Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação
Sistemas de Informação AMF
Coordenação Bacharelado em Sistemas de Informação

Sistemas de Informação

Hoje, a tecnologia é uma ferramenta essencial para o avanço da sociedade e dos negócios, com criações inovadoras, otimização de processos e qualificação de produtos. Nesse contexto, a área da Tecnologia da Informação possui um dos mercados mais amplos, competitivos e com demanda de profissionais. O curso de Sistemas de Informação da AMF traz o que existe de mais atual no mercado, e prepara o aluno para, além de um programador, ser um gestor na área da tecnologia, pronto para atuar também como empresário ou executivo. Ademais, buscamos mostrá-lo que, apesar de toda a tecnicidade da área, o foco ao desenvolver um software deve ser sempre o bem-estar e o progresso do ser humano, pois este é o maior valor da vida!

Onde você poderá trabalhar?

Desenvolvedor de Software, Programador, Gestor de Projetos, desenvolvedor de games, Designer, Consultor em TI, etc.

Sistemas de Informação na AMF: Nota 4 no MEC!
Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC nº 916/2018, de 27/12/2018 e publicada em D.O.U. 28/12/2018.
`cione Aula

Modalidade

Presencial
Ícone Formação

Tipo de Curso

Bacharelado
ícone Livro

Duração

4 anos
Ícone Estrela

Nota

4 MEC

Notícias do Curso

  • Ementas
  • Perfil do Egresso
  • Matriz Curricular
  • Professores
  • Estrutura
  • Moradias

Ementas

  • As bases conceituais e filosóficas da área de sistemas de informação;
  • Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação;
  • As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação;
  • Os tipos de sistemas de informação;
  • Áreas de pesquisa em Sistemas de Informação;
  • Conhecimento científico e metodologia de pesquisa em Sistemas de Informação.
  • Conhecimento, ciência e administração;
  • Primórdios e fundamentos do pensamento ocidental;
  • Background histórico à ciência ontopsicológica: origem da psicologia científica moderna, principais correntes da psicologia e suas contribuições para a administração, crise das ciências modernas;
  • O nascimento da Ontopsicologia;
  • A estrutura científica da Ontopsicologia;
  • Introdução às três descobertas;
  • Elementos da Teoria da Personalidade.
  • A teoria dos conjuntos;
  • A álgebra dos conjuntos;
  • As relações;
  • A indução e recursão;
  • A análise combinatória;
  • A análise de estruturas algébricas e reticulados;
  • A teoria dos grafos.
  • Os sistemas numéricos;
  • A aritmética binária e hexadecimal;
  • Organização de computadores: memórias, unidade central de processamento, unidades de entrada e de saída;
  • As linguagens de montagem;
  • Os modos de endereçamento e conjunto de instruções;
  • Os mecanismos de interrupção e de exceção;
  • Os barramentos, comunicações, interfaces e periféricos;
  • A organização de memória principal e auxiliar;
  • As arquiteturas RISC e CISC.
  • O raciocínio lógico e algoritmos;
  • Os conceitos fundamentais de algoritmos;
  • Os métodos e técnicas para construção de algoritmos;
  • Os tipos primitivos de dados;
  • As constantes e variáveis;
  • As expressões aritméticas e lógicas;
  • Os comandos básicos: atribuição, entrada e saída;
  • As estruturas de controle: sequencial, seleção e repetição;
  • Introdução à programação de computa-dores;
  • O paradigma de programação imperativo.
  • O gerenciamento de banco de dados;
  • A arquitetura de um sistema gerenciador de banco de dados;
  • Os modelos entidade-relacionamento;
  • A linguagem SQL;
  • O gerenciamento de transações;
  • Práticas de modelagem e programação em banco de dados.
  • Os números reais;
  • As funções;
  • Os limites e continuidade;
  • A derivação e integração;
  • As seqüências e séries.
  • A aplicação de estruturas de dados;
  • As listas lineares e suas variações: listas ordenadas e encadeadas, pilhas e filas;
  • O conceito de árvores e suas variações: árvores binárias, ordenadas e B;
  • Os métodos de busca e ordenação;
  • Práticas relacionadas à estrutura de dados.
  • Psicologia Empresarial: inserção competitiva no mundo do trabalho, o conhecimento que consente a escolha otimal, modo de relação que o líder deve impostar nos negócios, técnica de personalidade, os três pontos para entrar no mundo do trabalho, como ajudar o jovem líder, fisionômica do manager, a entrevista de trabalho, a comunicação, essência da entrevista de trabalho, jovem e sociedade, introdução ao conhecimento organísmico.
  • Introdução à orientação a objetos;
  • Os conceitos de orientação a objetos: abstração, classes, objetos, herança, encapsulamento e polimorfismo;
  • As aplicações de orientação a objetos;
  • As linguagens de programação orientadas a objetos;
  • Práticas de programação orientada a objetos.
  • O projeto de algoritmos eficientes;
  • A análise assintótica de limites de complexidade;
  • A técnica de prova de cotas inferiores;
  • A análise de algoritmos iterativos e recursivos;
  • A programação dinâmica;
  • Os algoritmos probabilísticos;
  • A complexidade pessimista, média e mínima do problema;
  • As classes de problemas: P, NP, NP Completa.
  • Programação para Web Orientada a Objetos;
  • Motores de Busca;
  • SEO;
  • CSS;
  • Webservices;
  • Desenvolvimento n-tier;
  • Integração com API's de terceiros;
  • Model-View-Controller (MVC);
  • Integração com Bancos de Dados;
  • Desenvolvimento Web para dispositivos móveis.
  • Modelos Práticos de Organização de Empresas e da gestão em Recursos Humanos: Os cinco pontos da pequena e média empresa;
  • Os cursos MBA;
  • Marketing para pequenas e médias empresas;
  • O escopo econômico da empresa;
  • As estruturas organizacionais da empresa;
  • O vício na forma de manutenção;
  • Identidade utilitarístico funcional dos negócios;
  • A capacidade do líder;
  • Modelos de organização empresarial;
  • Atualidade das dinâmicas internacionais.
  • Estudos dos conceitos de probabilidade e seus teoremas fundamentais;
  • Entendimento sobre variáveis aleatórias;;
  • Análise das distribuições de probabilidade;
  • Definição dos conceitos e objetivos da estatística;
  • Estudos sobre estatística descritiva;
  • Estabelecimento de noções de amostragem e suas distribuições: discreta e contínua;
  • Investigação sobre inferência estatística: teoria da estimação e testes de hipóteses.
  • Programação avançada com Orientação a Objetos, Técnicas de Programação com a linguagem C, Técnicas de Programação com .NET Framework, criação de aplicações do mundo real com Orientação a Objetos.
  • Aspectos Operacionais de Banco de Dados: Transações, Concorrência, Recuperação, Integridade, Distribuição, Segurança;
  • Estrutura e função de um DataWarehouse;
  • Carga, limpeza e transformação;
  • Arquiteturas de Data Warehouse: camada única, 2 camada, 3 camadas;
  • Projeto de Meta-dados;
  • Projeto das dimensões de um DataWarehouse;
  • Modelo de DataWarehouse;
  • Operações sobre um DataWarehouse;
  • Aplicações de um Data Warehouse.Data Mining: Técnicas de implementação;
  • Processo de Descoberta do Conhecimento (Knowlwdge Discovery in Database - KDD);
  • Tratamento dos dados nas fases de um processo KDD;
  • Compreensão e prospecção de informação (Mineração de Dados);
  • Entendimento, previsão e interpretação dos dados;
  • Reconhecimento de padrões. IA aplicada ao Data Mining;
  • Bancos de Dados No SQL: Conceitos, SGBD, implementação e administração;
  • Aplicações Práticas em Data Warehouse, Data Mining e Big Data.
  • Pressupostos teórico-práticos de trabalhos científicos;
  • As diferentes fases da prática científica (projeto, execução e relatórios);
  • Abordagens operacionais essenciais do desenvolvimento de arranjos metodológicos coerentes e adequados aos fins acadêmicos e profissionais fundamentais.
  • Sociedade, Empresa e Empreendedorismo;
  • Personalidade Empresarial;
  • Fundamentos da estrutura e funcionamento da personalidade e a relação com a gestão;
  • Empreendedorismo e Liderança.
  • Utilização de padrões e boas práticas de programação orientada a objetos, através de desenvolvimento ágil evolutivo;
  • Code Clean e BadSmells. Refatoração de código;
  • Garantia de qualidade de Software Orientado a Objetos por meio de testes.
  • O histórico, o conceito e os tipos de sistemas operacionais;
  • A estrutura de sistemas operacionais;
  • Gerenciamento de memória;
  • A memória virtual;
  • O conceito de processo;
  • A gerência do processador: escalonamento de processos, monoprocessamento e multiprocessamento;
  • A concorrência e sincronização de processos;
  • A alocação de recursos e deadlocks;
  • O gerenciamento de arquivos;
  • O gerenciamento de dispositivos de entrada/saída.
  • Ciência, Psicologia e Administração;
  • As linguagens, gramáticas, autômatos;
  • A hierarquia de Chomski;
  • A semântica de linguagens de programação;
  • As máquinas universais: máquina de Turing e máquina de Registradores;
  • As funções recursivas e outras formulações de algoritmos;
  • A tese de Church. Os problemas insolúveis e interatividade.
  • A origem e os objetivos da Engenharia de Software;
  • Histórico da produção de software;
  • O processo de software e o produto de software;
  • Os ciclos de vida de sistemas e seus paradigmas;
  • O uso de ferramentas orientadas a engenharia de software;
  • A investigação de processos de desenvolvimento e suas abordagens: convencional e ágil.
  • Os conceitos de interação e interface homem-máquina;
  • Os dispositivos de entrada e saída em sistemas interativos homem-máquina;
  • Os fundamentos de interface de interação homem-máquina;
  • As técnicas de diálogo homem-máquina;
  • A ergonomia de software;
  • As arquiteturas de software e padrões para interfaces de usuários;
  • As metodologias, técnicas e ferramentas de concepção, projeto e implementação de sistemas interativos;
  • As metodologias, técnicas e ferramentas de avaliação de interfaces.
  • A evolução das redes de computadores;
  • A organização das redes de computadores;
  • O modelo OSI e a arquitetura TCP/IP;
  • Padrões da ISO e do IETF;
  • As redes Locais e de longa distância;
  • Os equipamentos de conectividade;
  • O protocolo TCP/IP;
  • Algoritmos e protocolos de roteamento;
  • Os protocolos de transporte TCP e UDP;
  • Os protocolos de aplicação;
  • A qualidade de serviço em redes de computadores.
  • Psicologia e Gestão Empresarial: Técnicas de Suporte;
  • Motivações do sucesso ou insucesso;
  • Casos práticos;
  • Instrumentos de análise e de intervenção como ferramentas da gestão;
  • Coaching.
  • Os padrões e práticas de programação;
  • As vantagens da documentação e organização de códigos-fonte;
  • A otimização de programas;
  • O uso de XML na programação;
  • A programação client/server e web;
  • Práticas em programação avançada.
  • A engenharia de requisitos;
  • As técnicas de levantamento de requisitos;
  • Introdução à UML;
  • A análise de sistemas utilizando UML;
  • O projeto de sistemas utilizando UML;
  • Práticas de análise e projeto orientado a objetos.
  • O conceito, motivação e benefícios de SOA;
  • O papel do Arquiteto de TI no uso SOA, Princípios de SOA: reuso, granularidade, modularização, composição, componentização, interoperabilidade, conformidade a padrões, identificação e categorização de serviços, provisão e distribuição, monitoração e acompanhamento;
  • Os princípios arquiteturais e camadas de serviço;
  • As tecnologias que implementam SOA;
  • Desafios na implantação;
  • Regras de modelagem de serviços: padrões recomendados, qualidade e completude da análise SOA;
  • Projeto de serviços de negócio centrados em entidades;
  • Projeto de serviços de aplicação;
  • Projeto de serviços de negócio centrados em tarefas.
  • A disciplina procura introduzir os alunos à compreensão de tópicos introdutórios da teoria econômica, enfatizando a economia da empresa: atividade econômica, fatores de produção;
  • Agentes econômicos;
  • Fluxo real e monetário;
  • Mercado;
  • Demanda;
  • Lei da demanda;
  • Elasticidade da demanda;
  • agregados macroeconômicos;
  • Contas nacionais;
  • Sistema monetário;
  • Balanços de pagamentos.
  • Quem é e o que é um líder;
  • Como a psicologia pode ajudar o líder;
  • A ética do líder;
  • Consciência histórica e consciência ôntica;
  • A autossabotagem;
  • A metafísica do Líder.
  • Os conceitos de sistemas distribuídos.
  • Os sistemas centralizados, distribuídos, paralelos e de alto desempenho.
  • Os paradigmas de comunicação entre processos (IPC).
  • A programação de aplicações cliente/servidor em uma rede de computadores com Sockets e TCP/IP.
  • A sincronização em sistemas distribuídos.
  • Os algoritmos distribuídos.
  • Os sistemas distribuídos tolerantes a falhas.
  • Os sistemas operacionais distribuídos.
  • O conceito e os objetivos da gerência de projetos;
  • Abertura e definição do escopo de um projeto;
  • Planejamento de um projeto;
  • Execução, acompanhamento e controle de um projeto;
  • Revisão e avaliação de um projeto;
  • Fechamento de um projeto;
  • Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos;
  • Modelo de gerenciamento de projeto do Project Management Institute.
  • O histórico e o conceito de qualidade;
  • O conceito de qualidade de software;
  • As medidas de qualidade de software;
  • As técnicas de garantia da qualidade de software;
  • O teste de software: conceitos, tipos e aplicação no contexto da qualidade;
  • Os modelos de melhoria do processo de software;
  • O planejamento de sistemas de qualidade de software;
  • Os fatores humanos de qualidade.
  • A intuição;
  • Intuição e Racionalidade;
  • Conceitos de Intuição;
  • Intuição como ferramenta de gestão;
  • A intuição segundo a Ontopsicologia: Técnicas de Acesso.
  • Inovações tecnológicas decorrentes de pesquisas recentes na área de Sistemas de Informação;
  • Aplicações específicas nesta área, interessando a um grupo restrito ou tendo caráter de temporariedade;
  • Aspectos específicos da área de Sistemas de Informação já abordados anteriormente, mas cobertos superficialmente interessando a um grupo de alunos e sendo objeto de pesquisa recente.
  • O levantamento de estudo de caso e revisão bibliográfica;
  • Análise de viabilidade da proposta;
  • Planejamento das atividades;
  • Análise do sistema proposto;
  • Elaboração de uma proposta de trabalho.
  • A Tecnologia da Informação como diferencial estratégico nas organizações;
  • O planejamento, implementação e avaliação de estratégias na área de sistemas de informação;
  • O alinhamento estratégico entre tecnologia da informação e negócios;
  • O planejamento estratégico de sistemas de informação.
  • A governança de tecnologia da informação;
  • O alinhamento estratégico e elaboração do portfólio de TI;
  • As ferramentas para implantação da governança de TI;
  • A gestão de desempenho de operações e serviços de TI;
  • A análise de estudos de caso.
  • Introdução sobre métricas;
  • Investigação empírica;
  • Coleta de dados;
  • Análise dos dados medidos;
  • Métricas orientadas ao tamanho;
  • Métricas orientadas a função;
  • Análise de Pontos de Função;
  • Estimativas de Recursos;
  • Ferramentas para Análise de Estimativas;
  • Verificação e validação de software;
  • Infraestrutura de desenvolvimento de software: aspectos de ambiente de desenvolvimento em equipe, controle de versão e integração contínua;
  • Processo de Planejamento e Execução de Testes, Processo baseado no ciclo de vida V, Processo baseado no TMAp (Testing Management Approach);
  • Documentação de Testes;
  • Planos de teste;
  • Utilização de Ferramentas para testes;
  • Relatório de Execução de Testes.
  • Os conceitos e os tipos de ameaças, riscos e vulnerabilidades dos sistemas de informação;
  • O conceito e os objetivos da segurança de informações;
  • O planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações;
  • O conceito e os objetivos da auditoria de sistemas de informação;
  • As técnicas de auditoria em sistemas de informação;
  • Os softwares de auditoria;
  • A estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações.
  • Projeto do sistema proposto;
  • A implementação e testes do sistema;
  • Elaboração de artigo final com resultados obtidos.

Perfil do Egresso

Conforme exposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a AMF se propõe a realizar cursos com base na difusão de um referencial que envolve o desenvolvimento da personalidade, entendida como inteligência centrada na ação específica de serviço, onde o papel da pessoa é fundamental e determinante. Segundo o indicativo das Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática proposto pela CEEInf, da SESu/MEC, é possível identificar duas grandes áreas de atuação dos profissionais de Sistemas de Informação:

  • Inovação, planejamento e gerenciamento da infraestrutura de informação e coordenação dos recursos de informação nas organizações;
  • Desenvolvimento e evolução de sistemas de informação e de infraestrutura de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais.

Para o desenvolvimento das atividades inerentes ao item II, definida como a área de atuação do referido curso da AMF, entende-se que o profissional de Sistemas de Informação deverá ter, além de um conhecimento teórico consistente, conhecimentos prioritariamente voltados à aplicação de soluções tecnológicas para atender às necessidades do mercado. Ao final do Bacharelado em Sistemas de Informação o egresso atende às seguintes competências e habilidades:

  • saber identificar potenciais áreas de aplicação para sistemas de informação automatizados;
  • saber realizar a análise crítica no que se refere à viabilidade de implementação de sistemas de informação automatizados;
  • ter capacidade de obter o equilíbrio entre os recursos humanos e computacionais relacionados com as necessidades de sistemas de informação;
  • ser capaz de dar suporte a tomada de decisão com base nos sistemas de informação estabelecidos e mantidos;
  • saber desenvolver e manter sistemas de informação automatizados;
  • estar apto a identificar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação;
  • possuir a postura orientada à inteligência e práxis das organizações no encontro de soluções para os problemas reais.

Com base nos valores da AMF, o Bacharel em Sistemas de Informação é um profissional de nível superior cujo perfil reflete as seguintes características:

  • possuir uma sólida formação geral-profissional, pautada por princípios éticos e técnico-científicos voltados para a complexidade das relações e das demandas humanas e sociais;
  • entender que a formação profissional é um processo contínuo de construção de competências que demanda aperfeiçoamento e atualização permanentes;
  • compreender a profissão como uma forma de inserção e intervenção na sociedade, tendo por base a comunidade regional;
  • ter uma atitude crítica, responsável, criativa e respeitosa em relação às questões sociais e ambientais, com vistas à identificação e à resolução de problemas;
  • ter disponibilidade e competência para o exercício da interdisciplinaridade e para a atuação em equipes multiprofissionais, resguardada a autonomia profissional;
  • ser capaz de pensar e de aportar o seu conhecimento no conhecimento já disponível, de maneira crítica, pessoal e consistente;
  • utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos existentes e disponíveis e de produzir novos conhecimentos, deles derivando condutas pessoais e profissionais responsáveis, justas e éticas;
  • ser capaz de autoanálise tendo em vista o aprimoramento de seu autoconhecimento e de suas relações interpessoais.

Matriz Curricular

Faça o download:

Matriz Curricular 2016 do Curso de Sistemas de Informação
Matriz Curricular 2013 do Curso de Sistemas de Informação (Válida para alunos matriculados até dezembro/2015)

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação é Reconhecido pela Portaria nº 433 de 30/07/2014 do MEC, publicada em D.O.U. em 01/08/2014, e Autorizado pelo MEC através da Portaria nº 865/2010. Coordenador do Curso de Sistemas de Informação: Prof. Ms. Fábio Prass
Curso Nota (Conceito): Nota 4 no MEC.

Professores

Fábio Prass
Fábio Prass
  • Coordenador do Cursos de Sistemas de Informação da AMF;
  • Doutorando em Engenharia Elétrica na UFSM;
  • Participante do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC);
  • Mestre em Ciência da Computação (UFSM);
  • Graduado em Sistema de Informação (UNIFRA);
  • Atualmente é professor na Faculdade Antonio Meneghetti nos? cursos de Sistemas de Informação e Administração;
  • Desde 2006 é Diretor Administrativo nas empresas FP2 Tecnologia e Any3 Gestão;
  • Tem experiência na área de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados, Engenharia de Software, Processos de Software, Gerência de Projetos.

Acesse o Lattes de Fábio Sarturi Prass

Ana Marli Bulegon
Ana Marli Bulegon
  • Doutora em Informática na Educação, UFRGS
  • Mestre em Ensino de Física, UNIFRA
  • Especialista em Ensino de Matemática, UNIFRA
  • Cursando Especialização em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico, AMF
  • Graduada em Matemática Licenciatura Plena, UNIFRA
  • Experiência docente

Acesse o Lattes de Ana Marli Bulegon

Danielle Saad
Danielle Saad
  • Mestre em Engenharia Civil, UFSM;
  • Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa, UFSM;
  • Graduada em Engenharia Química, UFSM;
  • Professora universitária;
  • Representante docente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), AMF;
  • Experiência, principalmente, nas áreas de Estatística Aplicada.

Acesse o Lattes de Danielle de Souza Saad

Eloy Demarchi Teixeira
Eloy Demarchi Teixeira
  • Coordenador do Curso de Administração da AMF;
  • Professor do Curso de Administração e Sistemas de Informação da AMF;
  • Mestrando em Administração (Área de Concentração: Gestão Estratégica das Organizações; Linha de Pesquisa: Comportamento, Aprendizagem e Gestão de Pessoas) - Universidade de Passo Fundo (UPF);
  • Pós-Graduado em MBA Business Intuition Identidade Empresarial (AMF) (2016);
  • Especialização em Planejamento de Comunicação – Miami Ad School / ESPM (2011);
  • Graduando no Bacharelado em Ontopsicologia (AMF);
  • Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing – ESPM (2007);
  • Experiência profissional e atuação em Recursos Humanos focado em desenvolvimento de jovens talentos e endomarketing.

Acesse o Lattes de Eloy Demarchi Teixeira

Felipe Becker Nunes
Felipe Becker Nunes
  • Doutor em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Mestre em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal (UFSM) de Santa Maria (2014).
  • Bacharel em Sistemas de Informação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - Santa Maria) no ano de 2012.
  • Integrante como pesquisador do Grupo de Redes de Computadores e Computação Aplicada (GRECA) e do Grupo de Trajetórias de Aprendizagem em Hiperdocumentos Ubíquo (TRAPHU).

Acesse o Lattes de Felipe Becker Nunes

João Otávio Cadó de Matos
João Otávio Cadó de Matos
  • Mestrando em Informática (PPGI-UFSM);
  • Graduado em Engenharia Elétrica (UFSM);
  • Prêmio Distinção CACISM-2013/1;
  • Estagiou no Instituto Fraunhofer IZM, Berlim (2012/2);
  • Professor do Bacharelado em Sistemas de Informação (AMF).

Acesse o Lattes de João Otávio Cadó de Matos

Jonas Bulegon Gassen
Jonas Bulegon Gassen
  • Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano;
  • Mestre em Nanociências pelo Centro Universitário Franciscano;
  • Doutor em Ciência da computação pela UFRGS. Período sanduíche de um ano na Telecom & Management SudParis - Paris, França;
  • Período de Pós-doutorado de 1 ano e 9 meses na WU Vienna (Wirtschaftsuniversität Wien) - Viena, Áustria.

Acesse o Lattes de Jonas Bulegon Gassen

José Luiz Rodrigues Filho
José Luiz Rodrigues Filho
  • Pós-Graduando em MBA Business Intuition Identidade Empresarial (AMF);
  • Pós-Graduando em MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos (FGV e UCI);
  • Graduado em Sistemas de Informação (AMF);
  • Empresário e consultor atuante nas áreas de infraestruturas de TI, Segurança da Informação, Gerenciamento de Projetos e Governança em TI;
  • Certificado pelas principais entidades de TI do mercado Microsoft, Linux, LPIC-1, LPIC-2, ITIL, ISO 20k, ISO 27K e Cyberoam;
  • Professor do Bacharelado em Sistemas de Informação da AMF.

Acesse o Lattes de José Luiz Rodrigues Filho

Jussara Foletto
Jussara Foletto
  • Mestre em Patrimônio Cultural (UFSM).
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia);
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (Antonio Meneghetti Faculdade);
  • Especialista em Gestão de Negócios e Intuição (Antonio Meneghetti Faculdade);
  • Graduada em Administração (Universidade Federal de Santa Maria, 2000);
  • Atualmente é administradora e diretora da empresa de beneficiamento de arroz Foletto Comércio de Alimentos Ltda, em Itaqui/RS;
  • Professora do Curso de Bacharelado em Administração da AMF, ministrando a disciplina de Administração no Agronegócios e Gestão de Negócios e Intuição.

Acesse o Lattes de Jussara Foletto

Leandro Marcos Lassen
Leandro Marcos Lassen
  • Mestre em Ensino de Línguas (Unipampa, Bagé-RS);
  • Pós-Graduado em Ensino de Inglês (Universidade Cândido Mendes, RJ);
  • Graduado em Letras Português/Inglês (UFSM);
  • Mais de 10 anos de experiência no ensino de inglês em cursos como Senac Idiomas, Achieve Languages e CCAA;
  • Mais de 5 anos de experiência no exterior, trabalhando com diferentes nacionalidades e culturas;
  • Professor de escolas públicas estaduais e municipais em Santa Maria-RS.

Acesse o Lattes de Leandro Marcos Lassen 

Mateus Schott
Mateus Schott
  • Mestrado em Engenharia de Computação (FURG);
  • Graduação em Sistemas de Informação (ULBRA);
  • Especialização em Aplicações para Web(FURG);
  • Mestre em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (2018)

Acesse o Lattes de Mateus Schott

Patrícia Wazlawick
Patrícia Wazlawick
  • Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF;
  • Doutora em Psicologia (UFSC);
  • Mestre em Psicologia (UFPR);
  • Especialista em Psicologia, com abordagem em Ontopsicologia, pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico (Faculdade Antonio Meneghetti-AMF);
  • Graduada em Musicoterapia (FAP-PR);
  • Gestora Administrativo-Financeira da AMF;
  • Professora do Bacharelado em Ontopsicologia e dos Cursos de Graduação em Administração, Direito e Sistemas de Informação da AMF;
  • Professora da Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF;
  • Realiza Consultoria de Autenticação para jovens;
  • Integrante da Academia Iberoamericana de Doutores em Educação - AIBDE;
  • Pesquisadora na Área de Ontopsicologia e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da AMF.  

Acesse o Lattes de Patrícia Wazlawick

Ricardo Schaefer
Ricardo Schaefer
  • Coordenador da Metodologia FOIL (Formação Empreendedora e Liderança) nos Cursos de Graduação da AMF;
  • Doutor em Administração (UFSM);
  • Mestre em Comunicação Midiática (UFSM);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialista em Gestão de Negócios (UNICID);
  • Jornalista responsável e Editor Chefe da Revista Performance Líder;
  • Graduado em Jornalismo (UFSC);
  • Professor do Bacharelado em Ontopsicologia e dos Cursos de Graduação em Administração, Direito e Sistemas de Informação da AMF;
  • Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia da AMF.

Acesse o Lattes de Ricardo Schaefer

Samuel Vizzotto
Samuel Vizzotto
  • Mestre em Informática pela UFSM, no grupo de Linguagens de Programação e Banco de Dados.
  • Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Franciscano.
  • Trabalha com desenvolvimento de Softwares na área de logística e segurança.

Acesse o Lattes de Samuel Vizzotto

Sofia Uberti Yamin
Sofia Uberti Yamin
  • Mestre em Estudos Linguísticos pela UFSM na área de análise crítica de gêneros textuais;
  • Graduada em Letras/Inglês pela UFSM;
  • Seis anos de experiência como professora de inglês para fins gerais e acadêmicos em escolas de idiomas em Santa Maria e no projeto Idiomas sem Fronteiras na UFSM;
  • Morou na Irlanda por dois anos e atuou como professora de inglês e português na Rússia por cinco meses.

Acesse o Lattes de Sofia Uberti Yamin

Vanice Hentges
Vanice Hentges
  • Mestranda em educação (linha de pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação) (UNISC);
  • Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas á Educação (FACINTER);
  • Graduada em Sistemas de Informação (AMF);
  • Graduada em Pedagogia licenciatura plena (Unifra);
  • Experiência docente;
  • Professora do bacharelado Sistemas de Informação (AMF);

Acesse o Lattes de Vanice Hentges

Wesley Lacerda
Wesley Lacerda
  • Mestre em Administração, UNISINOS;
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Graduado em Ciências Econômicas, UFRGS;
  • Graduado Educação Física, UFRGS;
  • Empresário Sócio Grupo Meta;
  • Experiência na área de ciência da computação e serviços de informática.

Acesse o Lattes de Wesley Lacerda

Estrutura

  • Biblioteca Humanitas (bibliografias técnicas do curso e referência em bibliografias de Cultura Humanista)
  • Salas de aulas equipadas com data-show e ar-condicionado
  • 2 Laboratórios de Informática
  • Empresa Júnior – Master Jr.
  • Incubadora Recanto (Incubadora de empresas e novos projetos na área de Administração e Tecnologia-TI), anfiteatro para aulas ao ar livre
  • Central de Carreira
  • Iara Café (localizado no Hall da AMF)
  • Editora Universitária (localizada no Hall da AMF) – Ontopsicológica Editora Universitária (empresa parceira)
  • Art Digital (localizada na Incubadora Recanto, para os serviços de fotocópia, encadernações e papelaria) (empresa parceira).

Moradias

Casa do Estudante

Casa do Estudante

Manual do morador

Com uma proposta pedagógica conexa à da AMF e estrutura para o aluno viver e estudar, a Casa do Estudante possui quartos duplos mobiliados, banheiro privativo, cozinha comunitária e máquina de lavar. É um ótimo ponto de partida para iniciar a própria estrada.

Endereço: Estrada Recanto Maestro, nº 130

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefone: +55 55 3289-1141

E-mail: casadoestudante@faculdadeam.edu.br

Condomínios

Condomínios

Existe também a opção dos prédios residenciais, com 3 modelos de apartamento disponíveis. Sendo possível morar sozinho ou dividir com colegas.

Endereço: Estrada Recanto Maestro, s/n

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefones: +55 55 3289-1136 | 55 9 9717-6768

E-mail: condominio@fundacaoam.org.br