Pedagogia AMF
Coordenação Licenciatura em Pedagogia

Licenciatura Pedagogia

Autorizado com nota máxima pelo MEC, o Curso de Licenciatura em Pedagogia na AMF proporciona uma formação que vai além dos conhecimentos técnicos sobre educação e docência, oferecendo disciplinas práticas desde o primeiro período da graduação, com estágios em projetos sociais, escolas da região e iniciativas desenvolvidas no Recanto Maestro. O estudo da Pedagogia Ontopsicológica, que traz uma abordagem inovadora à ciência, é o grande diferencial do curso de Pedagogia da AMF, mostrando para o acadêmico a lógica da compreensão integral do ser humano como instrumento de trabalho primordial para a aplicação funcional da pedagogia. O objetivo é formar o pedagogo capaz de operar em diversos contextos educacionais e empresariais, que atua o conhecimento de si mesmo como instrumento para ensinar, gerando pessoas responsáveis que, através do seu exercício, beneficiam também a sociedade.

Onde você poderá trabalhar?

Professor, Consultor empresarial, coach, Assessor Educacional, Gestão escolar e universitária, Recursos Humanos.

Licenciatura em Pedagogia na AMF: Nota 5 no MEC!

Aprovado pela Portaria nº 606/2016-MEC (assinada em 13/10/2016 e publicada em D.O.U. em 14/10/2016).

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Modalidade

Presencial
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Tipo de Curso

Licenciatura
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Duração

4 anos
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Nota

5 MEC

Notícias do Curso

  • Ementas
  • Perfil do Egresso
  • Matriz Curricular
  • Professores
  • Estrutura
  • Moradias

Ementas

  • Estudo dos principais elementos de Pedagogia.
  • Etimologia dos termos Educação, Pedagogia, Homem.
  • Objeto de Estudo da Pedagogia. Primeiros princípios de Pedagogia dos registros históricos e as principais ideias pedagógicas e pedagogos até o período do Renascimento.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • O que é Ontopsicologia. Background histórico e nascimento da Ciência Ontopsicológica.
  • Estrutura Científica/Ideografia da Ontopsicologia.
  • As três descobertas da Ontopsicologia.
  • Instrumentos de análise e instrumentos de intervenção da Ontopsicologia.
  • Áreas de Aplicação.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • O conhecimento filosófico como modo de mediar valor da identidade pessoal e humana. Conhecimentos filosóficos elementares.
  • O modo de vida grego e o nascimento da Filosofia.
  • Lógica, Ética, Estética, Metafísica.
  • Pensamento filosófico, psicológico e religioso: a era romana, Idade Média, período moderno e contemporâneo.
  • O corpo como função à identificação da própria existência individuada na criança da gestação aos 6 anos de idade, após os 6 anos e os correlatos neuropsicomotores durante o desenvolvimento.
  • Introdução anatomofisiológica ao Sistema Nervoso.
  • Desenvolvimento Neuropsicomotor.
  • O conhecimento do corpo e suas linguagens.
  • O Sistema Perceptivo cognitivo e o conhecimento organísmico.
  • O Processo Evolutivo do sistema perceptivo e psicomotor e o processo de aprendizagem cognitivo e afetivo.
  • O corpo palavra da alma. Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Teoria da Comunicação.
  • Elementos da comunicação e funções da linguagem.
  • Gêneros textuais.
  • Leitura, análise e interpretação de textos.
  • Elementos de textualidade.
  • Gramática aplicada a textos.
  • Planejamento, organização e produção de textos científicos acadêmicos.
  • Estratégias e recursos para a comunicação e a expressão oral.
  • Orientações gerais para o melhor aproveitamento dos estudos universitários.
  • Normas ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Aprofundamentos dos conteúdos teóricos das disciplinas do semestre e as relações com as práticas das disciplinas do semestre a partir do eixo articulador do semestre: Educação na Família, Escola e Sociedade I. Trata-se de um espaço de aprofundamento interdisciplinar da formação do pedagogo.
  • Inserção na Escola Básica em diferentes propostas e modalidades de oferta em diferentes sistemas e concepções pedagógicas.
  • As bases do pensamento pedagógico moderno.
  • Principais correntes e pedagogos: seus princípios e práticas pedagógicas.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Introdução à Pedagogia Ontopsicológica (a Pedagogia conforme a abordagem Ontopsicológica).
  • Ontologia da Pedagogia.
  • O conceito de fanciullo como fenomenologia do espírito e autóctise histórica.
  • Teleologia da pedagogia.
  • O princípio do evento diádico.
  • A mãe e a criança: filtro de realidade.
  • Pressupostos psicobiológicos.
  • Embriologia.
  • O instinto vital.
  • Instinto de posse e ambiente.
  • A mediação do âmbito parental.
  • O constituir-se do Eu como relação entre organismo e realidade.
  • Pedagogia Ontopsicológica aplicada à educação escolar.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Etimologia do conceito e o objeto de estudo da Sociologia.
  • Os clássicos da sociologia e a sua visão de homem, sociedade e educação.
  • O pensamento de Meneghetti acerca do homem como ser social.
  • A origem da sociabilidade: o instinto social.
  • Cultura e sociedade. O indivíduo e a sociedade.
  • Infância e socialização.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Princípios do desenvolvimento infantil até a adolescência.
  • Os instintos e o desenvolvimento da personalidade.
  • Díade.
  • Principais Epistemologias dos processos de aprendizagem humana: Behaviorismo, Cognitivismo, Interacionismo, Humanismo e Ontopsicologia.
  • Psicologia da Genitura.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Organização do fazer pedagogia dos primeiros anos de vida da criança, da família até as primeiras fases de atendimento nas instituições de educação infantil.
  • Organização dos tempos e ações educativas visando a educação integral da criança. Identidade profissional da professora e do professor da infância.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Aprofundamentos dos conteúdos teóricos das disciplinas do semestre e as relações com as práticas das disciplinas do semestre em torno do eixo articulador a Educação na Família, Escola e Sociedade II. Trata-se de um espaço de aprofundamento interdisciplinar da formação do pedagogo.
  • Articular os conhecimentos necessários à prática educativa na educação infantil.
  • Compreender a tarefa educativa em que consistem as práticas e ações educativas em instituições sociais como a família e a escola.
  • As bases do pensamento pedagógico contemporâneo.
  • Principais correntes e pedagogos: seus princípios e práticas pedagógicas.
  • A crise da educação e as propostas educativas contemporâneas à crise.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • O desenvolvimento da criança em suas diferentes fases.
  • Egoicidade absoluta.
  • Holofrasia e consciência.
  • Capacidade de amor e sexo na criança.
  • Capacidade de amor e sexo na criança.
  • Importância da imagem como função e identificação da própria existência individuada na criança antes dos cincos anos.
  • A criança entre os quatro a sete anos: a superação familística e o valor das fábulas.
  • Dos sete aos onze anos e o sentimento religioso.
  • A pedagogia do adolescente.
  • O critério de saúde na puberdade.
  • Os doze, quatorze e dezessete anos.
  • Os doze, quatorze e dezessete anos.
  • Personologia erótico-agressiva.
  • O nascimento do Eu.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Princípios do desenvolvimento juvenil até a idade adulta.
  • Pedagogia para os jovens.
  • Quem é o jovem.
  • A formação do inconsciente e os principais mecanismos de defesa do ego.
  • Psicologia do desenvolvimento da personalidade do jovem e do adulto: a etiologia dos problemas da agressividade, droga, delinquência, depressão, problemas de desadaptação e escolarização.
  • Os desvios da juventude mundial.
  • Juventude do Ipod.
  • A psicossomática no jovem e adulto.
  • Psicologia do enlatado no jovem e no adulto.
  • Princípios evolutivos do desenvolvimento da consciência reversível para o homem maduro.
  • O instinto de conservação.
  • Indicações práticas de aprendizagem nos primeiros 30 anos para atingir a arte de viver.
  • O sexo e o amor.
  • As relações pessoais e afetivas.
  • As estruturas do sistema educacional brasileiro seus aspectos organizacionais e as políticas públicas da educação básica em todos os seus aspectos e dimensões (financiamento, atendimento, modalidades, princípios e fins da educação básica, parâmetros curriculares nacionais).
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Individuação e socialização.
  • O processo de identificação e o circuito social.
  • O organísmico do social.
  • Sociedade: razão e opinião.
  • Os falsos mediadores.
  • Pedagogia e Política: assistencialismo e meritocracia.
  • Aprendizagem da lei e das normas sociais como garantia de crescimento: o instinto de conservação.
  • Estilos de vida.
  • Estereótipos sociais, consumismo de personalidade e transcendência.
  • O relativismo dos valores.
  • O critério ético do humano.
  • A dupla moral.
  • A ética da práxis existencial.
  • Identidade e utilitarismo funcional.
  • A proposta Ontopsicológica na UNESCO: uma nova pedagogia para a sociedade futura.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Aprofundamentos dos conteúdos teóricos das disciplinas do semestre e as relações com as práticas das disciplinas do semestre em torno do eixo articulador do semestre gestão educacional na educação básica. Trata-se de um espaço de aprofundamento interdisciplinar da formação do pedagogo.
  • As práticas pedagógicas de gestão educacional, seus princípios, organização e sua gestão.
  • O planejamento educacional. Como planejar a ação educativa em projetos de educação informal em instituições e organizações sociais.
  • Elaboração de projetos e planos formativos de diferentes situações e organizações de tempos, espaços e clientelas educacionais.
  • Elaboração de projetos e planos formativos de diferentes situações e organizações de tempos, espaços e clientelas educacionais.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Organização da ação educativa em contextos educacionais extraescolares.
  • Os currículos e as diferentes demandas formativas.
  • Análise das necessidades educativas dos sujeitos e da instituição.
  • A função e a formação do professor nos diferentes contextos educativos.
  • Princípios metodológicos para o trabalho educativo.
  • Organização da ação pedagógica: investigação do contexto escolar, referenciais, propostas.
  • Caracterização do campo de ação pedagógica.
  • Avaliação e registros do trabalho pedagógico.
  • A investigação e o registro do trabalho pedagógico como elementos para a avaliação.
  • O diário como instrumento para investigar problemas e soluções.
  • Formas de avaliação em diferentes contextos educativos (cultura, expressão, conhecimento).
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Fundamentos da gestão educacional.
  • A gestão e suas múltiplas dimensões.
  • A função do gestor e o exercício da liderança político-pedagógica.
  • Gestão e princípios de identidade, utilitarismo-funcional; responsabilidade, democracia e meritocracia na gestão das organizações.
  • Metodologias e processos de gestão educacional em escolas e de projetos educativos inseridos em instituições.
  • A cultura organizacional e os processos de aprendizagem e mudanças.
  • A formação do gestor.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Considerações acerca da Etiologia Plurifatorial da Neurose e da Esquizofrenia
  • A personalidade
  • A díade e a família.
  • A agressividade.
  • Droga e motivações psicológicas.
  • Os estereótipos dos jovens.
  • Os vícios dos jovens.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • A educação inclusiva no Brasil: pressupostos; modalidades de atendimentos; legislação e funcionamento.
  • As diferentes formas de atendimento das crianças portadoras de necessidades especiais no contexto da sala de aula.
  • As salas de recursos especializados e a função do educador especial na escola.
  • As salas de recursos especializados e a função do educador especial na escola.
  • Aprofundamentos dos conteúdos teóricos das disciplinas do semestre e as relações com as práticas das disciplinas do semestre a serem articuladas com o eixo do semestre Organização, Gestão, Coordenação de Projetos Educacionais. Trata-se de um espaço de aprofundamento interdisciplinar da formação do pedagogo.
  • Inserção em Projetos Educacionais. A prática pedagógica em ambientes não escolares e a execução de processos educativos.
  • Fundamentos da aquisição da linguagem e suas correlações com o processo de aquisição e desenvolvimento e aprimoramento da oralidade, leitura escrita e o processo de ensino-aprendizagem escolar. Estudo prático.
  • A criança, o adolescente e o jovem na relação com o movimento corporal, com o jogo, o brincar e o lúdico, no interior do processo educativo, levando em consideração a sociedade contemporânea.
  • Aprendizagem de elementos teórico-metodológicos para o trabalho do profissional.
  • A experiência corporal e o movimento como um fator de formação integral do sujeito.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Prática de percepção corporal.
  • Organização pedagógica e práticas de educação da percepção e da sensibilidade estética do corpo. Imagem, corpo e movimento.
  • Diferentes tipos de sonoridades e música e a relação com a percepção organísmica.
  • Aspectos da memória olfativa.
  • Técnicas de Psicodrama.
  • Iniciação as artes plásticas e do corpo.
  • Jogo teatral na aprendizagem.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Matemática como área do saber escolar: dimensões históricas, filosóficas, psicológicas, sociológicas e políticas.
  • O conhecimento matemático: história, natureza e função social; teorias de aprendizagem e a Educação Matemática.
  • Dimensões metodológicas da matemática e os conteúdos básicos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Dimensões metodológicas da matemática e os conteúdos básicos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • As tecnologias da informação e comunicação na escola como mudança de paradigmas nos processos de ensino-aprendizagem.
  • O uso da informática como recurso didático-pedagógico no processo de construção do conhecimento.
  • O uso da informática e o desenvolvimento de habilidades cognitivas em Educação.
  • A internet como uma ferramenta de informação, conhecimento e construção do conhecimento.
  • As novas formas do saber.
  • O conhecimento e as mídias visuais e digitais.
  • O computador como recurso tecnológico no processo de ensino/aprendizagem, seu uso e formas de aplicação na educação.
  • O uso das ferramentas de comunicação, negociação, coordenação e compartilhamento, via web, no processo de ensino/aprendizagem.
  • Educação à distância e a internet como uma nova tecnologia educacional.
  • Desenvolvimento de projetos de ensino/aprendizagem e o uso da tecnologia da informação.
  • Ambientes informáticos de ensino/aprendizagem.
  • Utilização e análise de softwares educacionais.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • O homem na concepção da filosofia grega e medieval.
  • A visão cartesiana do homem na filosofia moderna.
  • A proposta existencialista e os modos do Dasein em Heidegger.
  • As características da forma humana autêntica.
  • O Eu formado pela introjeção da doxa social: programação de complexos e estereótipos.
  • A relação psicologia-ontologia e a evolução do homem.
  • O retorno à natureza humana como base do antropocentrismo de Husserl.
  • Aprofundamentos dos conteúdos teóricos das disciplinas do semestre e as relações com as práticas das disciplinas do semestre em torno do eixo temático “Aprendizagem e Ação Pedagógica I”. Trata-se de um espaço de aprofundamento interdisciplinar da formação do pedagogo.
  • Inserção pedagógica em instituições educacionais e não educacionais (educação continuada).
  • Alfabetização e letramento.
  • Desenvolvimento da linguagem oral, escrita e da leitura da criança.
  • Perspectiva psicogenética e sócio-histórica sobre o desenvolvimento da linguagem e dos processos de leitura e escrita: aspectos teóricos e metodológicos.
  • Materiais didáticos e ludicidade em processos de alfabetização.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Imitação, brinquedo e jogo: características e evolução.
  • O jogo dramático e o jogo teatral.
  • Improvisação: estrutura, natureza e sentido.
  • Desenvolvimento gráfico-plástico. O desenvolvimento do grafismo na criança.
  • Princípios e práticas em linguagem visual.
  • Correlação entre objetivos, conteúdos, métodos e avaliação como processo de ensino das artes: diferentes abordagens e contextos.
  • O espectador privilegiado: o papel do pedagogo no ensino de teatro, dança, nas artes visuais e plásticas.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • A educação musical na infância e na educação de adolescentes, jovens e adultos.
  • Desenvolvimento do senso rítmico.
  • Diferentes fases da apreciação musical em diferentes idades.
  • Teorias de desenvolvimento musical.
  • Linguagem musical.
  • Alternativas metodológicas para a aula de música.
  • Práticas de educação musical em diferentes contextos educativos.
  • O corpo e a sua musicalidade.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • O nascimento do Eu.
  • Eu amébico e virtualidade.
  • Autenticação do indivíduo pela intencionalidade de natureza.
  • O potencial ôntico-humanista.
  • A ambição evolutiva.
  • A criatividade.
  • Pedagogia para a criatividade e liderança.
  • O criativo: individuação, formação e desenvolvimento.
  • Uma nova pedagogia para a sociedade futura.
  • O sentido fundamental da vida.
  • Refundação ontológica da pessoa.
  • O homem como natal de vida.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Os conteúdos matemáticos básicos referentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental contemplando as diversas modalidades de educação: números racionais; operações com números racionais; espaço e forma; grandezas e medidas; tratamento da informação-elementos básicos.
  • Planejamento de propostas metodológicas envolvendo os conteúdos matemáticos referentes aos anos iniciais do ensino fundamental, articulados a outras áreas do conhecimento.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Aprofundamentos dos conteúdos teóricos das disciplinas do semestre e as relações com as práticas das disciplinas do semestre a serem trabalhados a partir da temática convergente “Aprendizagem e Ação Pedagógica II”. Trata-se de um espaço de aprofundamento interdisciplinar da formação do pedagogo.
  • Elaboração da proposta de estágio considerando o espaço escolar escolhido pelo acadêmico.
  • Estudo da realidade escolar e dos alunos.
  • Elaboração do marco teórico-metodológico explicitando quais os pressupostos pretende adotar em sua prática pedagógica.
  • Técnicas e metodologia de pesquisa.
  • Pressupostos teórico-práticos de trabalhos científicos.
  • As diferentes fases da prática da pesquisa científica (projeto, execução e relatórios).
  • Abordagens operacionais essenciais do desenvolvimento de arranjos metodológicos coerentes e adequados aos fins acadêmicos e profissionais fundamentais.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Psicolinguística: princípios básicos da aquisição da linguagem.
  • Aquisição de estruturas fonológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas e suas implicações no ensino.
  • Sociolinguística: língua, cultura e sociedade.
  • Unidade da língua, diversidade, registros e dialetos.
  • Linguística aplicada à alfabetização. Noções fundamentais sobre os aspectos fonológico, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos da língua.
  • Etimologia.
  • Desenvolvimento da escrita e da leitura.
  • As teorias linguísticas e de aprendizagem: da concepção mecanicista à interacionista.
  • Estudos psicolinguísticos.
  • Modelos interacionistas da leitura I e II. Habilidades básicas de comunicação linguística: pressupostos de entendimento da comunicação oral (falar – ouvir); compreensão do texto escrito (ler); habilidade de expressão escrita (escrever).
  • Conteúdos de língua portuguesa e suas metodologias: leitura, produção textual e análise linguística; leitura; produção textual; análise linguística.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Fundamentos da História, Historiografia.
  • Procedimentos históricos para microintervenções.
  • Práticas sociais. Experimentações em História.
  • Possibilidades da História no tempo presente.
  • Organização do ensino de História.
  • Situações do processo da ação educativa em História.
  • Experimentações em sala de aula.
  • Parâmetros curriculares para o ensino de História na educação básica.
  • Metodologias do ensino de História.
  • Materiais didáticos para o ensino de História.
  • Planejamento, execução e intervenção na Educação Básica.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Conhecimento de práticas pedagógicas no ensino de Ciências Naturais, desenvolvidas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvidas em instituições educativas.
  • O ensino de Ciências Naturais no contexto brasileiro.
  • Análise de práticas pedagógicas implementadas em diferentes contextos sócio-educacionais.
  • Abordagens metodológicas.
  • Indissociabilidade conteúdo-forma e ensino de Ciências Naturais.
  • A experimentação no ensino de Ciências Naturais.
  • Alfabetização científico-tecnológica.
  • A abordagem temática.
  • Caracterização do ensino de Ciências na educação infantil e anos iniciais.
  • Objetivos e conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais e Referenciais Curriculares.
  • Os livros e materiais didáticos e paradidáticos em Ciências.
  • Experimentação como princípio de aprendizagem.
  • Elaboração, execução e avaliação de práticas de ensino de ciências na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Desenvolvimento de planejamento e realização da prática pedagógica por meio da experimentação em conduzir uma turma de educação infantil.
  • Desenvolver reflexões e relatório e apresentar em seminário integrador.
  • O “projeto homem”.
  • O homem projeto social.
  • Quem é o líder, o que é o líder.
  • Os dois valores do líder. A formação do líder.
  • Características do Líder.
  • As esferas do líder.
  • Indicações práticas para formar uma capacidade econômica superior.
  • Os sete pontos do empreendedor.
  • Os perigos do líder.
  • Autossabotagem.
  • O líder e a intuição.
  • O líder no contexto social e educacional.
  • Pedagogia contemporânea: responsabilidade e formação do líder para a sociedade futura.
  • Elaboração de trabalho de conclusão de curso conforme uma problemática experenciada durante o percurso formativo e/ou o estágio curricular em pedagogia.
  • Apresentação em seminário final para uma banca formada por três professores. Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Etimologia do termo.
  • Critérios de avaliação.
  • Avaliação em seus diversos níveis.
  • Avaliação como forma de promover a aprendizagem ativa e responsável do aluno.
  • Métodos e estratégias de avaliação da aprendizagem.
  • Avaliação do sistema escolar e avaliação educacional.
  • Estudos sobre o currículo. Teorias do currículo.
  • A estruturação do currículo.
  • O currículo da educação infantil e dos anos iniciais.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Base teórico-metodológicas da geografia e do ensino.
  • A edificação da geografia no contexto escolar.
  • O ensino da geografia nos PCN.
  • Os temas transversais no estudo da geografia.
  • A construção da noção de espaço pela criança: relações topológicas, projetivas e euclidianas.
  • O estudo da linguagem cartográfica.
  • Alfabetização cartográfica Leitura, interpretação e construção de diferentes representações do espaço.
  • As representações do espaço e o deficiente visual – a cartografia tátil.
  • Processo de ensino-aprendizagem em geografia.
  • Ensinar e aprender Geografia nos anos iniciais.
  • A compreensão do mundo a partir do estudo do lugar.
  • O desenvolvimento das habilidades de ler e representar o espaço geográfico através da paisagem, dos textos e dos mapas.
  • Noções fundamentais para o estudo do espaço do Rio Grande do Sul.
  • O processo de construção do espaço Ontopsicológico.
  • O papel das tecnologias na configuração do espaço.
  • Elaboração de planejamento e aplicação.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • O processo de ensinar e aprender.
  • A etimologia dos termos.
  • Dimensões da didática e perspectivas metodológicas da aprendizagem.
  • As relações humanas no processo didático. Processos metodológicos do ensino-aprendizado.
  • A elaboração de objetivos educacionais.
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Adquirir conhecimento em LIBRAS.
  • Soletração.
  • Expressar.
  • Desenvolver a percepção visual.
  • Conhecer expressão facial e corporal.
  • Usar Classificadores.
  • Conhecer a Educação de Surdos.
  • Proporcionar o conhecimento da Educação de Surdos e o aprendizado básico da Língua de Sinais (LS).
  • Práticas dos conteúdos deste componente curricular.
  • Tratar os conceitos de etnia, raça, identidade, diversidade e diferença.
  • Relações entre Cultura Humanista, diversas etnias e povos e o critério ético do humano.
  • Compreensão da visão de homem como protagonista responsável no contexto social em favor de sua atitude humana, independente do fator étnico.
  • Políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação.
  • Aspectos de história e cultura Afro-Brasileira e Indígena.
  • Racismo, discriminação e perspectiva didático pedagógica de educação antirracista.
  • Cidadania e Direitos Humanos. Medidas sócio-educativas.
  • Realização de um conjunto de práticas conduzindo processos de aprendizagens em classes de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo a relação teoria e prática social.
  • Elaboração de planejamentos, execução e avaliação e registros analíticos a respeito da experiência. Apresentação das aprendizagens ocorridas.
<h2 class="text-bold veil reveal-lg-block">Perfil do Egresso</h2> <div class="offset-lg-top-35"> <p class="text-justify">O Egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia da AMF assume o perfil estabelecido no Artigo 5º da Res. nº 1 CNE/CP, de 15/05/2006, e Artigo 8o da Res. no 02/2015 CNE/CP de 1º de julho de 2015 que direciona este egresso a estar apto à:</p> <div class="offset-top-20"> <ul class="list list-unstyled list-marked"> <li>Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;</li> <li>Compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;</li> <li>Trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;</li> <li>Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;</li> <li>Relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;</li> <li>Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;</li> <li>Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;</li> <li>Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;</li> <li>Atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;</li> <li>Participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;</li> <li>Realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;</li> <li>Utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;</li> <li>Estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.</li> </ul> </div> <div class="offset-top-20"> <p class="text-justify">Parágrafo único. Os professores indígenas e aqueles que venham a atuar em escolas indígenas, professores da educação escolar do campo e da educação escolar quilombola, dada a particularidade das populações com que trabalham e da situação em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:</p> </div> <div class="offset-top-20"> <ul class="list list-unstyled list-marked"> <li>Promover diálogo entre a comunidade junto a quem atuam e os outros grupos sociais sobre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprios da cultura local;</li> <li>Atuar como agentes interculturais para a valorização e o estudo de temas específicos relevantes.</li> </ul> </div> <div class="offset-top-20"> <p class="text-justify">(Informações conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da AMF – PPC/Documento Institucional)</p> </div> </div>

Professores

Estela Giordani
Estela Giordani
  • Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas/1999);
  • Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/1992);
  • Graduação em Pedagogia (Universidade de Passo Fundo/1989);
  • Especialização Profissional em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersbrgo RU/2003);
  • É professora da graduação, da Especialização em Ontopsicologia e MBA e pesquisadora da Antonio Meneghetti Faculdade;

Acesse o Lattes de Estela Maris Giordani

Alécio Vidor
Alécio Vidor
  • Doutor em Filosofia, Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, Roma
  • Mestre em Filosofia, Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, Roma
  • Especialista em Psicoterapia, Associação Internacional de Ontopsicologia, Roma
  • Especialista em Pedagogia, UPF
  • Graduado em Filosofia, UPF
  • Graduado em Ontopsicologia, Associação Internacional de Ontopsicologia
  • Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicologia, complexo, inconsciente e imagem

Acesse o Lattes de Alécio Vidor

Ana Marli Bulegon
Ana Marli Bulegon
  • Doutora em Informática na Educação, UFRGS
  • Mestre em Ensino de Física, UNIFRA
  • Especialista em Ensino de Matemática, UNIFRA
  • Cursando Especialização em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico, AMF
  • Graduada em Matemática Licenciatura Plena, UNIFRA
  • Experiência docente

Acesse o Lattes de Ana Marli Bulegon

Ana Petry
Ana Petry
  • Graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo
  • Especialização em Ontopsicologia pelo Centro de Estudos Universitários de Brasília Especialização em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia)
  • Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Dirige a Profilo d'Azione, atuando em consultoria empresarial, coaching para empresários e executivos e formação de líderes.
  • Atua em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

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Ângelo Accorsi
Ângelo Accorsi
  • Mestre em Psicologia, PUC-RS;
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Graduado em Psicologia, UNISINOS;
  • Coaching com projetos na área da Liderança, formação de executivos e de jovens, orientação profissional e desenvolvimento de carreira.

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Any Regina Rothmann
Any Regina Rothmann
  • Empresária e empreendedora Hotel Capo Zorial (Recanto Maestro);

  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia);

  • Bacharel em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia);

  • Diretora Comercial da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF);

  • Conselheira da Fundação Antonio Meneghetti – Pesquisa Científica Humanista Cultural Educacional;

  • Professora da disciplina de “Estética como Ética” nos Cursos de Graduação da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

 

Bruna de Franceschi Schirmer
Bruna de Franceschi Schirmer
  • Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Santa Maria (2009);
  • Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana - Linha de Pesquisa: Audição e Equilíbrio – Diagnóstico , Habilitação e Reabilitação - UFSM (2012);
  • Experiência na área de Equilíbrio - Avaliação e Reabilitação, Audiologia Clínica, Próteses Auditivas e Processamento Auditivo - Avaliação, Habilitação e Reabilitação;

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Daniela dos Santos Morales
Daniela dos Santos Morales
  • Graduação em Educação Especial- Habilitação Deficientes Mentais pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) ;
  • Especialização em Psicopedagogia Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano (2004) ;
  • Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2008);
  • Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2010);
  • Experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Educação Especial.

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Egídio Antônio Lasta
Egídio Antônio Lasta
  • Graduação em Filosofia pelo Instituto Educacional Dom Bosco (1989)
  • Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1996).
  • Professor da AMF - Antonio Meneghetti Faculdade - Recanto Maestro - Município de Restinga Seca - RS. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia, Sociologia e Educação.

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Eloy Demarchi Teixeira
Eloy Demarchi Teixeira
  • Coordenador do Curso de Administração da AMF;
  • Professor do Curso de Administração e Sistemas de Informação da AMF;
  • Mestrando em Administração (Área de Concentração: Gestão Estratégica das Organizações; Linha de Pesquisa: Comportamento, Aprendizagem e Gestão de Pessoas) - Universidade de Passo Fundo (UPF);
  • Pós-Graduado em MBA Business Intuition Identidade Empresarial (AMF) (2016);
  • Especialização em Planejamento de Comunicação – Miami Ad School / ESPM (2011);
  • Graduando no Bacharelado em Ontopsicologia (AMF);
  • Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing – ESPM (2007);
  • Experiência profissional e atuação em Recursos Humanos focado em desenvolvimento de jovens talentos e endomarketing.

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Janine Ouriques
Janine Ouriques
  • Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1985);
  • Pós-Graduação em Ontopsicologia pelo CEUB - Brasília (1998);
  • Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2006);
  • Especialista em Ontopsicologia junto a Universidade Estatal de São Petersburgo - Rússia (2011);
  • Graduanda em Fisioterapia - UNIFRA -RS (2015);
  • Tem experiência na área de Promoção da Saúde pessoal, empresarial e social;
  • Áreas de atuação: brinquedoteca, educação física, educação infantil e recreação; empreendedorismo;
  • Mestre em Atividade Física Relacionada a Saúde e linha de pesquisa em Ambiente, Atividade Física e Bem Estar e Especialista no tema "As Particularidades Psicológicas da Percepção da Corporeidade";
  • Gestão Pedagógica da Casa dos Estudantes da Antonio Meneghetti Faculdade e Coordenação Pedagógica do Projeto "Invernada Adulta Recanto Maestro" da Fundação Antonio Meneghetti. 

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Juliane Neves Fiorezi
Juliane Neves Fiorezi
  • Graduação em Bacharelado em Musicoterapia (Faculdade de Artes do Paraná-FAP PR);
  • Especialização Lato-Sensu em Gestão e Produção Cultural (Universidade Tuiuti do Paraná-UTP);
  • MBA Business Intuition Identidade Empresarial (Antonio Meneghetti Faculdade);
  • Pós-Graduanda em Especialização Lato-Sensu em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (Antonio Meneghetti Faculdade);
  • Pós-Graduanda em Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia);
  • Desde 2014 atua como produtora executiva da Ontopsicológica Editora Universitária e da Revista Performance Líder;
  • Professora do Curso de Bacharelado em Administração da AMF;
  • Integrante do Projeto Jovem & Tecnologia (Grupo Meta, Fundação Antonio Meneghetti e AMF);
  • É integrante do Conselho da Empresa Master Jr. - Empresa Júnior da AMF.

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Leandro Marcos Lassen
Leandro Marcos Lassen
  • Mestre em Ensino de Línguas (Unipampa, Bagé-RS);
  • Pós-Graduado em Ensino de Inglês (Universidade Cândido Mendes, RJ);
  • Graduado em Letras Português/Inglês (UFSM);
  • Mais de 10 anos de experiência no ensino de inglês em cursos como Senac Idiomas, Achieve Languages e CCAA;
  • Mais de 5 anos de experiência no exterior, trabalhando com diferentes nacionalidades e culturas;
  • Professor de escolas públicas estaduais e municipais em Santa Maria-RS.

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Márcia Marchezan
Márcia Marchezan
  • Possui Graduação e Especialização em Letras Português (UNIFRA);
  • Mestrado em Letras (PUC-RS);
  • Trabalhou com Estágio Curricular Supervisionado no curso de Letras e com projetos de nivelamento a distância em Língua Portuguesa para os cursos de Administração de Empresas e Direito;
  • Tem experiência na área de Linguística, Pragmática, Português para Estrangeiros, Língua Portuguesa, Ensino e Formação de professores e assessoria pedagógica em projetos sociais;
  • Desenvolve pesquisas em metodologia do ensino de língua portuguesa; formação de professores; leitura e produção textual;
  • Foi professora da UNIFRA, URCAMP, PUCRS nos cursos de Letras e, na UNIGRAN, no curso de Letras na modalidade a distância;
  • Participou como orientadora pedagógica da elaboração e correção de "Guias de Estudo" para o EaD da UNIGRANET;
  • Foi, também, Assessora Pedagógica do Programa União Faz a Vida, fomentado pela Fundação Sicredi;
  • Atualmente é Professora da Antonio Meneghetti Faculdade, ministrando aulas nos cursos de Administração, Direito, Ontopsicologia e Pedagogia;
  • É integrante da Comissão de Processo Seletivo Vestibular da AMF;
  • Coordenadora do Projeto de Extensão denominado Núcleo de Excelência em Linguagem – NEL/AMF;
  • Graduada em Psicologia (FISMA).

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Paula Savegnago Rossato
Paula Savegnago Rossato
  • Mestre em Geografia (UFSM);
  • Especialista em Geociências (UFSM);
  • Graduada em Geografia - Licenciatura Plena (UFSM);
  • Tem experiência em educação atuando em Escolas Estaduais como Professora, Coordenadora Pedagógica Secretária e Diretora;
  • Atualmente atua na Educação Básica como professora na Educação Superior também como professora na Licenciatura em Pedagogia na AMF.
  • Integrante no Grupo de Estudo em Pedagogia Ontopsicológica (AMF).

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Vanice Hentges
Vanice Hentges
  • Mestranda em educação (linha de pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação) (UNISC);
  • Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas á Educação (FACINTER);
  • Graduada em Sistemas de Informação (AMF);
  • Graduada em Pedagogia licenciatura plena (Unifra);
  • Experiência docente;
  • Professora do bacharelado Sistemas de Informação (AMF);

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Vera Rodegheri
Vera Rodegheri
  • Mestre em Psicologia Social. PUC -SP.
  • Especialista em Psicologia com Orientação em Ontopsicologia. Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia.
  • Especialista em Ontopsicologia . CEUB-Brasília-DF.
  • Formação em Ontopsicologia. AIO- Itália.
  • Graduação em Psicologia. UPF-RS.
  • Consultora Empresarial com atuação na área de Estratégia Empresarial, Sucessão, Formação de Líderes e Consultoria de Autenticação.

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Viviane Elias Portela
Viviane Elias Portela
  • Mestre em Educação (UFSM);
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico (AMF);
  • Especialista em Educação Musical (EMBAP-PR);
  • Pós-Graduanda em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Graduada em Educação Artística com habilitação em Música (FAP-PR);
  • Responsável pelo Setor de Ouvidora, Comunicação e Marketing da AMF;
  • Diretora da Focus Soluções em Marketing e Vendas;
  • Professora da Faculdade Antonio Meneghetti.

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Estrutura

  • Biblioteca Humanitas (bibliografias técnicas do curso e referência em bibliografias de Cultura Humanista)
  • Salas de aulas equipadas com data-show e ar-condicionado
  • 2 Laboratórios de Informática
  • Empresa Júnior – Master Jr.
  • Incubadora Recanto (Incubadora de empresas e novos projetos na área de Administração e Tecnologia-TI), anfiteatro para aulas ao ar livre
  • Central de Carreira
  • Iara Café (localizado no Hall da AMF)
  • Editora Universitária (localizada no Hall da AMF) – Ontopsicológica Editora Universitária (empresa parceira)
  • Art Digital (localizada na Incubadora Recanto, para os serviços de fotocópia, encadernações e papelaria) (empresa parceira).

Moradias

Casa do Estudante

Casa do Estudante

Manual do morador

Endereço: Estrada Recanto Maestro, nº 130

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefone: +55 55 3289-1141

E-mail: casadoestudante@faculdadeam.edu.br

Condomínios

Condomínios

Endereço: Estrada Recanto Maestro, s/n

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefones: +55 55 9954-4089 | 55 9902-0841

E-mail: financeiro@construtoramaestro.com.br