Antonio Meneghetti Faculdade

Geoparques Quarta Colônia e Caçapava recebem certificação da UNESCO

  • 26/05/2023
  • comentário(s)

Nesta quarta-feira (24/05) foi anunciado o reconhecimento de dois Geoparques Mundiais pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) após a 216º Sessão do Conselho Executivo realizado em Paris, na França.
Foram homologados pela UNESCO como Geoparques Mundiais o Geoparque da Quarta Colônia, que abrange nove municípios da Região Central do estado, e de Caçapava do Sul, na mesma região. 
A Quarta Colônia é composta por nove municípios gaúchos: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins. As características destes municípios que compõem a Quarta Colônia, como a beleza natural das suas paisagens, da abundância de água de seus rios e de suas cascatas, da raridade dos fósseis ali encontrados que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos 250 milhões de anos e a cultura preservada dos seus imigrantes.
Geoparque é um selo de qualidade obtido por territórios que atuam na perspectiva do desenvolvimento local sustentável. Para ser reconhecido como Geoparque, os territórios devem possuir importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica.
Geoparques no Brasil já homologados: Geoparque Araripe, no Ceará, o Geoparque Caminhos do Sul, localizado entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e o Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte. Com as duas novas certificações, o Rio Grande do Sul passa a ser o estado brasileiro com o maior número de Geoparques.

Compartilhe:
Comentários