Antonio Meneghetti Faculdade

Banner Banner Banner Banner Banner Banner Banner
Logo Onto
Logo Onto
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner

Desenvolvimento Humano
Formação de Lideranças e Autorrealização

A Ontopsicologia é uma ciência interdisciplinar e epistêmica que analisa o valor positivo e criativo presente em cada ser humano. Ela é o estudo da lógica do homem real, sadio, responsável e artífice positivo de bem estar e socialidade. A Ontopsicologia afirma a filosofia humanista da vida, que compreende a saúde psíquica, a tensão ao aperfeiçoamento, ao êxito, assim como os valores existenciais, o potencial natural do homem e o seu grande futuro.

É uma ciência de vanguarda que estuda o homem de forma integral e todo o seu arco de ação no contexto social. Quando se diz que estuda o homem de forma integral compreende-se que o estuda em seus aspectos existenciais, psicológicos, biológicos, sociais, de inteligência, na produção de seu trabalho e no desenvolvimento econômico. É a ciência da autorrealização humana e da criatividade.

O Bacharel em Ontopsicologia é um profissional que a nossa sociedade contemporânea requer e também um profissional do futuro, com uma formação versátil na compreensão do ser humano. A Ontopsicologia é utilizada, sobretudo, na área de consultoria empresarial-estratégica, nas áreas de gestão e na formação de lideranças. Pode ser aplicada às mais diversas áreas do saber humano, como na área econômica, sociológica, filosófica, administrativa, jurídica, artística, pedagógica e de educação, dentre outras, permitindo ao egresso um arco variado de atuação.

Vídeo AMF

“A Ontopsicologia descobriu a lógica simples que a vida usa no interior das próprias individuações.” (Acad. Prof. Antonio Meneghetti)

Nexo Ontológico - Definicação da Ciênica Ontopsicológica

Vídeo Nexo
Vídeo Ontopsicologia

Bacharelado em Ontopsicologia modular

“A Ontopsicologia descobriu a lógica simples que a vida usa no interior das próprias individuações.” (Acad. Prof. Antonio Meneghetti)

Vídeo AMF

Nexo Ontológico - Definicação da Ciênica Ontopsicológica

Vídeo Nexo

Bacharelado em Ontopsicologia modular

Vídeo Ontopsicologia

Semestres

1º Semestre


2º Semestre


3º Semestre


4º Semestre


5º Semestre


6º Semestre

Alunos de Ontopsicologia pelo mundo!

Notícias do Curso

Depoimentos de Alunos

  • Bi-Graduação
  • Perfil Profissional do Egresso
  • Matriz Curricular
  • Ciência Ontopsicológica
  • Laboratórios do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia
  • Pesquisas de Conclusão de Curso (TCCs)
  • Pesquisas de Iniciação Científica – Pequenas Teses
  • Pesquisa em Ontopsicologia no Brasil
  • Estrutura
  • Moradias
Você sabe o que é Bi-Graduação?

Como o nome já diz, são dois Cursos de Graduação realizados em conjunto, com aproveitamento de disciplinas em ambos os Cursos.

A Bi-Graduação oferecida pela AMF é a possibilidade do acadêmico cursar dois Cursos de Graduação, de modo simultâneo, com aproveitamento de determinadas disciplinas em ambos.Ao cursá-los e cumprir com todas as atividades acadêmicas e de formação técnica em cada um deles, obterá, assim, dois Diplomas de Graduação em um tempo reduzido se comparado ao que seria se cursasse primeiro um e depois outro, pois estará realizando uma dupla titulação.

Dessa forma, a AMF oferece a Bi-Graduação entre os Cursos de Graduação (Administração, Direito, Sistemas de Informação, Pedagogia) e o Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, seja em disciplinas durante a semana(período noturno) ou em disciplinas de finais de semana(uma vez ao mês).

O Bacharelado em Ontopsicologia busca formar profissionais preparados e líderes, capazes de conquistarem a si mesmo e serem formadores de novos líderes.Seja você também um grande profissional e líder, motivador de novas inteligências e com mais de uma formação técnico-acadêmica, científica e de grande valor no que diz respeito à cultura humanista!

Para mais informações, contate a Coordenação de Curso do Bacharelado em Ontopsicologia: ontopsicologia@faculdadeam.edu.br.


Conheça os Cursos de Graduação da AMF acessando:

Perfil Profissional do Egresso

O Curso de Bacharelado em Ontopsicologia está em consonância com as discussões e demandas atuais do Ensino Superior brasileiro, com seu duplo papel no desenvolvimento social: a construção da cidadania pela formação de profissionais bem qualificados, para os desafios da crescente complexidade tecnológica presente em todas as áreas da atividade humana (e a necessidade, por isso, de manter-se o valor e a dignidade humana neste contexto global informatizado), e também de buscar soluções inovadoras aos novos e crescentes desafios, bem como as exigências do contexto sócio-histórico-político-econômico-cultural de nosso país na contemporaneidade – ou seja, em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho e as novas configurações de sociedade, em um mundo que se apresenta cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambínguo (mundo VUCA ).

São, portanto, demandas humanas, sociais, técnicas e profissionais, que orientam perfis formativos sintonizados à realidade social e econômica, com inúmeras consequências e desdobramentos para a educação superior, que precisa preparar os alunos/futuros egressos em bases científicas, tecnológicas e humanistas que lhe permitam posicionar-se frente às transformações políticas e sociais e a incorporar-se na vida produtiva (cf. Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, Brasília, 2010), que acontecem a nível de necessidades locais, regionais, nacionais e mundiais.

Dessa forma, seguindo estes princípios norteadores e conforme exposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a AMF se propõe a realizar Cursos de Graduação com base na difusão de um referencial que envolve o desenvolvimento da personalidade, entendida como inteligência centrada na ação específica de serviço, onde o papel da pessoa é fundamental e determinante, conjuntamente à formação técnica-profissional.

A AMF constata em sua atuação que a formação intelectual, filosófica, científica, econômica, social, técnica, prática, adicionada à metodologia ontopsicológica na formação do egresso, é indispensável e propedêutica para atingir a racionalidade ontológica necessária ao enfrentamento das complexas relações contemporâneas.

A Ontopsicologia é uma ciência epistêmica e interdisciplinar utilizada, sobretudo, na área de consultoria empresarial-estratégica e na formação de lideranças, no que diz respeito aos mais variados campos de atuação humanista-profissionais do sujeito. Enquanto conhecimento ontológico, a Ontopsicologia pode ser aplicada às mais diversas áreas do saber humano, sobretudo na área econômica, sociológica, filosófica, administrativa, jurídica, artística, pedagógica, física, médica, da arquitetura, etc. Permitindo ao egresso um arco variado de atuação.

O Bacharel em Ontopsicologia terá sensibilidade e competência técnica de análise, observação e investigação acerca da realidade onde está agindo, uma união entre maturidade interior e prática do operador social. O concluinte é dotado de uma capacidade superior de serviço e técnica, além de uma logística de pensamento sócio-filosófica assentada no critério elementar do Humanismo Perene. Isto é, terá e saberá operar a técnica de verificação do nexo ontológico em qualquer situação. Estará apto a fazer uma análise com postura profissional, promovendo as transformações necessárias e com pró-atividade empreendedora (atitude empreendedora). O Bacharelado em Ontopsicologia proporciona ao egresso a capacidade e as competências (conhecimento, habilidades, atitudes) necessárias à formação da racionalidade capaz de atuar responsável e eticamente na sociedade e nas organizações (estas são algumas das competências a serem desenvolvidas pelo discente, e na sequência, serão detalhadas).

Junto disto, as competências para o Séc. XXI também orientam e fazem parte das competências e qualidades de formação do egresso no Bacharelado em Ontopsicologia, tal como as sugestões das 10 Competências de acordo com o World Economic Forum , que para o ano de 2020 são definadas da seguinte maneira: 1) Resolução de problemas complexos; 2) Pensamento Crítico; 3) Criatividade; 4) Gestão de Pessoas; 5) Trabalho em Equipe; 6) Inteligência Emocional; 7) Julgamento e Tomada de Decisões; 8) Orientação para Serviços; 9) Negociação; 10) Flexibilidade Cognitiva.

A Estrutura Curricular do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF foi elaborada de modo a formar profissionais com as seguintes competências e habilidades, também observando os processos avaliativos do Curso e suas orientações, considerando em relação às competências e habilidades gerais, competências e habilidades específicas, bem como as competências valorativas e compromissos éticos, o egresso estará capacitado para:

  • Verificar o nexo ontológico entre indivíduo e problema, entre sujeito e objeto em qualquer situação;
  • Conhecer e aplicar as descobertas da Ontopsicologia na área de atuação, identificando o nexo ontológico;
  • Tomar decisões com atitudes proativa e resolutiva, sendo profissionais criativos e aptos a dar respostas às mudanças aceleradas e em níveis mais completos de decisões;
  • Ser agente e estimulador de inovação;
  • Contínua inovação e renovação no trabalho;
  • (Re)pensar de forma crítica a sociedade e as organizações, atuando e propondo soluções funcionais para o presente e em perspectiva para o futuro;
  • Compreender as dinâmicas visíveis e invisíveis das organizações, antecipando e atuando nas causas de situações problemáticas, ou seja, atua a up-stream analysis;
  • Elaborar projetos interdisciplinares culturais, artísticos, científicos e empresariais;
  • Fomentar a pesquisa científica voltada à inovação sustentável;
  • Ter atitude ao trabalho com mentalidade empreendedora promovendo responsabilidade e reciprocidade;
  • Discernir o campo específico de atuação profissional a partir da compreensão da própria vocação conforme ao próprio projeto de natureza, identificado por meio da consultoria ontopsicológica de autenticação e dos demais instrumentos de intervenção da Ontopsicologia;
  • Relacionar-se multiculturalmente com distinção, devido à vivência contínua internacional oportunizada;
  • Desenvolver o espírito crítico e a disseminação de valores vinculados à ética(inclusa a ética ôntica e/ou de natureza), à cidadania, aos direitos e deveres humanos e à sustentabilidade;
  • Atuar na sociedade e no trabalho de modo interdisciplinar e transdisciplinar;
  • Promover o desenvolvimento do espírito de responsabilidade, de cooperação e de liderança, integrada em uma visão de princípios humanistas;
  • Compreender e atuar a sustentabilidade integral(individual, social, econômica, política, cultural, tecnológica, ambiental e territorial);
  • Atuar localmente/regionalmente com visão global.

As competências e habilidades do Perfil Profissional do Egresso do Bacharelado em Ontopsicologia também são apresentadas sintentizadas na tabela apresentada na sequência:

Quadro: Perfil Profissional do Egresso do Bacharelado em Ontopsicologia(AMF).
Competências e Habilidades Gerais
  • (Re)pensar de forma crítica a sociedade e as organizações, atuando e propondo soluções funcionais para o presente e em perspectiva para o futuro;
  • Tomar decisões com atitudes proativa e resolutiva, sendo profissionais criativos e aptos a dar respostas às mudanças aceleradas e em níveis mais completos de decisões;
  • Ser agente e estimulador de inovação;
  • Contínua inovação e renovação no trabalho;
  • Elaborar projetos interdisciplinares culturais, artísticos, científicos e empresariais;
  • Fomentar a pesquisa científica voltada à inovação sustentável;
  • Atuar na sociedade e no trabalho de modo interdisciplinar e transdisciplinar;
Competências e Habilidades Específicas
  • Verificar o nexo ontológico entre indivíduo e problema, entre sujeito e objeto em qualquer situação;
  • Conhecer e aplicar as descobertas da Ontopsicologia na área de atuação, identificando o nexo ontológico;
  • Compreender as dinâmicas visíveis e invisíveis das organizações, antecipando e atuando nas causas de situações problemáticas, ou seja, atua a up-stream analysis;
  • Discernir o campo específico de atuação profissional a partir da compreensão da própria vocação conforme o próprio projeto de natureza, identificado por meio da consultoria ontopsicológica de autenticação e dos demais instrumentos de intervenção da Ontopsicologia.
  • Desenvolver e aprimorar constantemente um estilo de vida de acordo com a própria identidade, com coerência e maturidade personológica.
Competências Valorativas e Compromissos Éticos
  • Ter atitude ao trabalho com mentalidade empreendedora promovendo responsabilidade e reciprocidade;
  • Relacionar-se multiculturalmente com distinção, devido à vivência contínua internacional oportunizada;
  • Desenvolver o espírito crítico e a disseminação de valores vinculados à ética(inclusa a ética ôntica e/ou de natureza), à cidadania, aos direitos e deveres humanos e à sustentabilidade;
  • Promover o desenvolvimento do espírito de responsabilidade, de cooperação e de liderança, integrada em uma visão de princípios humanistas;
  • Compreender e atuar a sustentabilidade integral(individual, social, econômica, política, cultural, tecnológica, ambiental e territorial);
  • Atuar localmente com visão global.
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Faculdade Antonio Meneghetti(AMF).

As competências desenvolvidas habilitam o egresso atuar como profissional capaz de atender as demandas da Região na qual está inserido, bem como expandir para a vida profissional, para outras Regiões do Estado, do País e também internacionalmente, tornando-se função social.

No que diz respeito às necessidades locais e regionais, as competências e habilidades do perfil profissional do egresso também articulam aspectos muito importantes no que diz respeito à transformação de características específicas da população da Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Historicamente (a partir da análise de dados da história dos municípios da região) e de pesquisas atuais realizadas pela IES acerca das características dos jovens da região, identificamos que possuem uma baixa ambição (ambição entendida no aspecto de “qual ação específica quero para mim”) ao estudo, a se formar, a buscar novas experiências e ao desenvolvimento de si mesmos que não apenas os costumeiros modelos e estereótipos. Sendo assim, a partir do estudo e da formação no ensino superior na IES e principalmente com a utilização também da metodologia ontopsicológica nos cursos de graduação, a partir de pesquisas durante a graduação e do acompanhamento de egressos realizado, verificamos que os jovens começam a acordar para si mesmos, aumentando significativamente os índices de responsabilidade, autonomia, espírito de iniciativa/resolução de problemas, vontade e relação funcional na equipe de trabalho, começam a conhecer mais o seu potencial de inteligência e passam a transformá-lo em ações concretas em suas vidas e no contexto social no qual estão inseridos. Certamente, os próprios jovens são os primeiros beneficiados com isto e assim ajudam a fazer crescer a própria região, as empresas e as organizações. Cenário este que terá novas situações a partir, também, da realização do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia.

O perfil acima delineado habilita e qualifica o egresso a atuar com distinção nos setores público, privado ou terceiro setor, como consultor ontopsicológico, capaz de colher o nexo ontológico entre sujeito e objeto nas mais variadas áreas de intervenção humanista profissionais.O curso também habilita e qualifica o egresso a seguir a carreira acadêmica, atuando como professor e pesquisador capacitado a identificar nos objetos e problemáticas investigadas a causalidade primeira dos efeitos que operam dentro do homem, das organizações e da sociedade.Os resultados já verificados e continuamente presenciados com os atuais estudantes de Graduação e Pós-Graduação da IES permitem esta afirmação.

A Ontopsicologia é uma ciência de vanguarda que estuda o homem de forma integral.Ou seja, estuda em seus aspectos existenciais, biológicos, físicos, sociais, de inteligência, na produção de seu trabalho e no desenvolvimento econômico, de modo interligado.O Bacharel em Ontopsicologia é um profissional que a nossa sociedade contemporânea requer e também um profissional do futuro, com uma formação versátil na compreensão do ser humano, e o seu perfil profissional está alinhado tendo em vista as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.

O perfil do egresso do Bacharelado em Ontopsicologia o permite atuar como:

-Consultor e Executivo: o perfil do profissional formado o habilita e qualifica para atuar com distinção nos setores privado, público ou terceiro setor, como Consultor e/ou Executivo, capaz de conhecer e analisar informações e questões subjetivas e objetivas das pessoas e do ambiente auxiliando nas diretivas de solução, realizando consultoria de autenticação e formação de lideranças nas mais diversas áreas de aplicação humanista-profissionais da Ontopsicologia.

Dentre as competências e habilidades para o perfil profissional do egresso Consultor em Ontopsicologia, almejamos as seguintes – que começam a ser desenvolvidas ao longo de todo o percurso da graduação e que, futuramente, o egresso deve continuar evoluindo, desenvolvendo, aprimorando e inovando, ao longo de sua vida pessoal e profissional:

  • Responsabilidade;
  • Sensibilidade;
  • Empatia e relacionamento de confiança;
  • Respeito;
  • Possuir compreensão clara da própria personalidade;
  • Maturidade pessoal e profissional (frutos de construção pessoal e escolhas cotidianas);
  • Competência técnica;
  • Coragem;
  • Autonomia;
  • Imaginação criadora;
  • Maleabilidade;
  • Generosidade;
  • Conhecimento de si próprio (autoconhecimento);
  • Conhecimento do ser humano;
  • Conhecimento das dinâmicas da personalidade;
  • Atitude profissional na relação com o cliente;
  • Sensibilidade intelectual equilibrada;
  • Exatidão de consciência (desenvolvendo 5 critérios da subjetividade);
  • Ordem estética, ordem moral e ordem econômica;
  • Conhecimento teórico da Ciência Ontopsicológica;
  • Conhecimento técnico dos instrumentos da Ontopsicologia e desenvolver experiência técnica;
  • Intuito natural: possui um temperamento, uma sensibilidade ou atitude natural à curiosidade em direção aos outros;
  • Estudo e cultura ampla e em evolução, com preparação e atualização contínua da técnica: atualizar-se e especializar-se continuamente a partir da própria virtualidade potencial;
  • Caráter amadurecido pela vida e sempre aberto a metabolizar o novo (experiência contínua);
  • Elevada ética profissional: trata-se de uma profunda metanoia e um comportamento de vida que determina a exatidão da função organísmica;
  • Profunda humildade e coragem por parte do consultor frente a si e ao outro;
  • Desenvolvimento da lógica e da prática do Life Long Learning;
  • Capacidade de mudança e flexibilidade.

Além dos exercícios de análise, reflexão, discussões e avaliações constantes para se chegar a estes pontos, entre Corpo Docente, Coordenação e NDE, envolvendo também os discentes, as reflexões também são baseadas em estudos teóricos e experimentais dos autores Cardoso (1985), Rogers (1997), Meneghetti (1982; 2010; 2013; 2016) e Moreira (2019).

Outras atuações, concomitante à formação do consultor e executivo, são as possibilidades de atuar como professor/docente e pesquisador na área da Ciência Ontopsicológica.

-Professor e Pesquisador: o curso também habilita e qualifica o egresso a seguir a carreira acadêmica, atuando como professor e pesquisador capacitado a identificar nos objetos e problemáticas investigadas a causalidade primeira dos efeitos que operam dentro do homem, das organizações e da sociedade.

Como professor no ensino superior o profissional formado em Ontopsicologia possui as seguintes atribuições:

  • Leciona Ontopsicologia em cursos superiores diretamente e/ou leciona disciplinas de Formação Empreendedora e Liderança e disciplinas FOIL (de Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística) em cursos superiores, selecionando, dentre os diversos conhecimentos da Ciência Ontopsicológica e seus aspectos interdisciplinares, os conteúdos teórico-práticos pertinentes aos objetivos do curso no qual se insere a disciplina, possibilitando, por meio das técnicas didáticas adequadas formas ao aluno para a compreensão e utilização/aplicação dos conhecimentos da Ontopsicologia;
  • Ministra aulas de Ontopsicologia tanto para o Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, quanto para a formação de outros profissionais de nível superior que demandam conhecimentos técnico-científicos da Ciência Ontopsicológica;
  • Deve propiciar condições necessárias, por meio da docência, ao desenvolvimento de atitude científica, análise crítica e reflexiva e postura ético-profissional do discente;

Como pesquisador científico o profissional formado em Ontopsicologia possui as seguintes atribuições:

  • Trabalha com os fundamentos históricos e epistemológicos que permitem ao o conhecimento e o avanço das bases epistemológicas presentes na construção do campo de saber da Ontopsicologia, por meio do desenvolvimento de uma capacidade para avaliar crítica e reflexivamente as linhas de pensamento na Ontopsicologia;
  • Trabalha com horizontes teórico-metodológicos que garantem a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Ontopsicologia, realizando pesquisa teórica e pesquisa empírica de aplicação prática. Inicia o percurso de investigação científica por meio dos Projetos de Pequenas Teses com as atividades de iniciação científica ao longo dos quatro primeiros Módulos do Curso, que evoluem, posteriormente, para o Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso final e também para a formação do próprio Trabalho de Conclusão de Curso. E, certamente, este será o início de atividades e de carreiras de Pesquisa em Ontopsicologia, futuramente, para aos egressos;
  • Trabalha com procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de análise e de intervenção quanto a competência para selecioná-los, avalia-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional em Ontopsicologia.

O Bacharel em Ontopsicologia poderá ter como ambientes de atuação, deste modo, em empresas, organizações, escolas privadas e públicas, Instituições de Ensino Superior(universidades, centros universitários e faculdades), ONG’s, instituições privadas e públicas, centros de qualificação profissional, institutos de pesquisa, também pode atuar de forma autônoma em seu próprio negócio(empresa própria) e em escritórios de consultoria.

Ao longo do Bacharelado em Ontopsicologia, a Faculdade oferta unidades curriculares direcionadas(UCD), que podem endereçar o acadêmico a uma área de interesse por meio da participação em aulas de outros cursos do ensino superior oferecidos pela AMF.Por meio da proposta interdisciplinar, o Bacharel em Ontopsicologia pode prosseguir sua formação, se assim optar, em outro curso de nível de graduação ofertado pela IES(bacharelado, licenciatura e/ou tecnológico), possuindo prioridade de vaga e aproveitando automaticamente disciplinas cursadas na graduação almejada, facilitando uma Bi-Graduação.Também poderá prosseguir seus estudos diretamente a um nível de Pós-Graduação – Lato Sensu ou Stricto Sensu.

Além disso, profissionais já graduados e atuantes no mercado de trabalho, na sociedade e nas organizações também podem cursar Ontopsicologia e com este conhecimento qualificar e aprimorar sua formação técnica em prol do ser humano.

Por fim, o curso nasceu com o diferencial do egresso formado em Ontopsicologia, capaz de conhecer e interpretar as diversas linguagens do universo “homem”/“humano” com racionalidade ontológica e autorresponsabilidade, não somente como resultado de uma ação, mas também de uma forma de pensar, onde o agente central é o ser humano, inovador do futuro contexto científico, profissional, técnico e humano.

Fonte: Capítulo sobre o Perfil Profissional do Egresso do Bacharelado em Ontopsicologia (p. 29-36), no Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), ano 2020.

Matriz Curricular

Faça o download:

Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia

Curso Autorizado pela Portaria MEC nº 563/2014, de 30/09/2014, publicada em D.O.U. em 01/10/2014.
Curso Nota (Conceito): Nota 5 (máxima) no MEC.

Curso Reconhecido pela Portaria MEC nº 238/2019, de 22/05/2019, publicada em D.O.U. em 27/05/2019.
Curso Nota (Conceito): Nota 5 (máxima) no MEC.

Ciência Ontopsicológica

Para mais informações sobre a Ciência Ontopsicológica, acesse aqui:

Acesse aqui

Laboratórios do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia

O Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da AMF possui para atividades acadêmicas e de formação teórico & prática dos discentes os seguintes Laboratórios Didáticos de Formação Específica e Laboratório Didático de Formação Básica implementados, segundo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

  • Laboratório de Práticas Profissionais e Estudos em Ontopsicologia, Inovação e Desenvolvimento Humano: este é o Laboratório Didático de Formação Específica do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia que se ocupa da realização de atividades de formação prática dos alunos do curso, preparando o aluno para o mercado de trabalho, fomentando estudos e pesquisas na área da Ciência Ontopsicológica, realizando também a articulação com a comunidade acadêmica e com a sociedade.
  • Laboratório de Formação Humanista Ontopsicológica de Jovens: que, no Curso de Bacharelado em Ontopsicologia é composto por professores e alunos do curso, realizando, principalmente, as atividades práticas de Weekend Lifes, Jornadas da Vida e Semana Acadêmica Internacional do Curso, todas atividades em parceria com a Coordenação do Bacharelado em Ontopsicologia;
  • Laboratório de Práticas Profissionais e Estudos em Ontopsicologia: é composto por professores e alunos do curso, realizando atividades práticas de formação de alunos juntamente à Central de Carreira, atividades de Consultoria de Autenticação, atividades de Mentoria, atividades de Direção Vocacional e diversas atividades de aprimoramento, oficinas e projetos profissionais. Para mais informações, contatar: lab.ontopsicologia@faculdadeam.edu.br.
  • Núcleo de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia: este laboratório envolve as disciplinas de “Projeto Pequena Tese I, II, III e IV”, “Metodologia Científica e da Pesquisa” e “Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”. Este Núcleo/Laboratório já realizou, até o final de 2018, 10 Mostras de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia e possui publicações nos Cadernos de Ontopsicologia-Edições Especiais da Revista Saber Humano. Envolve diretamente 6 docentes, todos os docentes orientadores de TCC e os alunos do Curso.

    O Núcleo de Iniciação Científica é construído no Bacharelado em Ontopsicologia justamente considerando a possibilidade de formação do egresso também como um futuro pensador e pesquisador científico na área da Ontopsicologia e conjuntamente em suas interfaces interdisciplinares. Além disso, é uma demanda que surge na contemporaneidade, no ambiente universitário e acadêmico, abrindo espaço para a configuração de redes de pesquisa e de colaboração nos contextos emergentes atuais no que diz respeito ao aspecto científico, da produção científica da integração das ações realizadas na formação universitária entre ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, é um espaço para o desenvolvimento de redes de pesquisa e colaboração entre discentes e docentes no Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.
  • Laboratórios Didáticos de Formação Básica: o Curso de Bacharelado em Ontopsicologia conta com as seguintes atividades e projetos práticos em seu Laboratório Didático de Formação Básica, que também são abertos aos alunos dos demais Cursos de Graduação da AMF:
    • Núcleo de Idiomas: No Núcleo de Idiomas da AMF os alunos podem cursar, no formato de cursos de Extensão, a língua inglesa, língua italiana e língua espanhola ofertados aos alunos e ministrados por professores que ou falam nativamente o idioma ou tiveram grande vivência no país no qual o idioma é o oficial. E esta atividade integra o Laboratório Didático de Formação Básica do Curso de Ontopsicologia, com grande incentivo à formação e experiências internacionais dos alunos do curso. Para mais informações, contate: nucleodeidiomas@faculdadeam.edu.br .
    • Intercâmbios Culturais e Linguísticos: para os alunos que querem fazer parte da sua formação no exterior, a AMF tem parcerias com instituições de ensino da Europa e da América Latina, permitindo ao aluno uma experiência de intercâmbio cultural e para o estudo de línguas, expandindo perspectivas e ampliando a visão de mundo. As Universidades Internacionais com as quais a AMF possui Acordo de Cooperação Científico Acadêmico e demais Escolas e Entidades Internacionais são:
      • Universidade Estatal de São Petersburgo (SPBU), em São Petersburgo-Rússia;
      • Università per Stranieri di Perugia, em Perugia-Itália;
      • Università degli Studi di Torino, em Torino-Itália;
      • Regent School, em Londres-Inglaterra;
      • Centro de Língua Italiana Calvino, em Firenze-Itália;
      • Scuola Leonardo da Vinci, em Roma, Firenze, Siena e Milano-Itália;
      • Universidad Autónoma de Madrid, em Madrid-Espanha;
      • Escola Don Quijote, em diversas cidades da Espanha e da América Latina;
      • Escola Enforex, em diversas cidades da Espanha;
      • Universidad San Martín de Porres, em Lima-Perú;
      • Academia Iberoamericana de Doutores em Educação, com a integração de Universidades de Lima-Perú, Brasil, Uruguai, Chile e Equador.
      • Para mais informações, contate: international.relations@faculdadeam.edu.br.
    • Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL): o projeto tem o intuito de promover o aprofundamento e a atualização sobre a funcionalidade lógico-textual da redação acadêmica, a partir de estudos fundamentados na gramática e na linguística textual (este projeto é integrante do Laboratório Didático de Formação Básica do Bacharelado em Ontopsicologia). Para mais informações, contate: nel@faculdadeam.edu.br.
    • Trivium – As Artes da Linguagem: projeto inovador que nasce com o intuito de resgatar os elementos fundamentais da educação do jovem na Antiguidade Clássica, período em que eles, antes da formação técnica específica, desenvolviam habilidades fundamentais à evolução racional, por meio das artes da linguagem (Lógica, Gramática e Retórica) (integrante do Laboratório Didático de Formação Básica do Bacharelado em Ontopsicologia e também disciplina eletiva do Curso).

Pesquisas de Conclusão de Curso (TCCs)

No Curso de Bacharelado em Ontopsicologia os alunos realizam pesquisas científicas de conclusão de curso orientadas por um professor orientador ao final do curso. Estas pesquisas podem ser nos formatos de estudos teóricos (revisões sistemáticas e pesquisas teóricas, dentre outras) e pesquisas empíricas, que podem ser aqui visualizadas.

Para acesso aos textos completos com os resultados científicos de cada pesquisa pode ser acessado o Repositório Digital da Faculdade Antonio Meneghetti em: http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/

Trabalhos de Conclusão de Curso da Primeira Turma do Bacharelado em Ontopsicologia: Acesse aqui

Pesquisas de Iniciação Científica – Pequenas Teses

No Curso de Bacharelado em Ontopsicologia existe um Laboratório Didático de Formação Específica que está configurado como Núcleo de Iniciação Científica. Neste Núcleo, alunos e professores orientadores trabalham especificamente em pesquisas de Iniciação Científica durante a graduação, produzindo Pequenas Teses (tesinas) ao longo dos Módulos do Curso.

São pesquisas interdisciplinares entre os principais constructos teóricos e empíricos estudados e apreendidos na interface entre as disciplinas durante cada Módulo e que, ao final, o aluno entrega como um artigo científico escrito e apresenta a uma Banca de Avaliação composta por alunos e professores do Curso.

Com estas atividades são realizadas as Mostras de Iniciação Científica do Bacharelado em Ontopsicologia - momentos para troca para compartilhar experiências e conhecimentos descobertos e produzidos pelos alunos do curso e são editados e publicados os “Cadernos de Ontopsicologia – Iniciação Científica do Bacharelado em Ontopsicologia” nas Edições Especiais da Revista Saber Humano (https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh)

Para conhecer todos os trabalhos já apresentados nas Mostras de Iniciação Científica do Bacharelado em Ontopsicologia – Acesse aqui.

Pesquisa em Ontopsicologia no Brasil

Este levantamento de Estado da Arte apresenta as pesquisas científicas realizadas em âmbito brasileiro nas instâncias Stricto Sensu em Cursos de Doutorado (Teses de Doutorado) e Cursos de Mestrado (Dissertações de Mestrado), Lato Sensu em Cursos de Especialização e MBA’s (Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC), em nível de Graduação (Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC). Na sequência também apresenta Artigos Científicos publicados em Periódicos Científicos, Trabalhos apresentados em Congressos na área e/ou áreas afins (em nível nacional e internacional), Capítulos de Livros e Livros Publicados. São apresentados ainda textos de pesquisas provenientes de trabalhos de Iniciação Científica na área, em nível de Cursos de Graduação (por exemplo, as Pequenas Teses no Curso de Bacharelado em Ontopsicologia).

A todos os autores que são pesquisadores científicos e atuam também na docência no ensino superior em instituições de ensino superior (IES) no Brasil, que possuem Currículo Lattes cadastrado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), foi inserido o endereço eletrônico do respectivo Currículo Lattes abaixo o nome do autor nas planilhas do levantamento realizado

Período alcançado: início no ano de 1973 à hoje.

Elaborado por: Curso de Bacharelado em Ontopsicologia e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Antonio Meneghetti (NIP), maio a novembro de 2019.


Acesse aqui

Estrutura

  • Biblioteca Humanitas (bibliografias técnicas do curso e referência em bibliografias de Cultura Humanista)
  • Salas de aulas equipadas com data-show e ar-condicionado
  • 2 Laboratórios de Informática
  • Empresa Júnior – Master Jr.
  • Incubadora Recanto (Incubadora de empresas e novos projetos na área de Administração e Tecnologia-TI), anfiteatro para aulas ao ar livre
  • Central de Carreira
  • Iara Café (localizado no Hall da AMF)
  • Editora Universitária (localizada no Hall da AMF) – Ontopsicológica Editora Universitária (empresa parceira)
  • Art Digital (localizada na Incubadora Recanto, para os serviços de fotocópia, encadernações e papelaria) (empresa parceira).

Moradias

Casa do Estudante

Casa do Estudante

Manual do morador

Com uma proposta pedagógica conexa à da AMF e estrutura para o aluno viver e estudar, a Casa do Estudante possui quartos duplos mobiliados, banheiro privativo, cozinha comunitária e máquina de lavar. É um ótimo ponto de partida para iniciar a própria estrada.

Endereço: Estrada Recanto Maestro, nº 130

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefone: +55 55 3289-1141

E-mail: casadoestudante@faculdadeam.edu.br

Condomínios

Condomínios

Existe também a opção dos prédios residenciais, com 3 modelos de apartamento disponíveis. Sendo possível morar sozinho ou dividir com colegas.

Endereço: Estrada Recanto Maestro, s/n

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefones: +55 55 3289-1136 | 55 9 9717-6768

E-mail: condominio@fundacaoam.org.br

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço