Licenciatura em Pedagogia

Autorizado com Nota Máxima pelo MEC (Nota 5), pela Portaria nº 606/2016, de 13/10/2016 e publicada em Diário Oficial da União em 14/10/2016, e atualmente Reconhecido pelo MEC tendo recebido novamente a Nota Máxima (Nota 5), com a Portaria de Reconhecimento de Curso nº 10/2023, de 10/03/2023 e publicada em Diário Oficial da União em 13/03/2023. O Curso de Licenciatura em Pedagogia na AMF proporciona uma formação que vai além dos conhecimentos técnicos sobre Educação e Docência.
Oferece disciplinas teórico-práticas desde o primeiro semestre da Graduação, tais como Estágios em Projetos Educacionais, Sociais e Culturais, em Escolas da Região e iniciativas desenvolvidas no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro em parceria com a Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional.
O estudo da Pedagogia Ontopsicológica, que traz uma abordagem inovadora à Ciência e à área da Educação, é o grande diferencial do Curso de Pedagogia da AMF, mostrando para o acadêmico a lógica da compreensão integral do ser humano como instrumento de trabalho primordial para a aplicação funcional da Pedagogia.
O objetivo geral do Curso de Licenciatura em Pedagogia da AMF é formar o profissional pedagogo capaz de operar em diversos contextos educacionais e empresariais, que atua o conhecimento de si mesmo como instrumento para ensinar, (re)criando processos de ensinar & aprender e contribuindo com a formação de pessoas responsáveis que, através de sua atuação e atividade profissional contribuem para a melhoria contínua e desenvolvimento da sociedade.
Venha estudar Pedagogia na AMF!


Márcia Regina Marchezan
- Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC_RS);
- Especialização em Letras-Português pela Universidade Franciscana (UFN);
- Especialização em Clínica Psicanalítica pela Universidade Luterana do Brasil(ULBRA);
- Licenciatura em Letras pela Universidade Franciscana (UFN);
- Bacharelado em Psicologia pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA);
- Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER);
- Experiência na área de Linguística, Pragmática, Português para Estrangeiros, Língua Portuguesa, Ensino e Formação de professores e assessoria pedagógica em projetos sociais pela Fundação Sicredi.
- Desenvolveu pesquisas na área de Licenciatura em Letras e em Psicanálise.
- Foi professora nos cursos de Letras na UFN, URCAMP, PUCRS, e, na UNIGRAN, no curso de Letras na modalidade a distância.
- Participou como orientadora pedagógica na elaboração e correção de "Guias de Estudo" para o EaD da UNIGRANET.
- Foi Assessora Pedagógica do Programa União Faz a Vida nos anos de 2013 a 2015 e de 2020 a 2022, fomentado pela Fundação Sicredi.
- Professora na faculdade Antonio Meneghetti nos cursos de Administração, Direito, Pedagogia, Ontopsicologia e Ciências Contábeis;
- Integrante da Comissão de processo Seletivo da AMF;
- Coordenadora do projeto de extensão denominado Núcleo de Excelência em Linguagem;
- Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Acesse o Lattes de Márcia Marchezan

Alíssia Dornelles
- Psicóloga graduada pela UFSM;
- Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFSM;
- Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura - UFRGS;
- Especialista em Clínica Psicanalítica - ULBRA Santa Maria;
- MBA em Gestão da Aprendizagem e Modelos Híbridos de Educação;
- Coordenadora Regional das Políticas de Promoção da Equidade em Saúde na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde - SES/RS;
- Tem experiência no trabalho clínico e em instituições, realizando a articulação com dispositivos de cuidado na atenção primária à saúde, educação e assistência social;
- Professora na Antonio Meneghetti Faculdade.
Acesse o Lattes de Alíssia Dornelles

Annalisa Cangelosi
- Doutora em Pedagogia Experimental pela Universitá degli Studi di Roma “La Sapienza”, Itália;
- Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU), São Petersrbugo, Rússia;
- Especialista em Ciencias Motoras e Esportivas e Bacharelado em Educação Física pela Universitá degli Studi di Roma “Foro Italico”, Itália;
- Professora e Pesquisadora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF);
- Atua profissionalmente no Programa de Pesquisa e Difusão da Ontopsicologia, da Fundação Antonio Meneghetti, com o projeto “Coletânea Antonio Meneghetti sobre...”;
- Formadora em Ontopsicologia, para estudantes e profissionais em Instituições Internacionais Públicas e Privadas.
Acesse o Lattes de Annalisa Cangelosi

Any Regina Rothmann
Professor Convidado
- Curadora Estratégica da Fundação Antonio Meneghetti – Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional;
- Empresária e empreendedora - Hotel Capo Zorial (Recanto Maestro);
- Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia);
- Bacharel em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia);
- Diretora Comercial da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF);
- Professora da disciplina de Carreira e Estilo de Vida II no Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.

Bruna de Franceschi Schirmer
- Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
- Fonoaudióloga pela UFSM (2009);
- Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana - Linha de Pesquisa: Audição e Equilíbrio – Diagnóstico , Habilitação e Reabilitação - UFSM (2012);
- Experiência na área de Equilíbrio - Avaliação e Reabilitação, Audiologia Clínica, Próteses Auditivas e Processamento Auditivo - Avaliação, Habilitação e Reabilitação;
- Bacharel em Direito pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF);
- Especialização em Ontopsicologia (AMF).

Bruno Fleck da Silva
- Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
- Mestre em Filosofia pela UFSM;
- Especialista em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti –(AMF);
- Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia (Centro Universitário Claretiano, CEUCLAR);
- Graduado e Licenciado em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC Camp);
- Desenvolve projeto de pesquisa na área de Filosofia Contemporânea e Ética;
- Estudioso de Ontopsicologia;
- Professor do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia e Administração da AMF;
- Possui experiência na área de Música, é organista;
- Editor da Saber Humano-Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti e da Revista Brasileira de Ontopsicologia, do Departamento de Ontopsicologia da AMF;
- Tradutor para a Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica e Humanista Educacional e Cultural e para Associação Brasileira de Ontopsicologia;
- Professor integrante do Projeto Estamos Juntos da Fundação Antonio Meneghetti;
- Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Antonio Meneghetti (CEPSH-AMF).
Acesse o Lattes de Bruno Fleck da Silva

Carmen Spanhol
- Doutora em Educação (UDELMAR – CL/Revalidação UFSCar, SP);
- Mestre em Psicologia (PUCRS);
- Graduada em Psicologia (UPF);
- Graduada em Psicologia Licenciatura Plena (UPF);
- Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU), São Petersrbugo, Rússia;
- MBA Business Intution O Empreendedor e a Cultura Humanista pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF);
- Formação em Psicodrama (CONTTEXTO/PR);
- Formação em Coaches Executivos e Empresariais – ABRACEM/Universidade da Indústria/PR;
- Atuou como Professora nas Universidades: Estadual do Paraná – UNESPAR Campus de Curtibia II – FAP; UNIOESTE, UNOESC E Universidade Positivo;
- Docente nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF);
- Atua nas áreas de Formação e Consultoria Individual.
Acesse o Lattes de Carmen Spanhol

Clarissa Miranda
- Doutora em Letras (UFSM);
- Mestre em Comunicação (UFSM);
- Professora de Graduação da AMF;
- Secretária Executiva da Associação OntoArte;
- Coordenadora da Orquestra Jovem Recanto Maestro;
- Repórter da Revista Performance Líder;
- Cursou MBA em Marketing (FGV-SP);
- Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
- Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicologico (AMF);
- Graduada em Jornalismo (UFSC);
- Assessora de Marketing no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.
Acesse o Lattes de Clarissa Mazon Miranda

Claudiane Weber
- Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP);
- Mestre em Engenharia da Produção (UFSM);
- Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
- Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF);
- Graduada em Biblioteconomia (UFSC);
- Parte da Comissão para Implantação do Repositório Institucional e da Rede Cariniana Lockss de preservação digital (UFSM);
- Implantou e é diretora da Biblioteca Humanitas (AMF);
- Realizou estágio doutoral na ÅBO Akademi University, Finlândia;
- Pós-graduada em Psicologia Social na Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
- Especialização em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti(AMF);
- Está na Direção das Bibliotecas da UFSM e coordena o grupo de trabalho Manancial Repositório Institucional que faz a preservação e divulgação científica da Universidade;
- É professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo-UDESC) - Florianópolis;
- Pesquisa imagens e fotografias, comportamento informacional, práticas informacionais, literacia visual e Ontopsicologia.
Acesse o Lattes de Claudiane Weber

Daniela dos Santos Morales
- Graduação em Educação Especial- Habilitação Deficientes Mentais pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) ;
- Especialização em Psicopedagogia Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano (2004) ;
- Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2008);
- Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2010);
- Experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Educação Especial.
Acesse o Lattes de Daniela dos Santos Morales

Gabriel de Oliveira Soares
- Doutor em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES);
- Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição;
- Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG);
- Possui Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete;
- Professor de Matemática da Rede Municipal de Educação de Santa Maria (RS);
- Atua como docente na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria;
- Colaborador do curso de Especialização em Docência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos, orientando Trabalhos de Conclusão de Curso;
- Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), ligado à UFN; e do Grupo de Estudos em Políticas e Gestão Educacional (GEPGE), ligado ao IFFar;
- Professor na Faculdade Antonio Meneghetti.
Acesse o Lattes de Gabriel de Oliveira Soares.

Hamlet Xavier Simon
- Coordenador do Curso de Administração da Antonio Meneghetti Faculdade;
- Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS)
- Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS)
- Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade de Santa Maria (UFSM)
- Professor colaborador do curso de Relações Internacionais da Universidade de Santa Maria (UFSM)
- Professor do Curso de Administração da AMF.
Acesse o Lattes de Hamlet Xavier Simon

Helena Biasotto
- Doutora em Educação, Universidade Internacional São Stanislaus, Santiago do Chile (UISEK);
- Mestre em Economia (UFRGS);
- Especialista em Psicologia com Abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
- Especialista em Câmbio e Operações Internacionais (FGV);
- Especialista em Economia Gaúcha (UNISINOS);
- MBA em Administração Bancária (ASBACE);
- MBA em Finanças (Banco Central do Brasil);
- Graduada em Ciências Econômicas (UNISINOS);
- Diretora Institucional da AMF;
- Professora dos Cursos de Administração, Direito, Bacharelado em Ontopsicologia e Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA da AMF.
Acesse o Lattes de Helena Biasotto

Juciani Severo Corrêa
- Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2004);
- Graduada em Licenciatura em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008);
- Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2018);
- Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2008);
- Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019);
- Cursando MBA - AMF Identidade Empresarial;
- Professora titular da Faculdade Antônio Meneghetti;
- Professora Pesquisadora - UAB - Capes - Universidade Aberta do Brasil - UFSM;
- Professora titular da Faculdade Palotina e Avaliadora do Ministério da Educação - MEC;
- Experiência na área de Educação, atuando principalmente na área de formação de professores; currículo, didática, educação e diversidade cultural, raça e etnia; ciência política, sociologia jurídica, sociologia organizacional e cultura organizacional.
- Coordena os Grupos de estudos: Tensões do cotidiano; Direitos humanos e sociedade.
Acesse o Lattes de Juciani Severo Corrêa

Juliane Neves Fiorezi
- Doutoranda em Promoção da Saúde (UNISC);
- Mestrado em Promoção da Saúde na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC);
- Graduação em Bacharelado em Musicoterapia (Faculdade de Artes do Paraná-FAP PR);
- Especialização Lato-Sensu em Gestão e Produção Cultural (Universidade Tuiuti do Paraná-UTP);
- MBA Business Intuition Identidade Empresarial (Antonio Meneghetti Faculdade);
- Pós-Graduanda em Especialização Lato-Sensu em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (Antonio Meneghetti Faculdade);
- Pós-Graduanda em Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia);
- Desde 2014 atua como produtora executiva da Ontopsicológica Editora Universitária e da Revista Performance Líder;
- Professora AMF nos Cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Sistemas de Informação, Bacharelado em Ontopsicologia e Licenciatura em Pedagogia.
Acesse o Lattes de Juliane Neves Fiorezi

Michael Fragomeni Penna
- Mestrando em Educação Musical (UFSM);
- Bacharel em Ontopsicologia (AMF);
- Coordenador Pedagógico dos Projetos Educacionais e Culturais da da Fundação Antonio Meneghetti;
- Regente e Professor da Orquestra Jovem Recanto Maestro;
- Fundador da Toccare Conexão Musical;
- Desenvolveu trabalhos como violista da Camerata Ontoarte, junto da qual e da soprano Carla Maffioletti, realizou em 2016, uma turnê por vários estados brasileiros e a gravação de um CD com obras do compositor Vagner Cunha sobre poemas do artista italiano Antonio Meneghetti. Junto à Camerata Ontoarte, em 2018, tocou como violista, na turnê de estreia da ópera O Quartrilho. Também vem atuando como violinista do Conjunto de Câmara Recanto Maestro, participando em 2017, como grupo residente, do VI Festival de Música Barroca na cidade de Sucre-Bolívia.
- Atuou como regente e professor de diversas orquestras jovens no Brasil e no exterior, destacando a atuação junto a Orquestra da Academia Nacional de Música “Man Cesped” (Cochabamba-Bolivia), Orquestra Jovem de Tarija (Tarija-Bolivia), IX Seminario Internacional Portuguesa (Acarigua – Venezuela), Canarinhos do Itapety (Mogi das Cruzes – São Paulo) e Orquestra de Sopros de Pindoretama (Pindoretama – Ceará);
- Professor do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF.
Acesse o Lattes de Michael Fragomeni Penna

Patrícia Wazlawick
- Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia na AMF;
- Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Pós-Doutoranda em Informática em Saúde (UFSC);
- Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR);
- Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint-Petersburg State University (Universidade Estatal de São Petersburgo, SPbU);
- Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico na AMF;
- Especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
- Especialista em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas (PUCRS);
- Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP-PR);
- Gestora do Departamento Administrativo-Financeiro da AMF;
- Professora nos cursos de Bacharelado em Ontopsicologia e Sistemas de Informação e nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF;
- Atua em projetos de pesquisa cientifica na área de Ontopsicologia, Pedagogia Ontopsicologia e Interfaces Interdisciplinares e é integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa (NIP) da AMF e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) da AMF.
Acesse o Lattes de Patrícia Wazlawick

Paula Savegnago Rossato
- Mestre em Geografia (UFSM);
- Especialista em Geociências (UFSM);
- Graduada em Geografia - Licenciatura Plena (UFSM);
- Tem experiência em educação atuando em Escolas Estaduais como Professora, Coordenadora Pedagógica Secretária e Diretora;
- Atualmente atua na Educação Básica como professora na Educação Superior também como professora na Licenciatura em Pedagogia na AMF.
- Integrante no Grupo de Estudo em Pedagogia Ontopsicológica (AMF).
Acesse o Lattes de Paula Savegnago Rossato

Paula Xavier Scremin
- Doutoranda em educação pelo PPGE - Educação da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM(2019)
- Mestre e especialista em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul(UNISC)
- Especialista em Tradução e Interpretação de Libras, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)
- Especialista em Educação de surdos de Libras Universidade de Santa Cruz do Sul(UNISC)
- Pós graduanda em LIBRAS - Tradução e Interpretação e Docência (UNíNTESE)
- Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Franciscana (atual UFN)
- Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM)
- Experiência na área de Educação no ensino fundamental, alfabetização e Atendimento Educacional especializado e no ensino superior nas disciplina de Língua Brasileira de Sinais- Libras; didática; filosofia e história da educação e em estágios, orientação de trabalhos. Pesquiso os seguintes temas: Codas (Children of Deaf Adults), surdos, docência, interculturalidade, cultura ,sujeitos culturais e a escola
Acesse o Lattes de Paula Xavier Scremin

Rejane Cavalheiro
- Graduada em Pedagogia com Especialização em Educação Pré-Escolar
- Mestrado em Educação (2006)
- Doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria
- Pós-Doutorado em Educação pelo PPGE/UFSM (2017)
- Tem experiência na Educação Básica e Ensino Superior
- Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização-PNAIC/MEC/UFSM desde seu início em dezembro 2012 até o final do Programa em 2018
- Realiza assessoria pedagógica à Instituições municipais e estaduais de ensino no que se refere à formação docente para a Educação Infantil, leitura e a escrita no contexto de anos iniciais do ensino básico, bem como na formação pedagógica continuada de docentes do ensino superior.
Acesse o Lattes de Rejane Cavalheiro

Ricardo Rechden Barcellos
- Bacharel em Ontopsicologia pela Antonio Meneghetti Faculdade;
- Formado em Engenharia Elétrica pela UFSM;
- Mestre em Energia – Fontes Alternativas;
- Professor adjunto do Departamento de Engenharia Eletromecânica da UFSM (1980/1985);
- Palestrante no Projeto Estamos Juntos da Fundação Antonio Meneghetti;
- Professor de disciplina FOIL na Antonio Meneghetti Faculdade;
- Sócio titular da RICARDO BARCELLOS CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA;
- Atuação em Entidades Empresariais Sindicato da Industria da Construção Civil do Rio Grande do Sul;
- Secretário de Obras e Serviços Urbanos em 1989 na gestão do Prefeito Evandro Behr.
Acesse o Lattes de Ricardo Rechden Barcellos

Ricardo Schaefer
- Coordenador das Disciplinas de Metodologia FOIL/Formação Empreendedora e Liderança nos Cursos de Graduação da Faculdade Antonio Meneghetti - AMF;
- Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
- Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
- Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU), Rússia;
- Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Cidade São Paulo (UNICID);
- Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Graduado em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF);
- Jornalista Responsável e Editor Chefe da Revista Performance Líder;
- Professor do Bacharelado em Ontopsicologia e dos Cursos de Administração, Direito e Sistemas de Informação da AMF;
- Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF.
Acesse o Lattes de Ricardo Schaefer

Vanice Hentges
- Mestra em Educação pela UNISC
- Graduada em Sistemas de Informação - Antonio Menghetti Faculdade (2014)
- Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2005)
- Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: scrtach e tics
- Professora dos Cursos de Sistemas de Informação e Pedagogia da Faculdade Antonio Meneghetti
Acesse o Lattes de Vanice Hentges

Vivien Kelling Cardonetti
- Possui Pós-Doutorado (2019) e Doutorado (2014) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, na Linha de Pesquisa Educação e Artes, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS;
- Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC, na Área de Concentração: Engenharia de Produto e Processo (2009);
- Pós-graduação - Especialização em Pré-Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - Santa Maria - RS (1989) e Graduação em Artes Visuais - Licenciatura, pela UFSM - RS (1987).
- Atuou como professora efetiva no ensino fundamental e médio da Rede Pública Estadual Santa Maria - RS (1992-1995), como professora Externa do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial, na Universidade Federal de Santa Maria - RS (2012-2013) e como professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino - MEN, do Centro de Educação - CE, na UFSM-RS, atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia Diurno e Noturno, Educação Especial e Licenciatura em Artes Visuais (2015-2016).
- Desde 2010 realiza seus estudos e pesquisas na interface dos campos das Artes Visuais e Educação com as Filosofias da Diferença, tendo interesse especial nas seguintes temáticas: imagem fílmica e docência; experimentações com leituras, escritas e imagens; revezamento entre teoria e prática; conexão intensiva entre infância e artes visuais; cenários formativos como um laboratório de experimentação; entrecruzamentos entre artes visuais e educação especial.
- É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura - GEPAEC, vinculado ao CNPq e Editora Adjunta da Revista Digital do LAV (Qualis B1 em Artes e B2 em Educação).
Acesse o Lattes de Vivien Kelling Cardonetti

Semestres































































1º Semestre







2º Semestre







3º Semestre







4º Semestre







5º Semestre






6º Semestre






7º Semestre







8º Semestre





Complementares












Alunos de Pedagogia pelo mundo!
Notícias do Curso
Depoimentos de Alunos

Como iniciante no curso de Licenciatura em Pedagogia da Antonio Meneghetti Faculdade, já vivenciei a apresentação de várias oportunidades no início do semestre e, com isso, novos conhecimentos foram e são disponibilizados para todos nós, alunos. Acredito que seja apenas o começo de incríveis propostas que surgirão ao longo da graduação, as quais são proporcionadas pelo fato de estarmos dentro de uma instituição com excelentes professores e colaboradores, que procuram sempre desenvolver e aprimorar seus entendimentos frente às temáticas necessárias. Agradeço, intensamente, toda equipe da AMF pelo esforço e acolhimento prestado para os alunos.
Emanuelly Stefanello Bulegon
Caloura em 2022

Neste início de semestre tudo está sendo incrível! As experiências que a AMF nos proporciona são únicas e, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Antônio Meneghetti Faculdade, ganhamos conhecimentos que não se limitam somente a sala de aula, mas que podemos usufruir em todos os âmbitos de nossa vida. Agradeço a toda a equipe de excelentes professores por nos transmitirem os seus conhecimentos com tanta dedicação e amor.
Maria Eliza Prestes Bissacotti
Caloura em 2022
- Matriz Curricular
- Estruturas
- Moradias
- Mapa do Recanto Maestro
- Informativo Financeiro AMF
- Laboratórios do Curso de Licenciatura em Pedagogia
- Linha de Pesquisa do Curso de Licenciatura em Pedagogia
- Escola de Inovações Pedagógicas (Curso de Extensão)
- Universidad Santo Ignacio de Loyola (Lima, Peru)
- Red Kipus Peru – Formación Docente
- Academia Iberoamericana de Doutores em Educação, Lima, Peru
- REDEM
- UNDESD
Matriz Curricular
Estrutura
- Biblioteca Humanitas (localizada no 3º andar do prédio AMF 3, com mais de 60 mil obras técnicas dos cursos de graduação e referência em obras na área de cultura humanista
- Salas de aulas equipadas com multimídia, internet wi-fi, ar-condicionado
- 2 Espaço do IT Innovation Lab (prédio AMF 1) – Laboratório Didático Especializado do Curso de Sistemas de Informação
- Laboratório de Informática do Curso de Sistemas de Informação (prédio AMF 1)
- Laboratório de Informática do Curso de Ciências Contábeis (prédio AMF 3)
- Laboratórios de Informática de uso comum (prédio AMF 3)
- Núcleo de Prática Jurídica – NPJ (Curso de Direito) (prédio AMF 3)
- Laboratório de Estudos e Práticas Profissionais em Ontopsicologia, Inovação e Desenvolvimento Humano (prédio AMF 3) – Laboratório Didático Especializado do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia
- Brinquedoteca (prédio AMF 3) – Laboratório Didático Especializado do Curso de Licenciatura em Pedagogia
- Art Digital (localizada na Incubadora Recanto, para os serviços de fotocópia, encadernações e papelaria) (empresa parceira).
- Laboratório de Ensino e Aprendizagem e Educação Musical (prédio AMF 3) - Laboratório Didático Especializado do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
- Sala Espaço de Inovação (prédio AMF 3) .
- Incubadora Recanto (Incubadora de empresas e novos projetos na área de Administração e Tecnologia-TI).
- Anfiteatro para aulas e atividades ao ar livre.
- Central de Carreira.
- Café Recanto (localizado no hall do prédio AMF 1).
- Café do AMF 3 (localizado no hall do prédio AMF 3).
- Ontopsicológica Editora Universitária (localizada no hall do prédio AMF 1) (empresa parceira).
- Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti (localizado na Estrada Recanto Maestro, via de ingresso ao Recanto Maestro).
- Piazza AMF (espaço de convivência ao ar livre, pátio interno entre os prédios AMF 1, AMF 2 e AMF 3).
- Rua Coberta (espaço de convivência ao ar livre, pátio interno entre os prédios AMF 1 e AMF 3).
- Espaço para convivência nos halls dos prédios AMF 1, AMF 2 e AMF 3..
Hotéis e Pousadas

Casa do Estudante
Com uma proposta pedagógica conexa à da AMF e estrutura para o aluno viver e estudar, a Casa do Estudante possui quartos duplos mobiliados, banheiro privativo, cozinha comunitária e máquina de lavar. É um ótimo ponto de partida para iniciar a própria estrada.
Endereço: Estrada Recanto Maestro, nº 130
Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil
Restinga Sêca, Cep: 97200-000
Telefone: +55 55 3289-1139
E-mail: [email protected]

Condomínios
Existe também a opção dos prédios residenciais, com 3 modelos de apartamento disponíveis. Sendo possível morar sozinho ou dividir com colegas.
Endereço: Estrada Recanto Maestro, s/n
Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil
Restinga Sêca, Cep: 97200-000
Telefones: +55 55 3289-1136 | 55 9 9717-6768
E-mail: [email protected]

Este espaço foi desenvolvido e apresentado para que você: aluno, professor, colaborador, visitante e turista conheça um pouco mais o Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro – o campus da Faculdade Antonio Meneghetti.
Veja na imagem os números em cada local apresentado e identifique na legenda o nome do mesmo e onde fica situado em nosso campus. Atualmente são em torno de 50 estabelecimentos com prestação de serviços a alunos, professores, colaboradores, visitantes e turistas que estão a sua disposição durante os dias da semana e também aos finais de semana e feriados no Recanto Maesto, em diversas áreas de atuação e setores.
Para conhecer a respeito dos locais de alimentação, destacamos aqui:
- Recanto Café - Café do AMF 1: no hall do prédio AMF 1 (aberto manhã, tarde, noite, durante a semana e em 2 finais de semana por mês), com diversos lanches especiais;
- Portuá - Café do AMF 3: no hall do prédio AMF 3 (aberto manhã, tarde, noite, durante a semana e em 2 finais de semana por mês), com diversos lanches especiais;
- Restaurante Zorial di Giordana: localizado no Zorial, serve almoço de buffet por quilo e livre (aberto de segunda a sexta-feira ao meio dia e aos sábados, com alguns domingos por mês também);
- Minimercado Zoriano: localizado ao lado do prédio AMF 1 (aberto manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, e sábados e domingos em horários especiais), também serve alguns lanches no local;
- Pizzaria e Gelateria La Giacobina: a famosa “pizza do Jacó”, localizado ao lado do prédio AMF 1 (aberto final da tarde e noite de segunda a sexta-feira/ sábados ao meio dia e noite e domingo ao meio dia), serve a tradicional pizza italiana, preparada especialmente pelo nosso querido Sr. Jacó;
- Ristorante Maestro: localizado na Torre Prime do Hotel Recanto Maestro, serve almoço e jantar (aberto de segunda a sexta-feira ao meio dia e aos sábados e domingos, também a noite) – importante fazer reserva previamente;
- Restaurante da Pousada Recanto: serve almoço e jantar (aberto sexta à noite, sábado ao meio dia e noite e almoço de domingo), um lugar muito especial e aconchegante localizado junto à Pousada Recanto;
- Vinícola Domus Mea: aberta para visitação ao público aos finais de semana para passar um momento especial e durante os dias da semana para visita e compra de vinhos;
- Casa do Recanto: localizada na entrada do Recanto Maestro (aberta de segunda a sexta-feira e aos finais de semana), com souvenirs e lanches especiais;
- Galeteria Di Paolo: localizada na entrada do Recanto Maestro (aberta todos os dias de segunda a sexta-feira no horário do almoço, com pratos executivos e rodízio; aberta sábado ao meio dia e a noite e também no domingo ao meio dia);
- Restaurante Santo Termas: localizado no Parque das Termas Romanas Recanto Maestro (aberto ao meio dia nos dias de semana e final de semana), serve almoço com buffet por quilo;
- Casa do Recanto nas Termas Romanas: localizado no Parque das Termas Romanas Recanto Maestro (aberto ao meio dia nos dias de semana e final de semana), serve almoço com pratos e lanches especiais;
- Restaurante Di Giordana no Resorte das Termas Romanas: localizado no Resort das Termas Romanas Recanto Maestro (aberto ao meio dia nos dias de semana e final de semana), serve almoço com buffet por quilo;
- Parilla Il Paradiso nas Termas Romanas: restaurante de parilla localizado dentro do parque das Termas Romanas Recanto Maestro, na Área Verde, é aberto para almoço e jantar de quinta-feira a domingo (domingo apenas almoço);
- Restaurante da Pousada Monte Rei - Estalagem e Gastronomia: está localizado bem ao lado do Recanto Maestro, a menos de 5 minutos de carro. Possui um belo restaurante e espaço para happy hour, aberto as sextas-feiras e finais de semana, para almoço e jantar.
Acesse as páginas de sites, facebook e instagram de cada um destes locais para sua alimentação no Recanto Maestro!
Informativo Financeiro AMF
Laboratórios do Curso de Licenciatura em Pedagogia
O Curso de Licenciatura em Pedagogia da AMF possui laboratórios equipados com toda a infraestrutura necessária para o exercício das competências específicas da dimensão da prática profissional do futuro pedagogo, conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), atualizado segundo as Resoluções nº 01 CNE/CP/2006 – DCN Licenciatura em Pedagogia e nº 02 CNE/CP/2019 – BNC-Formação. Os Laboratórios Didáticos de Formação Específica consistem em ambientes aptos ao desenvolvimento das atividades inerentes à Pedagogia e são providos de insumos, matérias e equipamentos condizentes para realização e desenvolvimento dos conteúdos curriculares do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
- O Laboratório de Excelência em Linguagem (LEL): constitui-se em um espaço de ensino, pesquisa e extensão que promove, pedagogicamente, o exercício da articulação teórico-prática de gêneros textuais utilizados no âmbito acadêmico, como também constrói um contexto de aperfeiçoamento das habilidades e competências comunicativas;
- O Laboratório de Educação Musical: é um local pedagógico destinado à musicalidade, com uma infraestrutura adequada e necessária para o desenvolvimento de atividades acadêmicas como o estudo, pesquisa, extensão e prática musical, visando instrumentalizar o discente para a utilização da música no processo de ensino aprendizagem de crianças, jovens e adultos;
- O Laboratório de Ensino e Aprendizagem: é um espaço disciplinar e interdisciplinar, rico em materiais e recursos didáticos-pedagógicos, em que se discutem, se potencializam e se produzem reflexões e proposições a respeito da multiplicidade e complexidade das problemáticas dos processos de ensino e aprendizagem, tais como técnicas e métodos de ensino; questionando suas utilizações e discutindo suas funções, enquanto meio para auxiliar na sua formação docente e na implementação de propostas educacionais;
- O Laboratório Brinquedoteca: é um ambiente de ludicidade que visa propiciar à criança o acesso de materiais diversos por meio dos quais experiencia e exercita as aprendizagens em interação direta com os objetos. O brincar é proposto como forma de interação e aprendizagem do mundo.
Linha de Pesquisa do Curso de Licenciatura em Pedagogia
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas (NIP) da AMF formado pela Área de Concentração Ontopsicologia, é constituído por são seis Linhas de Pesquisa, a saber: 1) Formação de Líderes, Empreendedorismo e Sustentabilidade; 2) Gestão de Negócios, Cultura Humanista e Intuição; 3) Informação, Tecnologia, Inovação e Memética; 4) Direito; 5) Psicossomática Física e Organizacional e 6) Educação e Humanismo.
A Linha de Pesquisa fomentada pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia, “Educação e Humanismo”, visa robustecer as inúmeras pesquisas realizadas nos grupos de Iniciação Científica da AMF nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. De caráter inter/transdisciplinar, a linha de pesquisa tem por horizonte refletir, por meio da pesquisa acadêmica, temáticas relacionadas à Educação pelo viés clássico da Paideia grega, relacionando posicionamentos pedagógicos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e ontopsicológicos acerca do evento Educação.
O objetivo geral dessa Linha de Pesquisa é pensar as emergências educacionais, os objetivos do desenvolvimento sustentável em viés educacional e refletir as bases teóricas da educação a partir da perspectiva do Humanismo. O olhar humanista frente à Educação parte de um ponto de vista do Humanismo Clássico, Renascentista e do Humanismo ontológico de Antonio Meneghetti, fortemente presente na filosofia pedagógica da IES. A concepção presente de Educação não se limita às abordagens teóricas da Pedagogia, mas a Linha de Pesquisa reflete toda problemática da formação do homem, também adentrando ao ponto de vista da gestão, da tecnologia e das ciências jurídicas.
- Grupos de Iniciação Científica do Curso de Licenciatura em Pedagogia:
- Educação Especial, Inclusão e Cultura: pesquisa as seguintes temáticas Cultura e produção de sujeitos a partir da problematização referente à identidade e diferença, contemplando, em uma perspectiva interdisciplinar, temáticas relativas à saúde, assistência social, relações étnico-raciais, relações de gênero e sexualidade, infância, inclusão, políticas públicas.
- Sistema e Personalidade e o Fazer Pedagógico: a partir das reflexões Educação e Humanismo, Sociologia e a Profissão do Pedagogo, futuro egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia, os alunos da Unidade Curricular Sociologia pesquisam buscando responder, em forma de artigo, a seguinte indagação: quais as relações entre o fazer pedagógico e sistema e personalidade? Essa temática, além de ir ao encontro dos conhecimentos do perfil do egresso da Pedagogia, permite interagir a pesquisa dentro da Matriz Curricular (Estrutura Curricular) do Curso.
- Laboratório de Criação de si mesmo e Sistemas de Informação: movimentos transversais com a docência. Também como Política Institucional de continuidade à inovação no âmbito do curso de Pedagogia, a AMF criou o Laboratório de Criação de Sistemas de Informação relacionado a movimentos transversais com a docência, o qual pesquisa as seguintes temáticas: formação docente a partir do viés das relações sujeito-estudante/sujeito-professor como constituição de vivências formativas e de papéis no processo educacional. Através de pesquisas de tipo teórico-aplicadas, explorar vivências outras na relação da constituição dos sujeitos enquanto docentes e alunos. Atua em conjunto a esta linha os resultados das pesquisas da CPA, cujas pesquisas foram sofisticadas com a introdução do NPS, detalhado no indicador específico.
Escola de Inovações Pedagógicas (Curso de Extensão)

Universidad Santo Ignacio de Loyola (Lima, Peru)
Desde 2020, a AMF e a Faculdade de Educação da Universidad Santo Ignacio de Loyola, situada em Lima (Peru), tem aberto diálogo e iniciado ações de parceria. Durante a pandemia, em 2020 e 2021, dois professores das disciplinas FOIL e um professora do curso de Pedagogia da AMF lecionaram no programa de capacitação dos docentes da Faculdade de Educação. No ano de 2021, a AMF participou com dois palestrantes do Congresso Internacional em Educação realizado pela Faculdade de Educação da Universidad Santo Ignacion de Loyola e alunos de graduação do Bacharelado em Ontopsicologia apresentaram papers neste importante evento internacional. Em 2022, uma das professoras do curso de Pedagogia da AMF realizou um painel com uma das professoras da Faculdade de Educação da Universidad Santo Ignacion de Loyola versando sobre experiências no ensino básico em ambos os países. Atualmente, um convênio bilateral prevendo intercâmbios entre estudantes, docentes e também pesquisas conjuntas está sendo desenvolvido pelas instituições.

Red Kipus Peru – Formación Docente
Desde 2020, a Antonio Meneghetti Faculdade tem sido convidada pela Red Kiups (Red de Formación Docente de América Latina y Caribe) para participar como palestrante nos congressos anuais realizados em Lima (Peru) pelo braço peruano desta entidade. Em 2020 e 2021, realizamos participações em tal evento. Para 2023, o trabalho está sendo realizado com fins a que se firme um convênio formalizando a parceria para que mais docentes da AMF possam integrar as atividades da rede.

Academia Iberoamericana de Doutores em Educação, Lima, Peru
A Fundação Antonio Meneghetti (FAM) e a Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) participaram do XI Seminario Taller Internacional “Formulación y Evaluación de Perfiles del Docente de Nivel Básico y Universitario” realizados entre os dias 8 a 10 de novembro, organizado pelo Instituto para la Calidad de la Eduación da Universidad San Martín de Porres em Lima no Peru. Dentre os dias do Seminário também foi instituída a “Academia Iberoamericana de Doutores em Educação”, com a criação e oficialização de parceria e acordo de cooperação entre instituições de ensino superior e de pesquisa do Peru, Brasil, Uruguay, Chile e Equador, que é integrada, com início nesta data pela Fundação e Faculdade Antonio Meneghetti. A partir deste acordo se dá início à primeira atividade em parceria que é a matrícula de professores da Universidad San Martín de Porres em Lima no Peru para estudarem a Ciência Ontopsicológica no Curso de Especialização Lato Sensu em Ontopsicologia.

REDEM
A Red Educativa Mundial é uma organização internacional criada no Peru que tem a finalidade de elevar o nível educacional dos estudantes e dos professores por meio do uso das novas ferramentas que são oferecidas pela Internet, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). É uma plataforma de difusão e manejo de novas ferramentas, metodologias de ensino que se auto-alimentam de experiências compartilhadas por docentes, centros e instituições educativas a nível internacional e suas diferentes formas e níveis educacionais. A AMF é parceira da REDEM na realização de pesquisas e projetos de aplicação prática que ajudam a melhorar a educação na América Latina.

UNDESD
De 2005 a 2014, a UNESCO desenvolveu a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a qual visou mobilizar recursos educacionais do mundo para auxiliar a criar um futuro mais sutentável. A AMF foi parceira dessa iniciativa, mostrando que, mesmo antes da criação do seu curso de Pedagogia, já havia a preocupação em melhorar o ensino na região ao redor do campus por meio do oferecimento de projetos práticos de educação para o desenvolvimento sustentável.