Antonio Meneghetti Faculdade

Lançamento do livro do IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura de 2021

  • 22/09/2022
  • comentário(s)

Fundação Antonio Meneghetti lança volume VI da coleção Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar! O volume VI é uma obra comemorativa ao IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura – Formação & Tecnologia Humana: a Educação do Futuro já começou, realizado em 2021, no formato híbrido. Este evento é uma iniciativa conjunta da Faculdade e da Fundação Antonio Meneghetti que, desde 2014, congrega professores, alunos, empresários e comunidade em geral pra discutir temas emergentes da sociedade contemporânea. 

A quarta edição do Congresso, realizada de 2 a 3 de julho de 2021, contou com a participação de ilustres conferencistas, como o senhor Marcos Pontes, Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, representantes da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e palestrantes da Holanda, Estados Unidos, Inglaterra, Singapura, Ucrânia, Itália, Rússia, Uruguai, França, Suíça, entre outros, integrando, no total, 13 países. O evento atingiu um público superior a mil pessoas, de diversas partes do país e do exterior, com participação nas modalidades presencial e remota.  

Entre os trabalhos apresentados na modalidade Comunicação Oral, foram selecionados 22 (vinte e dois) artigos para compor a presente obra, organizada em três seções distintas e, ao mesmo tempo, complementares. Nesses termos, na Parte I do livro, denominada Valores do Humanismo Perene e Vocação ôntica, reúnem-se três (3) artigos; na Parte II, Aplicação da Teoria Ontopsicológica em Diferentes contextos de Ensino e Pesquisa, há dez (10) dez trabalhos; e, na Parte III, denominada Formação de jovens e Projetos de Intervenção Educacional e Cultural, são apresentados nove (9) artigos.  

Todos os trabalhos selecionados foram avaliados como contribuições teórico-práticas significativas ao escopo desta publicação e encontram-se sumariados na sequência deste texto. 

Parte I 

A formação jurídica revisitada: a experiência do laboratório de Direito e Ontopsicologia na difusão dos valores do Humanismo perene. (Rosane Leal da Silva, Simone Stabel Daudt). 

Valores do humanismo perene como recurso pedagógico a educadores e educandos na vida social (Daiane Dutra Rieder, Bruno Fleck da Silva) 

Pedagogia ontopsicológica e o despertar da vocação ôntica (Estela Maris Giordani)  

 Parte II 

Educação transformadora e(m) diálogo com a pedagogia ontopsicológica: como ser um professor inovador? (Patrícia Wazlawick) 

Os estereótipos como barreira no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de filosofia moral no ensino superior (Mateus Renard Machado) 

Vivenciando a Ontopsicologia: a experiência de aprendizagem na dimensão do “ser pessoa” (Carmen Ivanete D’Agostini Spanhol, Thayse Smek Uberna, Valentina Krause Noronha, Ana Maria Barros de Souza) 

Ideografia da Ontopsicologia: pesquisa qualitativa sobre proposta original e particular de releitura (Ricardo Rechden Barcellos)  

Testes projetivos aplicados ao processo de recrutamento e seleção de pessoas: o diferencial do teste dos seis desenhos (Natalia dos Santos Conceição, Luiz Victor Gazzaneo) 

Percepções iniciais de educadores e pais frente à pandemia: um recorte de realidades entre países da Europa e América latina (Sandra Andréa Berro Maia, Ana Beatriz de Souza Cunha, Andréa Magaler Berro Vernie, Patrícia Wazlawick)  

Criatividade socioevolutiva: uma corresponsabilidade entre indivíduo e sociedade (Daiane Dutra Rieder, Helena Biasotto) 

O ensino e aprendizagem da responsabilização da criança na educação inclusiva: perspectivas da Pedagogia Ontopsicológica (Thayse Smeck Uberna, Ana Maria Barros de Souza) 

O último carnaval: a voz do aluno em seu processo de aprendizagem matemática (Renata Cezar Pinto)  

Educação humanista: a formação do líder na perspectiva ontopsicológica (Giovana Alves Dellazzana, Liege Alendes de Souza) 

Parte III

O teatro grego, o teatro da espontaneidade, a Psicotea: uma reflexão sobre o uso do teatro na formação dos jovens (Cleoci Werle Rockenbach) 

Jovens versus adultos: o desafio de viver para ser o próprio valor (Michele Ketllin Festinalli, Annalisa Cangelosi) 

Conexões entre formação empreendedora e soft skills em egressos do bacharelado em sistemas de informação da AMF (Jonas Fontoura da Silva, Patrícia Wazlawick)  

O jovem e a liderança (Bruna Moro Garlet) 

A busca da autonomia psicológica e econômica nos jovens (Laura Scortegagna Lopes, Sandra Bruni, Annalisa Cangelosi) 

Os processos educacionais no projeto Bola pra Frente (Greiciele Mostadeiro) 

As competências humanas e o desenvolvimento do protagonismo na formação de jovens (Emilyn Oliveira, Juciani Severo Correa)  

O homem como ente energético: psique e soma como estruturas elementares da realidade humana (Ana Regina Acosta Gonçalves) 

A ideia de totalidade e a Ontopsicologia da vida: acenos sobre a educação ambiental (Raquel de Melo Ferreira)  

Compartilhe:
Comentários