc.XX – Popper e Kuhn – dedução e paradigma;
  • A historicidade do conhecimento;
  • As epistemologias contemporâneas e o problema da complexidade: rumo a um pensamento pós-moderno?;
  • Ideias elementares de Psicanálise e Psicologia Humanista-Existencial(Sigmund Freud; Carl Gustav Jung; Carl Rogers; Abraham Maslow; Alfred Adler).
  • Elementos de biologia celular, anatomia, fisiologia e neurologia;
  • O cérebro crânico e o viscerotônico;
  • Organização de computadores: memórias, unidade central de processamento, unidades de entrada e de saída;
  • O processo perceptivo-cognitivo humano e as especificidades das contribuições ontopsicológicas;
  • Percepção organísmica;
  • A relação entre os instintos e a inteligência;
  • Realidade molecular e formas de união corpuscular do ondulatório orgânico.
  • Gestão do tempo, tempo livre, energia e ambiente pessoal;
  • Autóctise histórica, Ambição e Competência Competitiva;
  • Saber ler a própria posição profissional(introdução à competência = o que sei fazer);
  • Entrevista de emprego e colóquio de trabalho;
  • Comunicação(telefônica, escrita, digital) e etiqueta profissional;
  • Fisiognômica no ambiente de trabalho;
  • Pessoas de Apoio;
  • Os oito pontos para a escolha dos colaboradores;
  • Os três fatores que constituem o ponto crítico de todos os jovens empresários;
  • Quando o colaborador acredita ser superior ao líder;
  • Como estudar(gestão do conhecimento acadêmico);
  • Reforço da Técnica de Personalidade;
  • Saber usar empresa e patrão;
  • Saber amar o próprio jogo.
  • A origem da sociabilidade: o instinto social;
  • O indivíduo e a sociedade;
  • As fontes de análise sobre justiça social;
  • Sistemas políticos e constituições;
  • O real significado da democracia;
  • A origem da socialidade;
  • O estado democrático;
  • Hipótese para uma nova sociedade;
  • Sociedade: razão ou opinião?;
  • O líder político e seu papel como operador de vida;
  • Direito e funcionalidade;
  • Direitos e deveres humanos;
  • Inclusão social e cidadania;
  • Relações étnico-raciais e valorização da diversidade étnica.
  • Atividades de Iniciação Científica;
  • Tipos de Pesquisa;
  • Como escrever resumo, introdução, fundamentação teórica, discussão e resultados, considerações finais, referências;
  • Formalização escrita da Pequena Tese II – Intelligentis Opus.
  • A descoberta e a experiência operativa do Campo Semântico;
  • Campo semântico na concepção ontopsicológica;
  • Modos, tipos e fases de formalização e percepção do campo semântico;
  • A transdução informática;
  • Campo semântico como conhecimento e o campo semântico como reforço ao critério científico;
  • Campo semântico e removido; campo semântico e estereótipos;
  • A fenomenologia do campo semântico: campo semântico na realidade cotidiana.
  • Estrutura Científica(Ideografia) da Ontopsicologia;
  • Exatidão do pesquisador para o exercício científico;
  • A estrutura da personalidade na ótica ontopsicológica e a teoria ontopsicológica da personalidade;
  • Método Ontopsicológico(Método Bilógico. A relação entre: Lógica racional: indução; dedução;
  • Lógica intuitiva: intuição;
  • Princípios complementares: campo semântico, Em Si ôntico, monitor de deflexão e o uso contemporâneo/análise cruzada das três descobertas da Ontopsicologia.As seis linguagens diagnósticas);
  • Cases e exemplos práticos de uso do Método Ontopsicológico na consultoria de autenticação e na consultoria empresarial.
  • Evolução das teorias do pensamento econômico;
  • Estudo comparado das principais concepções teóricas sobre desenvolvimento econômico;
  • O desenvolvimento econômico na América Latina, a CEPAL;
  • Desenvolvimento econômico brasileiro;
  • Teoria neoclássica e crescimento endógeno;
  • Estado desenvolvimentista;
  • Abordagens recentes de desenvolvimento econômico e abordagem humanista.
  • O problema crítico do conhecimento(em Sócrates, Kant, Vygotski, Heisenberg e Husserl) e a Ontopsicologia;
  • Da crise das ciências contemporâneas à proposta ontopsicológica – crise dos fundamentos e problematização dos saberes;
  • Fenomenologia e Edmund Husserl, o mundo-da-vida;
  • Os pressupostos da Física Quântica de Heisenberg e Bohr(Relações de Incerteza e Princípio de Indeterminação);
  • A resposta e a proposta da Ontopsicologia à crise das ciências apontada por Edmund Husserl;
  • A integração do saber científico e a Ontopsicologia.
  • Critérios do proceder científico: convencional e de natureza;
  • O critério epistêmico.O que é o Em Si ôntico;
  • As características do Em Si ôntico;
  • A intencionalidade de natureza;
  • O papel da existência: da intencionalidade de natureza à informação histórica.
  • Pesquisa científica;
  • Formalização do Projeto de Pesquisa Científica;
  • Tipos de Pesquisa;
  • Como escrever resumo, introdução, fundamentação teórica, discussão e resultados, considerações finais, referências;
  • Formalização escrita da Pequena Tese III – Intelligentis Opus.
  • O renascimento econômico-científico;
  • O nascimento das belas artes;
  • O modelo islâmico;
  • Os conceitos de manifestação artística moderna e contemporânea e suas expressões culturais;
  • A relação entre arte e estética e os valores da sociedade;
  • A sanidade na arte;
  • Criatividade;
  • O resgate da literatura clássica internacional, da arte, da moda, a função da música e poesia, OntoArte, estética, o ambiente, e suas contribuições na formação do homem operador no contexto social.
  • Percepção e conhecimento;
  • Processo perceptivo cognitivo humano;
  • Monitor de reflexão e de deflexão;
  • Informação ôntica e informação memética;
  • Estrutura da personalidade;
  • Deflexão da informação;
  • Da díade ao nascimento do Eu.
  • Visões de desenvolvimento de carreira e como a Ontopsicologia compreende e trabalha com o desenvolvimento de carreira;
  • Formação e atualização continuada(life long learning);
  • Planejamento, gestão e desenvolvimento de carreira;
  • Psicologia da Genitura;
  • Aspectos do desenvolvimento pessoal e profissional do Bacharel em Ontopsicologia(estilo de vida; estudo; formação acadêmica e científica; impostação profissional; formação e experiências internacionais);
  • Importância da revisão crítica de consciência do profissional formado no conhecimento ontopsicológico;
  • Atividades práticas(uma entrevista individual e uma prova oral - conhecimentos substanciais para realizar, posteriormente como profissional, atividade de consultoria bem sucedida; aplicação do Teste Forma Mentis; T6D; cinelogias; imagogias);
  • A relação homem e ambiente;
  • Aspectos históricos e conceituais do desenvolvimento sustentável;
  • O papel das Nações Unidas no desenvolvimento sustentável;
  • Mitos e realidades.Economia verde e gestão ambiental;
  • Responsabilidade Social Corporativa;
  • Pilares da Sustentabilidade;
  • O papel do humano no e para o desenvolvimento sustentável;
  • Sustentabilidade, complexidade e crises planetárias;
  • Metodologias para a promoção do desenvolvimento sustentável;
  • Iniciativas regionais, nacionais e internacionais.
  • Informação e realidade molecular e formas de assemblagem do corpuscular ondulatório ao orgânico;
  • A intencionalidade como processo informacional;
  • O universo informacional;
  • Ontologia da fisicidade;
  • A reversibilidade entre energia e imagem;
  • Ontologia da percepção: da percepção à ontologia;
  • O Em Si ôntico como informação elementar;
  • Conformidade semântica no operador de ciência
  • O removido;
  • Da informação ao nexo ontológico
  • Metafísica da física;
  • O nexo ontológico e as ciências contemporâneas.
  • Pesquisa científica;
  • Formalização do Projeto de Pesquisa Científica;
  • Tipos de Pesquisa;
  • Como escrever resumo, introdução, fundamentação teórica, discussão e resultados, considerações finais, referências;
  • Formalização escrita da Pequena Tese IV – Intelligentis Opus.
  • Técnicas e metodologia de pesquisa;
  • Pressupostos teórico-práticos de trabalhos científicos;
  • As diferentes fases da prática da pesquisa científica(projeto, execução e relatórios);
  • Abordagens operacionais essenciais do desenvolvimento de arranjos metodológicos coerentes e adequados aos fins acadêmicos e profissionais fundamentais;
  • Pesquisa e escrita da Pequena Tese V
  • História das concepções de Ontologia e Metafísica: da Antiguidade aos nossos dias;
  • Introdução à Racionalidade Ontológica;
  • Fundamentos conceituais da Ontologia;
  • Fundamentos conceituais da Lógica;
  • Fundamentos conceituais da Ética;
  • Faculdades da alma: intelecto e vontade;
  • O conhecimento ontológico.
  • Instrumentos de análise utilizados pela metodologia ontopsicológica;
  • Anamnese linguística e biografia histórica;
  • Análise do sintoma ou problema;
  • Fisiognômica-cinésica-proxêmica;
  • Análise onírica;
  • Análise semântica;
  • Resultado.
  • Contabilidade - Apresentar os princípios básicos da contabilidade geral, a classificação do patrimônio, a introdução à contabilidade de custos e os indicadores econômicos;
  • Escrituração contábil;
  • Operações com mercadorias;
  • Balancetes;
  • Apuração do resultado.
  • Introdução aos Sistemas de Informação - Evolução e importância da Informática.Áreas de pesquisa em Sistemas de Informação;
  • Terminologia Básica;
  • Hardware;
  • Software;
  • Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação;
  • As dimensões tecnológica, orga-nizacional e humana dos sistemas de informação;
  • Segurança de dados e equipamentos;
  • Ferramentas para uso do administrador: aplicativos para edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, vídeos institucionais.
  • Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Elaboração da monografia/Trabalho de Conclusão de Curso(TCC);
  • Apresentação escrita e oral do Trabalho de Conclusão de Curso.
  • Instrumentos de intervenção utilizados pela metodologia ontopsicológica;
  • Psicoterapia individual e de grupo;
  • Consultoria de autenticação;
  • Consultoria empresarial;
  • Imagogia;
  • Cinelogia;
  • Psicotea;
  • Melolística, melodance e hidromúsica;
  • Residence;
  • Relação dos instrumentos de análise e de intervenção da metodologia ontopsicológica e a gestão do conhecimento.
  • As aplicações da Ontopsicologia nas áreas de intervenção humanistas profissionais: Psicossomática, Pedagogia Ontopsicológica, Psicologia do Líder, OntoArte, Estética, Ética, Filosofia, Direito, Metafísica.
  • Introdução à Ciência do Direito - Aproximar o estudante com os conceitos fundamentais para a compreensão e a aplicação do direito positivo, tratando dos conceitos básicos do direito, tais como norma, princípio, ilícito, sanção, competência, poder discricionário, analogia, lacuna, lei, jurisprudência, doutrina, vigência, direito subjetivo, direito fundamental, sujeito de direito, ato jurídico, direito público, direito privado, justiça, jusnaturalismo, positivismo, eficácia do direito.
  • Gestão de Pessoas - Contexto histórico da administração de RH, a interação entre pessoas e organizações, sistema de administração de RH, recrutamento e seleção de pessoal, aplicação de RH, desenho de cargos, descrição e análise de cargos, sistema de administração de RH e avaliação de desempenho.
Você sabe o que é Bi-Graduação?

Como o nome já diz, são dois Cursos de Graduação realizados em conjunto, com aproveitamento de disciplinas em ambos os Cursos.

A Bi-Graduação oferecida pela AMF é a possibilidade do acadêmico cursar dois Cursos de Graduação, de modo simultâneo, com aproveitamento de determinadas disciplinas em ambos.Ao cursá-los e cumprir com todas as atividades acadêmicas e de formação técnica em cada um deles, obterá, assim, dois Diplomas de Graduação em um tempo reduzido se comparado ao que seria se cursasse primeiro um e depois outro, pois estará realizando uma dupla titulação.

Dessa forma, a AMF oferece a Bi-Graduação entre os Cursos de Graduação (Administração, Direito, Sistemas de Informação, Pedagogia) e o Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, seja em disciplinas durante a semana(período noturno) ou em disciplinas de finais de semana(uma vez ao mês).

O Bacharelado em Ontopsicologia busca formar profissionais preparados e líderes, capazes de conquistarem a si mesmo e serem formadores de novos líderes.Seja você também um grande profissional e líder, motivador de novas inteligências e com mais de uma formação técnico-acadêmica, científica e de grande valor no que diz respeito à cultura humanista!

Para mais informações, contate a Coordenação de Curso do Bacharelado em Ontopsicologia: ontopsicologia@faculdadeam.edu.br.


Conheça os Cursos de Graduação da AMF acessando:

Perfil Profissional do Egresso

O Curso de Bacharelado em Ontopsicologia está em consonância com as discussões e demandas atuais do Ensino Superior brasileiro, com seu duplo papel no desenvolvimento social: a construção da cidadania pela formação de profissionais bem qualificados, para os desafios da crescente complexidade tecnológica presente em todas as áreas da atividade humana (e a necessidade, por isso, de manter-se o valor e a dignidade humana neste contexto global informatizado), e também de buscar soluções inovadoras aos novos e crescentes desafios, bem como as exigências do contexto sócio-histórico-político-econômico-cultural de nosso país na contemporaneidade – ou seja, em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho e as novas configurações de sociedade, em um mundo que se apresenta cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambínguo (mundo VUCA ).

São, portanto, demandas humanas, sociais, técnicas e profissionais, que orientam perfis formativos sintonizados à realidade social e econômica, com inúmeras consequências e desdobramentos para a educação superior, que precisa preparar os alunos/futuros egressos em bases científicas, tecnológicas e humanistas que lhe permitam posicionar-se frente às transformações políticas e sociais e a incorporar-se na vida produtiva (cf. Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, Brasília, 2010), que acontecem a nível de necessidades locais, regionais, nacionais e mundiais.

Dessa forma, seguindo estes princípios norteadores e conforme exposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a AMF se propõe a realizar Cursos de Graduação com base na difusão de um referencial que envolve o desenvolvimento da personalidade, entendida como inteligência centrada na ação específica de serviço, onde o papel da pessoa é fundamental e determinante, conjuntamente à formação técnica-profissional.

A AMF constata em sua atuação que a formação intelectual, filosófica, científica, econômica, social, técnica, prática, adicionada à metodologia ontopsicológica na formação do egresso, é indispensável e propedêutica para atingir a racionalidade ontológica necessária ao enfrentamento das complexas relações contemporâneas.

A Ontopsicologia é uma ciência epistêmica e interdisciplinar utilizada, sobretudo, na área de consultoria empresarial-estratégica e na formação de lideranças, no que diz respeito aos mais variados campos de atuação humanista-profissionais do sujeito. Enquanto conhecimento ontológico, a Ontopsicologia pode ser aplicada às mais diversas áreas do saber humano, sobretudo na área econômica, sociológica, filosófica, administrativa, jurídica, artística, pedagógica, física, médica, da arquitetura, etc. Permitindo ao egresso um arco variado de atuação.

O Bacharel em Ontopsicologia terá sensibilidade e competência técnica de análise, observação e investigação acerca da realidade onde está agindo, uma união entre maturidade interior e prática do operador social. O concluinte é dotado de uma capacidade superior de serviço e técnica, além de uma logística de pensamento sócio-filosófica assentada no critério elementar do Humanismo Perene. Isto é, terá e saberá operar a técnica de verificação do nexo ontológico em qualquer situação. Estará apto a fazer uma análise com postura profissional, promovendo as transformações necessárias e com pró-atividade empreendedora (atitude empreendedora). O Bacharelado em Ontopsicologia proporciona ao egresso a capacidade e as competências (conhecimento, habilidades, atitudes) necessárias à formação da racionalidade capaz de atuar responsável e eticamente na sociedade e nas organizações (estas são algumas das competências a serem desenvolvidas pelo discente, e na sequência, serão detalhadas).

Junto disto, as competências para o Séc. XXI também orientam e fazem parte das competências e qualidades de formação do egresso no Bacharelado em Ontopsicologia, tal como as sugestões das 10 Competências de acordo com o World Economic Forum , que para o ano de 2020 são definadas da seguinte maneira: 1) Resolução de problemas complexos; 2) Pensamento Crítico; 3) Criatividade; 4) Gestão de Pessoas; 5) Trabalho em Equipe; 6) Inteligência Emocional; 7) Julgamento e Tomada de Decisões; 8) Orientação para Serviços; 9) Negociação; 10) Flexibilidade Cognitiva.

A Estrutura Curricular do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF foi elaborada de modo a formar profissionais com as seguintes competências e habilidades, também observando os processos avaliativos do Curso e suas orientações, considerando em relação às competências e habilidades gerais, competências e habilidades específicas, bem como as competências valorativas e compromissos éticos, o egresso estará capacitado para:

  • Verificar o nexo ontológico entre indivíduo e problema, entre sujeito e objeto em qualquer situação;
  • Conhecer e aplicar as descobertas da Ontopsicologia na área de atuação, identificando o nexo ontológico;
  • Tomar decisões com atitudes proativa e resolutiva, sendo profissionais criativos e aptos a dar respostas às mudanças aceleradas e em níveis mais completos de decisões;
  • Ser agente e estimulador de inovação;
  • Contínua inovação e renovação no trabalho;
  • (Re)pensar de forma crítica a sociedade e as organizações, atuando e propondo soluções funcionais para o presente e em perspectiva para o futuro;
  • Compreender as dinâmicas visíveis e invisíveis das organizações, antecipando e atuando nas causas de situações problemáticas, ou seja, atua a up-stream analysis;
  • Elaborar projetos interdisciplinares culturais, artísticos, científicos e empresariais;
  • Fomentar a pesquisa científica voltada à inovação sustentável;
  • Ter atitude ao trabalho com mentalidade empreendedora promovendo responsabilidade e reciprocidade;
  • Discernir o campo específico de atuação profissional a partir da compreensão da própria vocação conforme ao próprio projeto de natureza, identificado por meio da consultoria ontopsicológica de autenticação e dos demais instrumentos de intervenção da Ontopsicologia;
  • Relacionar-se multiculturalmente com distinção, devido à vivência contínua internacional oportunizada;
  • Desenvolver o espírito crítico e a disseminação de valores vinculados à ética(inclusa a ética ôntica e/ou de natureza), à cidadania, aos direitos e deveres humanos e à sustentabilidade;
  • Atuar na sociedade e no trabalho de modo interdisciplinar e transdisciplinar;
  • Promover o desenvolvimento do espírito de responsabilidade, de cooperação e de liderança, integrada em uma visão de princípios humanistas;
  • Compreender e atuar a sustentabilidade integral(individual, social, econômica, política, cultural, tecnológica, ambiental e territorial);
  • Atuar localmente/regionalmente com visão global.

As competências e habilidades do Perfil Profissional do Egresso do Bacharelado em Ontopsicologia também são apresentadas sintentizadas na tabela apresentada na sequência:

Quadro: Perfil Profissional do Egresso do Bacharelado em Ontopsicologia(AMF).
Competências e Habilidades Gerais
  • (Re)pensar de forma crítica a sociedade e as organizações, atuando e propondo soluções funcionais para o presente e em perspectiva para o futuro;
  • Tomar decisões com atitudes proativa e resolutiva, sendo profissionais criativos e aptos a dar respostas às mudanças aceleradas e em níveis mais completos de decisões;
  • Ser agente e estimulador de inovação;
  • Contínua inovação e renovação no trabalho;
  • Elaborar projetos interdisciplinares culturais, artísticos, científicos e empresariais;
  • Fomentar a pesquisa científica voltada à inovação sustentável;
  • Atuar na sociedade e no trabalho de modo interdisciplinar e transdisciplinar;
Competências e Habilidades Específicas
  • Verificar o nexo ontológico entre indivíduo e problema, entre sujeito e objeto em qualquer situação;
  • Conhecer e aplicar as descobertas da Ontopsicologia na área de atuação, identificando o nexo ontológico;
  • Compreender as dinâmicas visíveis e invisíveis das organizações, antecipando e atuando nas causas de situações problemáticas, ou seja, atua a up-stream analysis;
  • Discernir o campo específico de atuação profissional a partir da compreensão da própria vocação conforme o próprio projeto de natureza, identificado por meio da consultoria ontopsicológica de autenticação e dos demais instrumentos de intervenção da Ontopsicologia.
  • Desenvolver e aprimorar constantemente um estilo de vida de acordo com a própria identidade, com coerência e maturidade personológica.
Competências Valorativas e Compromissos Éticos
  • Ter atitude ao trabalho com mentalidade empreendedora promovendo responsabilidade e reciprocidade;
  • Relacionar-se multiculturalmente com distinção, devido à vivência contínua internacional oportunizada;
  • Desenvolver o espírito crítico e a disseminação de valores vinculados à ética(inclusa a ética ôntica e/ou de natureza), à cidadania, aos direitos e deveres humanos e à sustentabilidade;
  • Promover o desenvolvimento do espírito de responsabilidade, de cooperação e de liderança, integrada em uma visão de princípios humanistas;
  • Compreender e atuar a sustentabilidade integral(individual, social, econômica, política, cultural, tecnológica, ambiental e territorial);
  • Atuar localmente com visão global.
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Faculdade Antonio Meneghetti(AMF).

As competências desenvolvidas habilitam o egresso atuar como profissional capaz de atender as demandas da Região na qual está inserido, bem como expandir para a vida profissional, para outras Regiões do Estado, do País e também internacionalmente, tornando-se função social.

No que diz respeito às necessidades locais e regionais, as competências e habilidades do perfil profissional do egresso também articulam aspectos muito importantes no que diz respeito à transformação de características específicas da população da Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Historicamente (a partir da análise de dados da história dos municípios da região) e de pesquisas atuais realizadas pela IES acerca das características dos jovens da região, identificamos que possuem uma baixa ambição (ambição entendida no aspecto de “qual ação específica quero para mim”) ao estudo, a se formar, a buscar novas experiências e ao desenvolvimento de si mesmos que não apenas os costumeiros modelos e estereótipos. Sendo assim, a partir do estudo e da formação no ensino superior na IES e principalmente com a utilização também da metodologia ontopsicológica nos cursos de graduação, a partir de pesquisas durante a graduação e do acompanhamento de egressos realizado, verificamos que os jovens começam a acordar para si mesmos, aumentando significativamente os índices de responsabilidade, autonomia, espírito de iniciativa/resolução de problemas, vontade e relação funcional na equipe de trabalho, começam a conhecer mais o seu potencial de inteligência e passam a transformá-lo em ações concretas em suas vidas e no contexto social no qual estão inseridos. Certamente, os próprios jovens são os primeiros beneficiados com isto e assim ajudam a fazer crescer a própria região, as empresas e as organizações. Cenário este que terá novas situações a partir, também, da realização do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia.

O perfil acima delineado habilita e qualifica o egresso a atuar com distinção nos setores público, privado ou terceiro setor, como consultor ontopsicológico, capaz de colher o nexo ontológico entre sujeito e objeto nas mais variadas áreas de intervenção humanista profissionais.O curso também habilita e qualifica o egresso a seguir a carreira acadêmica, atuando como professor e pesquisador capacitado a identificar nos objetos e problemáticas investigadas a causalidade primeira dos efeitos que operam dentro do homem, das organizações e da sociedade.Os resultados já verificados e continuamente presenciados com os atuais estudantes de Graduação e Pós-Graduação da IES permitem esta afirmação.

A Ontopsicologia é uma ciência de vanguarda que estuda o homem de forma integral.Ou seja, estuda em seus aspectos existenciais, biológicos, físicos, sociais, de inteligência, na produção de seu trabalho e no desenvolvimento econômico, de modo interligado.O Bacharel em Ontopsicologia é um profissional que a nossa sociedade contemporânea requer e também um profissional do futuro, com uma formação versátil na compreensão do ser humano, e o seu perfil profissional está alinhado tendo em vista as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.

O perfil do egresso do Bacharelado em Ontopsicologia o permite atuar como:

-Consultor e Executivo: o perfil do profissional formado o habilita e qualifica para atuar com distinção nos setores privado, público ou terceiro setor, como Consultor e/ou Executivo, capaz de conhecer e analisar informações e questões subjetivas e objetivas das pessoas e do ambiente auxiliando nas diretivas de solução, realizando consultoria de autenticação e formação de lideranças nas mais diversas áreas de aplicação humanista-profissionais da Ontopsicologia.

Dentre as competências e habilidades para o perfil profissional do egresso Consultor em Ontopsicologia, almejamos as seguintes – que começam a ser desenvolvidas ao longo de todo o percurso da graduação e que, futuramente, o egresso deve continuar evoluindo, desenvolvendo, aprimorando e inovando, ao longo de sua vida pessoal e profissional:

  • Responsabilidade;
  • Sensibilidade;
  • Empatia e relacionamento de confiança;
  • Respeito;
  • Possuir compreensão clara da própria personalidade;
  • Maturidade pessoal e profissional (frutos de construção pessoal e escolhas cotidianas);
  • Competência técnica;
  • Coragem;
  • Autonomia;
  • Imaginação criadora;
  • Maleabilidade;
  • Generosidade;
  • Conhecimento de si próprio (autoconhecimento);
  • Conhecimento do ser humano;
  • Conhecimento das dinâmicas da personalidade;
  • Atitude profissional na relação com o cliente;
  • Sensibilidade intelectual equilibrada;
  • Exatidão de consciência (desenvolvendo 5 critérios da subjetividade);
  • Ordem estética, ordem moral e ordem econômica;
  • Conhecimento teórico da Ciência Ontopsicológica;
  • Conhecimento técnico dos instrumentos da Ontopsicologia e desenvolver experiência técnica;
  • Intuito natural: possui um temperamento, uma sensibilidade ou atitude natural à curiosidade em direção aos outros;
  • Estudo e cultura ampla e em evolução, com preparação e atualização contínua da técnica: atualizar-se e especializar-se continuamente a partir da própria virtualidade potencial;
  • Caráter amadurecido pela vida e sempre aberto a metabolizar o novo (experiência contínua);
  • Elevada ética profissional: trata-se de uma profunda metanoia e um comportamento de vida que determina a exatidão da função organísmica;
  • Profunda humildade e coragem por parte do consultor frente a si e ao outro;
  • Desenvolvimento da lógica e da prática do Life Long Learning;
  • Capacidade de mudança e flexibilidade.

Além dos exercícios de análise, reflexão, discussões e avaliações constantes para se chegar a estes pontos, entre Corpo Docente, Coordenação e NDE, envolvendo também os discentes, as reflexões também são baseadas em estudos teóricos e experimentais dos autores Cardoso (1985), Rogers (1997), Meneghetti (1982; 2010; 2013; 2016) e Moreira (2019).

Outras atuações, concomitante à formação do consultor e executivo, são as possibilidades de atuar como professor/docente e pesquisador na área da Ciência Ontopsicológica.

-Professor e Pesquisador: o curso também habilita e qualifica o egresso a seguir a carreira acadêmica, atuando como professor e pesquisador capacitado a identificar nos objetos e problemáticas investigadas a causalidade primeira dos efeitos que operam dentro do homem, das organizações e da sociedade.

Como professor no ensino superior o profissional formado em Ontopsicologia possui as seguintes atribuições:

  • Leciona Ontopsicologia em cursos superiores diretamente e/ou leciona disciplinas de Formação Empreendedora e Liderança e disciplinas FOIL (de Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística) em cursos superiores, selecionando, dentre os diversos conhecimentos da Ciência Ontopsicológica e seus aspectos interdisciplinares, os conteúdos teórico-práticos pertinentes aos objetivos do curso no qual se insere a disciplina, possibilitando, por meio das técnicas didáticas adequadas formas ao aluno para a compreensão e utilização/aplicação dos conhecimentos da Ontopsicologia;
  • Ministra aulas de Ontopsicologia tanto para o Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, quanto para a formação de outros profissionais de nível superior que demandam conhecimentos técnico-científicos da Ciência Ontopsicológica;
  • Deve propiciar condições necessárias, por meio da docência, ao desenvolvimento de atitude científica, análise crítica e reflexiva e postura ético-profissional do discente;

Como pesquisador científico o profissional formado em Ontopsicologia possui as seguintes atribuições:

  • Trabalha com os fundamentos históricos e epistemológicos que permitem ao o conhecimento e o avanço das bases epistemológicas presentes na construção do campo de saber da Ontopsicologia, por meio do desenvolvimento de uma capacidade para avaliar crítica e reflexivamente as linhas de pensamento na Ontopsicologia;
  • Trabalha com horizontes teórico-metodológicos que garantem a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Ontopsicologia, realizando pesquisa teórica e pesquisa empírica de aplicação prática. Inicia o percurso de investigação científica por meio dos Projetos de Pequenas Teses com as atividades de iniciação científica ao longo dos quatro primeiros Módulos do Curso, que evoluem, posteriormente, para o Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso final e também para a formação do próprio Trabalho de Conclusão de Curso. E, certamente, este será o início de atividades e de carreiras de Pesquisa em Ontopsicologia, futuramente, para aos egressos;
  • Trabalha com procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de análise e de intervenção quanto a competência para selecioná-los, avalia-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional em Ontopsicologia.

O Bacharel em Ontopsicologia poderá ter como ambientes de atuação, deste modo, em empresas, organizações, escolas privadas e públicas, Instituições de Ensino Superior(universidades, centros universitários e faculdades), ONG’s, instituições privadas e públicas, centros de qualificação profissional, institutos de pesquisa, também pode atuar de forma autônoma em seu próprio negócio(empresa própria) e em escritórios de consultoria.

Ao longo do Bacharelado em Ontopsicologia, a Faculdade oferta unidades curriculares direcionadas(UCD), que podem endereçar o acadêmico a uma área de interesse por meio da participação em aulas de outros cursos do ensino superior oferecidos pela AMF.Por meio da proposta interdisciplinar, o Bacharel em Ontopsicologia pode prosseguir sua formação, se assim optar, em outro curso de nível de graduação ofertado pela IES(bacharelado, licenciatura e/ou tecnológico), possuindo prioridade de vaga e aproveitando automaticamente disciplinas cursadas na graduação almejada, facilitando uma Bi-Graduação.Também poderá prosseguir seus estudos diretamente a um nível de Pós-Graduação – Lato Sensu ou Stricto Sensu.

Além disso, profissionais já graduados e atuantes no mercado de trabalho, na sociedade e nas organizações também podem cursar Ontopsicologia e com este conhecimento qualificar e aprimorar sua formação técnica em prol do ser humano.

Por fim, o curso nasceu com o diferencial do egresso formado em Ontopsicologia, capaz de conhecer e interpretar as diversas linguagens do universo “homem”/“humano” com racionalidade ontológica e autorresponsabilidade, não somente como resultado de uma ação, mas também de uma forma de pensar, onde o agente central é o ser humano, inovador do futuro contexto científico, profissional, técnico e humano.

Fonte: Capítulo sobre o Perfil Profissional do Egresso do Bacharelado em Ontopsicologia (p. 29-36), no Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), ano 2020.

Matriz Curricular

Faça o download:

Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia

Curso Autorizado pela Portaria MEC nº 563/2014, de 30/09/2014, publicada em D.O.U. em 01/10/2014.
Curso Nota (Conceito): Nota 5 (máxima) no MEC.

Curso Reconhecido pela Portaria MEC nº 238/2019, de 22/05/2019, publicada em D.O.U. em 27/05/2019.
Curso Nota (Conceito): Nota 5 (máxima) no MEC.

Professores

Patrícia Wazlawick
Patrícia Wazlawick
  • Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF;
  • Doutora em Psicologia (UFSC);
  • Mestre em Psicologia (UFPR);
  • Especialista em Psicologia, com abordagem em Ontopsicologia, pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico (Faculdade Antonio Meneghetti-AMF);
  • Graduada em Musicoterapia (FAP-PR);
  • Gestora Administrativo-Financeira da AMF;
  • Professora do Bacharelado em Ontopsicologia e dos Cursos de Graduação em Administração, Direito e Sistemas de Informação da AMF;
  • Professora da Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF;
  • Realiza Consultoria de Autenticação para jovens;
  • Integrante da Academia Iberoamericana de Doutores em Educação - AIBDE;
  • Cursando Especialização Lato Sensu em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização (PUC-RS)
  • Pesquisadora na Área de Ontopsicologia e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da AMF.  

Acesse o Lattes de Patrícia Wazlawick

Alécio Vidor
Alécio Vidor
  • Doutor em Filosofia (pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino em Roma);
  • Pós-Doutorado em Ontopsicologia (pela Escola Superior de Ontopsicologia, Associação Internacional de Ontopsicologia-A.I.O., Roma);
  • Mestre em Filosofia (pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino em Roma);
  • Especialista em Ontopsicologia (pela Associação Internacional de Ontopsicologia em Roma);
  • Formação em Psicanálise Clínica (pelo Programa de Formação Profissional em Psicanálise Clínica pela Escola Superior de Psicanálise de São Paulo);
  • Bacharel em Pedagogia (pela Universidade de Passo Fundo-UPF);
  • Licenciado em Pedagogia (pela Universidade de Passo Fundo-UPF);
  • Licenciado em Filosofia (pela Universidade de Passo Fundo-UPF);
  • Professor dos Cursos de Graduação em Administração, Direito, Sistemas de Informação, Bacharelado em Ontopsicologia e Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Antonio Meneghetti;
  • Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti.

Acesse o Lattes de Alécio Vidor

Almir Foletto
Almir Foletto
  • Diretor/Presidente da Foletto Agro (Itaqui, RS);
  • Graduado em Zootecnia (UFSM);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersbugo-Rússia);
  • Especialista em MBA Business Intuition Agronegócios (Faculdade Antonio Meneghetti);
  • Professor convidado do Bacharelado em Administração e dos Cursos de Pós-Graduação (MBA e Especialização) da Faculdade Antonio Meneghetti.
Ana Claudia Guske
Ana Claudia Guske
  • Licenciada em Filosofia (IPA);
  • Bacharel em Administração (UERGS);
  • Tecnóloga em Gastronomia (UFCSPA);
  • Especialista em Gestão Pública e Democracia (UERGS);
  • Pós-graduanda Lato-Sensu em História da Alimentação e Patrimônio Cultural (UNISC);
  • Mestra em Desenvolvimento Regional (UNISC);
  • Possui experiência docente na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG);
  • Compõe o corpo administrativo da Universidade Estadual do RGS (UERGS);
  • Professora dos Cursos de Administração e Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF);
  • Professora do curso de gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Acesse o Lattes de Ana Claudia Guske

Annalisa Cangelosi
Annalisa Cangelosi
  • Doutora em Pedagogia Experimental (Università degli Studi di Roma "La Sapienza", Itália);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Especialista em Ciências Motoras e Esportivas e Bacharela em Educação Física (Università degli Studi di Roma "Foro Italico", Itália);
  • Professora e Pesquisadora nos Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), Brasil;
  • Formadora em Ontopsicologia, para estudantes e profissionais em instituições internacionais públicas e privadas.

Acesse o Lattes de Annalisa Cangelosi

Any Regina Rothmann
Any Regina Rothmann

Professor Convidado

  • Empresária e empreendedora Hotel Capo Zorial (Recanto Maestro);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia);
  • Bacharel em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia);
  • Diretora Comercial da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF);
  • Conselheira da Fundação Antonio Meneghetti – Pesquisa Científica Humanista Cultural Educacional;
  • Professora da disciplina de “Estética como Ética” nos Cursos de Graduação da Faculdade Antonio Meneghett 

 

Bruno Fleck da Silva
Bruno Fleck da Silva
  • Mestrado em Filosofia (UFSM).
  • Cursando Especialização em Ontopsicologia (AMF).
  • Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia (Centro Universitário Claretiano, CEUCLAR);
  • Graduado e Licenciado em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC Camp);
  • Desenvolve projeto de pesquisa na área de Filosofia Contemporânea e Ética;
  • Estudioso de Ontopsicologia;
  • Professor do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia e Administração da AMF;
  • Possui experiência na área de Música, é organista.

Acesse o Lattes de Bruno Fleck da Silva

Carmen Spanhol
Carmen Spanhol
  • Doutora em Educação - UDELMAR-CL/Revalidação UFSCar-SP
  • Mestre em Psicologia - PUC/RS;
  • Graduada em Psicologia - UPF/RS;
  • Graduada em Psicologia Licenciatura Plena - UPF/RS;
  • Especialista em Psicologia com abordagem Ontopsicológica - Universidade Estatal de São Petersburgo/UESP – RU;
  • MBA Business Intuition: o Empreendedor e a Cultura Humanista pela Faculdade Antonio Meneghetti - AMF/RS;
  • Formação em Psicodrama - CONTTEXTO/ PR;
  • Formação em Coaches Executivos e Empresariais – ABRACEM/Universidade da Industria/ PR;
  • Atuou como Professora nas Universidades: Estadual do Paraná - UNESPAR Campus de Curitiba II - FAP; UNIOESTE; UNOESC e Universidade Positivo;
  • Docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Antonio Meneghetti -  AMF;
  • Atua nas áreas de Formação e Consultoria.

Acesse o Lattes de Carmen Spanhol

Clarissa Miranda
Clarissa Miranda
  • Doutora em Letras (UFSM);
  • Mestre em Comunicação (UFSM);
  • Professora de Graduação da AMF;
  • Secretária Executiva da Associação OntoArte;
  • Coordenadora da Orquestra Jovem Recanto Maestro;
  • Repórter da Revista Performance Líder;
  • Cursou MBA em Marketing (FGV-SP);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicologico (AMF);
  • Graduada em Jornalismo (UFSC);
  • Assessora de Marketing no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.

Acesse o Lattes de Clarissa Mazon Miranda

Claudiane Weber
Claudiane Weber
  • Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP);
  • Mestre em Engenharia da Produção (UFSM);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF);
  • Graduada em Biblioteconomia (UFSC);
  • Parte da Comissão para Implantação do Repositório Institucional e da Rede Cariniana Lockss de preservação digital (UFSM);
  • Implantou e é diretora da Biblioteca Humanitas (AMF);
  • Realizou estágio doutoral na ÅBO Akademi University, Finlândia;
  • Pós-graduada em Psicologia Social na Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialização em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti(AMF);
  • Está na Direção das Bibliotecas da UFSM e coordena o grupo de trabalho  Manancial Repositório Institucional que faz a preservação e divulgação científica da Universidade;
  • É professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo-UDESC) - Florianópolis;
  • Pesquisa imagens e fotografias, comportamento informacional, práticas informacionais, literacia visual e Ontopsicologia.

Acesse o Lattes de Claudiane Weber

Cláudio Carrara
Cláudio Carrara
  • Empresário;
  • Conselheiro do Recanto Maestro;
  • Professor dos Cursos de Graduação (Sistemas de Informação, Administração e Bacharelado em Ontopsicologia) da AMF;
  • Mestre em Administração (UNISINOS);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Graduado em Administração (UFRGS);
  • Sócio-fundador do Grupo Meta;
  • Diretor da Orquestra Jovem Recanto Maestro (projeto promovido pela Associação OntoArte e Fundação Antonio Meneghetti).

Acesse o Lattes de Cláudio Correa Carrara

Claudio Toscan Junior
Claudio Toscan Junior

Professor Convidado

  • Professor Convidado do Bacharelado em Ontopsicologia nas disciplinas de “Arte e Cultura Humanista I” e “Arte e Cultura Humanista II”;
  • Graduado em “Educação Artística, Habilitação em Artes Plásticas, Licenciatura” pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em 2004, Florianópolis-SC;
  • Realizou formação em Pintura Contemporânea na República Sem Temporânea em Florianópolis (2005); de 2006 à 2010 participou de Seminários e Congressos de OntoArte em São Paulo-SP e Recanto Maestro-RS; em 2008 realizou Curso de Aquarela no Estúdio “A Casa” em Florianópolis; em 2009, Mosaico no Estúdio Carina Zagonel em Florianópolis; em 2011, Azulejaria e vitral em Íris Arte Vítrea, Florianópolis; em 2012, Arte Sumi-e com a Mestre Suely Shiba em Comunidade Budista de Florianópolis;
  • Atualmente atua como professor de desenho, pintura e história da arte em seu próprio atelier em Florianópolis-SC e na Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), além de Curadoria e apresentação das sessões do projeto Museus Virtuais;
  • Dentre suas publicações estão o Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “A Cópia no Processo de Aprendizado do Desenho Artístico” e a criação dos textos e seleção de imagens para o “Catálogo de Artes II” da editora IESDE de Curitiba-PR;
  • Realiza diversas exposições artísticas individuais e coletivas em importantes casa de cultura em Santa Catarina-SC.
Elena Lyutikova
Elena Lyutikova

Professor Convidado

  • Graduada em Psicologia;
  • Psicóloga e Consultora;
  • Realiza atividades de consultoria em empresas no âmbito de Recursos Humanos;
  • Professora de Psicologia e Ontopsicologia junto à Associação Eslava de Ontopsicologia e à Universidade Estatal de Ciências Sociais da Rússia (Moscou, Rússia);
  • Professora convidada no Bacharelado em Ontopsicologia, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (MBA e Especialização) da AMF.
Érico Azevedo
Érico Azevedo
  • Doutor em Psicologia (PUC-SP);
  • Mestre em Filosofia (PUC-SP);
  • Mestre em Engenharia Elétrica (UNICAMP);
  • Especialista em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Psicólogo (graduado pela PUC-SP);
  • Pesquisador duas vezes agraciado com o Prêmio Meneghetti da Fundação de Pesquisa Científica Antonio Meneghetti da Suíça para a pesquisa científica em Ontopsicologia.

Acesse o Lattes de Erico Azevedo

Fernanda Martins
Fernanda Martins

 

  • Doutora em Psicologia Social e Institucional (UFRGS);
  • Mestre em Psicologia (UFSM);
  • Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Estratégia (FGV);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico (AMF);
  • Graduada em Psicologia (UNISINOS);
  • Professora do Bacharelado em Ontopsicologia;
  • Consultora e Psicoterapeuta;
  • Doutorado em Psicologia Social e Institucional, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Acesse o Lattes de Fernanda Martins

Gilberto Orengo de Oliveira
Gilberto Orengo de Oliveira

Professor Convidado

  • Doutor em Engenharia Mecânica (UFRGS);
  • Mestre em Física (UFSM);
  • Graduação em Física Licenciatura (UFSM); 
  • Professor adjunto da Universidade Franciscana (UFN);
  • Tem experiência na área de Física, com ênfase em Transporte de Partículas Neutras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, aprendizagem significativa, bnct, feedback processual e transporte de nêutrons;
  • Professor Convidado do Bacharelado em Ontopsicologia nos conteúdos de Física Quântica (Mecânica Quântica) e Física Nuclear (Física das Partículas) na disciplina de “Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Ontopsicologia III”, Módulo 3.

Acesse o Lattes de Gilberto Orengo de Oliveira

Gustavo dos Santos Oliveira
Gustavo dos Santos Oliveira
  • Mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagem (UFN);
  • Bacharel em Direito (Centro Universitário UNIFIEO, Osasco-SP);
  • Advogado com experiência profissional;
  • Cursando Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Escola Paulista de Direito;
  • Cursando o Bacharelado em Ontopsicologia (Faculdade Antonio Meneghetti- AMF);
  • Professor do Bacharelado em Ontopsicologia e do Bacharelado em Direito (AMF). 

Acesse o Lattes de Gustavo dos Santos Oliveira

Helena Biasotto
Helena Biasotto
  • Doutora em Educação, Universidade Internacional São Stanislaus, Santiago do Chile (UISEK);
  • Mestre em Economia (UFRGS);
  • Especialista em Psicologia com Abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialista em Câmbio e Operações Internacionais (FGV);
  • Especialista em Economia Gaúcha (UNISINOS);
  • MBA em Administração Bancária (ASBACE);
  • MBA em Finanças (Banco Central do Brasil);
  • Graduada em Ciências Econômicas (UNISINOS);
  • Diretora Institucional da AMF;
  • Professora dos Cursos de Administração, Direito, Bacharelado em Ontopsicologia e Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA da AMF.

Acesse o Lattes de Helena Biasotto

Horácio Chikota
Horácio Chikota
  • Médico;
  • Especialista em Patologia e Citopatologia (UFSC);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Diretor da IMP Laboratório Médico (Florianópolis-SC);
  • Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF;
  • Professor do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da AMF;
  • Pesquisador integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da AMF;
  • Pesquisador integrante do Comitê de Pesquisa da Fundação Antonio Meneghetti;
  • Temáticas de estudo e pesquisa: Psicossomática, Patologia, Citopatologia e Ontopsicologia.

Acesse o Lattes de Horácio Chikota

Isabele Pereira
Isabele Pereira
  • Mestre em Letras com Área de Concentração em Literatura Comparada (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI, Campus de Frederico Westphalen);
  • Graduação em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (UNIFRA);  
  • Atuou como professora substituta de Língua Latina e Filologia Românica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 
  • Professora do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF;
  • Professora de Língua Espanhola no Núcleo de Idiomas da AMF.

Acesse o Lattes de Isabele Pereira 

Josemar Soares
Josemar Soares
  • Doutor em Filosofia (UFRGS);
  • Mestre em Ciência Jurídica (UNIVALI);
  • Mestre em Educação (UFSM);
  • Especialista em Psicologia Social com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia);
  • Professor do Bacharelado em Direito, Bacharelado em Ontopsicologia, Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF;
  • Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), responsável pelas disciplinas Teoria Política, Ética, Direito e Sociedade e Produção do Direito;
  • Como docente atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da Justiça, Humanismo, Política Jurídica e Critério Ético Existencial;
  • Consultor e Coach;
  • Proprietário da Kritérion Consultoria.

Acesse o Lattes de Josemar Soares

Juliane Neves Fiorezi
Juliane Neves Fiorezi
  • Graduação em Bacharelado em Musicoterapia (Faculdade de Artes do Paraná-FAP PR);
  • Especialização Lato-Sensu em Gestão e Produção Cultural (Universidade Tuiuti do Paraná-UTP);
  • MBA Business Intuition Identidade Empresarial (Antonio Meneghetti Faculdade);
  • Pós-Graduanda em Especialização Lato-Sensu em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (Antonio Meneghetti Faculdade);
  • Pós-Graduanda em Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia);
  • Desde 2014 atua como produtora executiva da Ontopsicológica Editora Universitária e da Revista Performance Líder;
  • Professora do Curso de Bacharelado em Administração da AMF;
  • Integrante do Projeto Jovem & Tecnologia (Grupo Meta, Fundação Antonio Meneghetti e AMF);
  • É integrante do Conselho da Empresa Master Jr. - Empresa Júnior da AMF.
  • Mestrado em Promoção da Saúde na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Acesse o Lattes de Juliane Neves Fiorezi

 

 

Leici Landherr Moreira
Leici Landherr Moreira

- Mestre em Letras com Área de Concentração em Estudos Linguísticos (UFSM);

- Graduação em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e respectiva Literatura (UnB);

- Professora do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF;

- Tem experiência na área de Língua Grega, Filologia do Português e Português Histórico, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, edição e análise de manuscritos antigos;

Acesse o Lattes de Leici Landherr Moreira

Maria Tereza Andreola
Maria Tereza Andreola
  • Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL):
  • Especialização em Gestão de Negócios e Intuição (Faculdade Antonio Meneghetti-AMF);
  • Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo – Rússia);
  • Especialização em Psicologia para o Magistério Superior (UNIVALI);
  • Especialização em Ontopsicologia (Centro de Ensino Unificado de Brasília-UniCEUB);
  • Especialização em Administração dos Serviços de Saúde (Universidade de Ribeirão Preto);
  • Graduação em Psicologia (UPF);
  • É Consultoria individual nas áreas da psicologia de liderança, psicologia existencial e psicossomática, e atua com Consultoria de Autenticação;
  • Professora do Bacharelado em Ontopsicologia e dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF.

Acesse o Lattes de Maria Tereza Andreola

Mateus Renard Machado
Mateus Renard Machado
  • Mestre em Filosofia (UFSM);
  • Especializando em Advocacia Trabalhista;;
  • Graduado em Filosofia (UFSM);
  • Graduado em Direito (UFSM);
  • Advogado (atua nas áreas de Direito Civil e Trabalhista);
  • Sócio Fundador da Renard, Madruga e de Paula Advocacia;
  • Professor das disciplinas de Filosofia I e II do Bacharelado em Direito da AMF;
  • Professor da disciplina de Lógica no Bacharelado em Ontopsicologia da AMF e Professor da disciplina Trivium: As Artes da Linguagem, nos Cursos de Graduação da AMF.

Acesse o Lattes de Mateus Renard Machado

Michael Fragomeni Penna
Michael Fragomeni Penna
  • Bacharel em Ontopsicologia (AMF);
  • Coordenador Pedagógico dos Projetos Educacionais e Culturais da da Fundação Antonio Meneghetti;
  • Regente e Professor da Orquestra Jovem Recanto Maestro;
  • Fundador da Toccare Conexão Musical;
  • Desenvolveu trabalhos como violista da Camerata Ontoarte, junto da qual e da soprano Carla Maffioletti, realizou em 2016, uma turnê por vários estados brasileiros e a gravação de um CD com obras do compositor Vagner Cunha sobre poemas do artista italiano Antonio Meneghetti. Junto à Camerata Ontoarte, em 2018, tocou como violista, na turnê de estreia da ópera O Quartrilho. Também vem atuando como violinista do Conjunto de Câmara Recanto Maestro, participando em 2017, como grupo residente, do VI Festival de Música Barroca na cidade de Sucre-Bolívia.
  • Atuou como regente e professor de diversas orquestras jovens no Brasil e no exterior, destacando a atuação junto a Orquestra da Academia Nacional de Música “Man Cesped” (Cochabamba-Bolivia), Orquestra Jovem de Tarija (Tarija-Bolivia), IX Seminario Internacional Portuguesa (Acarigua – Venezuela), Canarinhos do Itapety (Mogi das Cruzes – São Paulo) e Orquestra de Sopros de Pindoretama (Pindoretama – Ceará);
  • Professor do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.

Acesse o Lattes de Michael Fragomeni Penna

Paolo Zenorini
Paolo Zenorini

Professor Convidado

  • Doutor em Filosofia e Teologia (Dottorato di Ricerca – Universidade de Viena, Áustria);
  • Doutor em Filosofia e Teologia (Dottorato di Ricerca – Università Antonianum di Roma, Itália);
  • Bacharel em Filosofia e Teologia (Facoltà Universitaria di Filosofia e Teologia, Università degli Studi di Perugia e Università Lateranense di Roma, Itália);
  • Iniciou Graduação em Direito (Facoltà di Giurisprudenza, Università di Trento, Itália);
  • Diploma di maturità junto ao Istituto Tecnico Commerciale di Bolzano;Professor de Ontopsicologia com atuação internacional;
  • Professor Convidado do Bacharelado em Ontopsicologia (AMF);
  • Empresário.

 

Patrícia Martins
Patrícia Martins
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico (pela Faculdade Antonio Meneghetti - AMF);
  • Graduada em Psicologia (Bacharel e Licenciatura) (pela PUC-MG);
  • Psicóloga e Psicoterapeuta Clínica e Organizacional;
  • Experiência empresarial em seleção de pessoas com enfoque no Desenvolvimento Humano;
  • Experiência em Organização 3º Setor (ONG);
  • Professora do Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

Acesse o Lattes de Patrícia Martins

Rafael Padilha
Rafael Padilha
  • Doutor em Ciências Jurídicas pela UNIVALI e pela Università degli Studi di Perugia (em Perugia, Itália);
  • Mestre em Filosofia (UFSC);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialista em Direito Processual Civil (UNIVALI);
  • Graduado em Direito (UNIVALI);
  • Advogado e empresário;
  • Professor do Bacharelado em Ontopsicologia, do Bacharelado em Direito e dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF.

Acesse o Lattes de Rafael Padilha dos Santos

Ricardo Schaefer
Ricardo Schaefer
  • Coordenador da Metodologia FOIL (Formação Empreendedora e Liderança) nos Cursos de Graduação da AMF;
  • Doutor em Administração (UFSM);
  • Mestre em Comunicação Midiática (UFSM);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialista em Gestão de Negócios (UNICID);
  • Jornalista responsável e Editor Chefe da Revista Performance Líder;
  • Graduado em Jornalismo (UFSC);
  • Professor do Bacharelado em Ontopsicologia e dos Cursos de Graduação em Administração, Direito e Sistemas de Informação da AMF;
  • Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF.

Acesse o Lattes de Ricardo Schaefer

Silvia Pizzano Gallo
Silvia Pizzano Gallo

Professor Convidado

  • Professora na Educación Primaria en A.N.E.P. - C.E.I.P (Montevideo, Uruguay);
  • Diretora da PER SÉ Centro de Fortalecimiento Pedagógico - Formando Alumnos Vencedores para la Vida (Montevideo, Uruguay);
  • Estudiosa de Ontopsicologia e de Pedagogia Ontopsicológica;
  • Professora Convidada do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.
  • Realiza atividades de tradução e revisão nas línguas italiano e espanhol, das obras científicas do Acad. Prof. Antonio Meneghetti, para a Ontopsicológica Editora Universitária. Até o momento já traduziu para o espanhol as obras: La psicología del líder, El arte de vivir de los sabios, Pedagogía ontopsicológica e está trabalhando na tradução do Manual de Ontopsicología.
Tatiana Vereitinova
Tatiana Vereitinova

Professor Convidado

  • Doutoranda em Psicologia;
  • Graduada em Sociologia;
  • M.Phil em Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Cambridge, Inglaterra);
  • Professora de Psicologia e Ontopsicologia junto à Associação Eslava de Ontopsicologia e à Universidade Estatal de Ciências Sociais da Rússia (Moscou, Rússia);
  • Experiência na realização de projetos no setor de ensino e organização de congressos e conferências internacionais no âmbito da formação há mais de 10 anos;
  • Professora convidada no Bacharelado em Ontopsicologia, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (MBA e Especialização) da AMF.
Tereza Cristina Carvalho
Tereza Cristina Carvalho

Professor Convidado

  • Professora Associada da Escola Politécnica – Universidade de São Paulo (USP);
  • Professora visitante na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (Paris, França);
  • É fundadora e diretora geral do LASSU (Laboratório de Sustentabilidade em TI) e cofundadora e pesquisadora principal do LARC (Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores), ambos laboratórios de pesquisa e ensino do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais;
  • Foi fundadora e coordenadora do CEDIR-USP (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática) de 2009-2015;
  • Foi assessora de TI da USP no período de 2010-2013 e diretora geral do CCE-USP (Centro de Computação Eletrônica) no período de 2006-2010;
  • É Sloan Fellow 2002 pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology);
  • Obteve seu doutorado em Redes de Computadores pela Escola Politécnica em 1996;
  • Recebeu diversos prêmios referentes à Inovação Tecnológica e Sustentabilidade: Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade (2013 e 2015), Inovação ARede (2013), Prêmio de Sustentabilidade nas categorias Tecnologia, Ambiente e Social (2013), Prêmio Mário Covas em Inovação do Governo do Estado de São Paulo (2008, 2009 e 2010) e Iniciativa Verde da Info Exame (2010);
  • Hoje coordena diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento para os sectores privado e público em Computação Verde, Eficiência Energética em TI, Governança de TI e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva da Moda, Internet do Futuro, Computação em Nuvem, DMZ Científica e Segurança;
  • Tem publicado diferentes livros e artigos científicos e tecnológicos em periódicos e conferencias nacionais e internacionais;
  • É Professora Convidada do Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF);

Acesse o Lattes de Tereza Cristina Carvalho

Tommy Akira Goto
Tommy Akira Goto

Professor Convidado

  • Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas;
  • Mestre em Filosofia e Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo;
  • Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos;
  • Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  • É membro-colaborador do Círculo Latinoamericano de Fenomenologia (CLAFEN) e membro-assistente da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos SIEH;
  • Tem experiência docente na Psicologia, com ênfase em Psicologia Fenomenológica de Edmund Husserl e Edith Stein. Tem atuado e pesquisado as seguintes áreas: Fenomenologia e Psicologia, Fenomenologia husserliana e steiniana, Psicologia Fenomenológica, Intervenção em Crise, Políticas Públicas e Psicologia Fenomenológica, Atuação do Psicólogo no SUS e Psicologia e Fenomenologia da Religião;
  • Professor Convidado do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF, nos conteúdos de Introdução à Fenomenologia e Edmund Husserl na disciplina de “Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Ontopsicologia III”, no Módulo 3 do Curso.

Acesse o Lattes de Tommy Akira Goto

Vanessa Alves Nabarros
Vanessa Alves Nabarros
  • Design de Moda (UNIVALI – Balneário Camboriú);
  • Graduada no Bacharelado em Ontopsicologia (AMF);
  • Especialista Pós-Graduada em MBA Gestão do Varejo (UNICDI, Passo Fundo);
  • Empresária;
  • Experiência internacional nas atividades de formação e internacionalização da AMF e Curso de Língua Inglesa nos Estados Unidos;
  • Professora do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.

Acesse o Lattes de Vanessa Nabarros

 

 

 

 

Victoria Dmitrieva
Victoria Dmitrieva

Professor Convidado

  • PhD em Psicologia;
  • Diretora do Departamento de Ontopsicologia Social da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de Ciências Sociais da Rússia (Moscou, Rússia);
  • Presidente da Associação Eslava de Ontopsicologia;
  • Diretora da Fundação Científica Antonio Meneghetti (Moscou, Rússia);
  • Psicóloga e Consultora;
  • Experiência profissional de consultoria e de docência há mais de 17 anos;
  • Experiência na realização de projetos no setor de ensino e organização de congressos e conferências internacionais no âmbito da formação há mais de 22 anos;
  • Possui mais de 50 publicações na área de Psicologia em revistas científicas;
  • Professora convidada no Bacharelado em Ontopsicologia, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (MBA e Especialização) da AMF.
Wesley Lacerda
Wesley Lacerda
  • Mestre em Administração, UNISINOS;
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Graduado em Ciências Econômicas, UFRGS;
  • Graduado Educação Física, UFRGS;
  • Empresário Sócio Grupo Meta;
  • Experiência na área de ciência da computação e serviços de informática.

Acesse o Lattes de Wesley Lacerda

Ciência Ontopsicológica

Para mais informações sobre a Ciência Ontopsicológica, acesse aqui:

Acesse aqui

Laboratórios do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia

O Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da AMF possui para atividades acadêmicas e de formação teórico & prática dos discentes os seguintes Laboratórios Didáticos de Formação Específica e Laboratório Didático de Formação Básica implementados, segundo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

  • Laboratório de Práticas Profissionais e Estudos em Ontopsicologia, Inovação e Desenvolvimento Humano: este é o Laboratório Didático de Formação Específica do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia que se ocupa da realização de atividades de formação prática dos alunos do curso, preparando o aluno para o mercado de trabalho, fomentando estudos e pesquisas na área da Ciência Ontopsicológica, realizando também a articulação com a comunidade acadêmica e com a sociedade.
  • Laboratório de Formação Humanista Ontopsicológica de Jovens: que, no Curso de Bacharelado em Ontopsicologia é composto por professores e alunos do curso, realizando, principalmente, as atividades práticas de Weekend Lifes, Jornadas da Vida e Semana Acadêmica Internacional do Curso, todas atividades em parceria com a Coordenação do Bacharelado em Ontopsicologia;
  • Laboratório de Práticas Profissionais e Estudos em Ontopsicologia: é composto por professores e alunos do curso, realizando atividades práticas de formação de alunos juntamente à Central de Carreira, atividades de Consultoria de Autenticação, atividades de Mentoria, atividades de Direção Vocacional e diversas atividades de aprimoramento, oficinas e projetos profissionais. Para mais informações, contatar: lab.ontopsicologia@faculdadeam.edu.br.
  • Núcleo de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia: este laboratório envolve as disciplinas de “Projeto Pequena Tese I, II, III e IV”, “Metodologia Científica e da Pesquisa” e “Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”. Este Núcleo/Laboratório já realizou, até o final de 2018, 10 Mostras de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia e possui publicações nos Cadernos de Ontopsicologia-Edições Especiais da Revista Saber Humano. Envolve diretamente 6 docentes, todos os docentes orientadores de TCC e os alunos do Curso.

    O Núcleo de Iniciação Científica é construído no Bacharelado em Ontopsicologia justamente considerando a possibilidade de formação do egresso também como um futuro pensador e pesquisador científico na área da Ontopsicologia e conjuntamente em suas interfaces interdisciplinares. Além disso, é uma demanda que surge na contemporaneidade, no ambiente universitário e acadêmico, abrindo espaço para a configuração de redes de pesquisa e de colaboração nos contextos emergentes atuais no que diz respeito ao aspecto científico, da produção científica da integração das ações realizadas na formação universitária entre ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, é um espaço para o desenvolvimento de redes de pesquisa e colaboração entre discentes e docentes no Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.
  • Laboratórios Didáticos de Formação Básica: o Curso de Bacharelado em Ontopsicologia conta com as seguintes atividades e projetos práticos em seu Laboratório Didático de Formação Básica, que também são abertos aos alunos dos demais Cursos de Graduação da AMF:
    • Núcleo de Idiomas: No Núcleo de Idiomas da AMF os alunos podem cursar, no formato de cursos de Extensão, a língua inglesa, língua italiana e língua espanhola ofertados aos alunos e ministrados por professores que ou falam nativamente o idioma ou tiveram grande vivência no país no qual o idioma é o oficial. E esta atividade integra o Laboratório Didático de Formação Básica do Curso de Ontopsicologia, com grande incentivo à formação e experiências internacionais dos alunos do curso. Para mais informações, contate: nucleodeidiomas@faculdadeam.edu.br .
    • Intercâmbios Culturais e Linguísticos: para os alunos que querem fazer parte da sua formação no exterior, a AMF tem parcerias com instituições de ensino da Europa e da América Latina, permitindo ao aluno uma experiência de intercâmbio cultural e para o estudo de línguas, expandindo perspectivas e ampliando a visão de mundo. As Universidades Internacionais com as quais a AMF possui Acordo de Cooperação Científico Acadêmico e demais Escolas e Entidades Internacionais são:
      • Universidade Estatal de São Petersburgo (SPBU), em São Petersburgo-Rússia;
      • Università per Stranieri di Perugia, em Perugia-Itália;
      • Università degli Studi di Torino, em Torino-Itália;
      • Regent School, em Londres-Inglaterra;
      • Centro de Língua Italiana Calvino, em Firenze-Itália;
      • Scuola Leonardo da Vinci, em Roma, Firenze, Siena e Milano-Itália;
      • Universidad Autónoma de Madrid, em Madrid-Espanha;
      • Escola Don Quijote, em diversas cidades da Espanha e da América Latina;
      • Escola Enforex, em diversas cidades da Espanha;
      • Universidad San Martín de Porres, em Lima-Perú;
      • Academia Iberoamericana de Doutores em Educação, com a integração de Universidades de Lima-Perú, Brasil, Uruguai, Chile e Equador.
      • Para mais informações, contate: international.relations@faculdadeam.edu.br.
    • Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL): o projeto tem o intuito de promover o aprofundamento e a atualização sobre a funcionalidade lógico-textual da redação acadêmica, a partir de estudos fundamentados na gramática e na linguística textual (este projeto é integrante do Laboratório Didático de Formação Básica do Bacharelado em Ontopsicologia). Para mais informações, contate: nel@faculdadeam.edu.br.
    • Trivium – As Artes da Linguagem: projeto inovador que nasce com o intuito de resgatar os elementos fundamentais da educação do jovem na Antiguidade Clássica, período em que eles, antes da formação técnica específica, desenvolviam habilidades fundamentais à evolução racional, por meio das artes da linguagem (Lógica, Gramática e Retórica) (integrante do Laboratório Didático de Formação Básica do Bacharelado em Ontopsicologia e também disciplina eletiva do Curso).

Pesquisas de Conclusão de Curso (TCCs)

No Curso de Bacharelado em Ontopsicologia os alunos realizam pesquisas científicas de conclusão de curso orientadas por um professor orientador ao final do curso. Estas pesquisas podem ser nos formatos de estudos teóricos (revisões sistemáticas e pesquisas teóricas, dentre outras) e pesquisas empíricas, que podem ser aqui visualizadas.

Para acesso aos textos completos com os resultados científicos de cada pesquisa pode ser acessado o Repositório Digital da Faculdade Antonio Meneghetti em: http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/

Trabalhos de Conclusão de Curso da Primeira Turma do Bacharelado em Ontopsicologia: Acesse aqui

Pesquisas de Iniciação Científica – Pequenas Teses

No Curso de Bacharelado em Ontopsicologia existe um Laboratório Didático de Formação Específica que está configurado como Núcleo de Iniciação Científica. Neste Núcleo, alunos e professores orientadores trabalham especificamente em pesquisas de Iniciação Científica durante a graduação, produzindo Pequenas Teses (tesinas) ao longo dos Módulos do Curso.

São pesquisas interdisciplinares entre os principais constructos teóricos e empíricos estudados e apreendidos na interface entre as disciplinas durante cada Módulo e que, ao final, o aluno entrega como um artigo científico escrito e apresenta a uma Banca de Avaliação composta por alunos e professores do Curso.

Com estas atividades são realizadas as Mostras de Iniciação Científica do Bacharelado em Ontopsicologia - momentos para troca para compartilhar experiências e conhecimentos descobertos e produzidos pelos alunos do curso e são editados e publicados os “Cadernos de Ontopsicologia – Iniciação Científica do Bacharelado em Ontopsicologia” nas Edições Especiais da Revista Saber Humano (https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh)

Para conhecer todos os trabalhos já apresentados nas Mostras de Iniciação Científica do Bacharelado em Ontopsicologia – Acesse aqui.

Pesquisa em Ontopsicologia no Brasil

Este levantamento de Estado da Arte apresenta as pesquisas científicas realizadas em âmbito brasileiro nas instâncias Stricto Sensu em Cursos de Doutorado (Teses de Doutorado) e Cursos de Mestrado (Dissertações de Mestrado), Lato Sensu em Cursos de Especialização e MBA’s (Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC), em nível de Graduação (Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC). Na sequência também apresenta Artigos Científicos publicados em Periódicos Científicos, Trabalhos apresentados em Congressos na área e/ou áreas afins (em nível nacional e internacional), Capítulos de Livros e Livros Publicados. São apresentados ainda textos de pesquisas provenientes de trabalhos de Iniciação Científica na área, em nível de Cursos de Graduação (por exemplo, as Pequenas Teses no Curso de Bacharelado em Ontopsicologia).

A todos os autores que são pesquisadores científicos e atuam também na docência no ensino superior em instituições de ensino superior (IES) no Brasil, que possuem Currículo Lattes cadastrado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), foi inserido o endereço eletrônico do respectivo Currículo Lattes abaixo o nome do autor nas planilhas do levantamento realizado

Período alcançado: início no ano de 1973 à hoje.

Elaborado por: Curso de Bacharelado em Ontopsicologia e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Antonio Meneghetti (NIP), maio a novembro de 2019.


Acesse aqui

Estrutura

  • Biblioteca Humanitas (bibliografias técnicas do curso e referência em bibliografias de Cultura Humanista)
  • Salas de aulas equipadas com data-show e ar-condicionado
  • 2 Laboratórios de Informática
  • Empresa Júnior – Master Jr.
  • Incubadora Recanto (Incubadora de empresas e novos projetos na área de Administração e Tecnologia-TI), anfiteatro para aulas ao ar livre
  • Central de Carreira
  • Iara Café (localizado no Hall da AMF)
  • Editora Universitária (localizada no Hall da AMF) – Ontopsicológica Editora Universitária (empresa parceira)
  • Art Digital (localizada na Incubadora Recanto, para os serviços de fotocópia, encadernações e papelaria) (empresa parceira).

Moradias

Casa do Estudante

Casa do Estudante

Manual do morador

Com uma proposta pedagógica conexa à da AMF e estrutura para o aluno viver e estudar, a Casa do Estudante possui quartos duplos mobiliados, banheiro privativo, cozinha comunitária e máquina de lavar. É um ótimo ponto de partida para iniciar a própria estrada.

Endereço: Estrada Recanto Maestro, nº 130

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefone: +55 55 3289-1141

E-mail: casadoestudante@faculdadeam.edu.br

Condomínios

Condomínios

Existe também a opção dos prédios residenciais, com 3 modelos de apartamento disponíveis. Sendo possível morar sozinho ou dividir com colegas.

Endereço: Estrada Recanto Maestro, s/n

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefones: +55 55 3289-1136 | 55 9 9717-6768

E-mail: condominio@fundacaoam.org.br

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço