Antonio Meneghetti Faculdade

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH)

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos é um órgão colegiado interdisciplinar e independente com múnus público, na tomada de decisões, quando no exercício das suas funções, de caráter deliberativo, consultivo e educativo, vinculado à Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), e possui como competência apreciar e acompanhar as pesquisas desenvolvidas na Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), que tenham como sujeitos de pesquisa seres humanos, em atendimento ao quanto disposto na Resolução nº 466/2012-CNS/MS e legislação complementar.

O CEPSH da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) é constituído por colegiado com 10 membros. Sua constituição inclui a participação de profissionais da área de saúde, das ciências exatas, sociais e humanas, incluindo jurista, filósofo, farmacêutico, médico, musicoterapeuta, jornalista, pedagoga e administrador. Conta ainda um membro da sociedade representando os usuários da instituição e um representante discente. São eles: Annalisa Cangelosi (Doutora em Pedagogia Experimental); Bruno Fleck da Silva (Mestre Doutorando em Filosofia); Carmen Ivanete D’Agostini Spanhol (Doutora em Educação); Horácio Chikota (Especialista em Medicina.); Marcelo Pastoriza Tatsch (Doutor em Administração); Maria Clara Mahlke Ranoff (Representante discente); Patrícia Wazlawick (Doutora em Psicologia); Ricardo Schaefer (Doutor em Administração); Naiane Araújo Dotto (representante de usuário). O comitê é coordenado pelo Prof. Ms. Bruno Fleck da Silva e vice-coordenado pela Profª Drª Patrícia Wazlawick. O CEPSH-AMF conta ainda a Srta. Lisieli Rorato Dotto como Funcionária Administrativa Exclusiva.

Nossa missão

O CEPSH da AMF tem ainda a finalidade maior de defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, sendo uma contribuição à cultura ética democrática, na defesa da comunidade científica, do cidadão e da sociedade no Brasil.

Nosso regimento

Para ter acesso ao Regimento do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) da Faculdade Antonio Meneghetti entre em contato com a Coordenação do CEPSH AMF.

Localização e Funcionamento

Sala de Assessoria CEPSH 1º andar | Faculdade Antonio Meneghetti

Tel. 55 3289-1141 e 3289-1139

E-mail: [email protected]

Horário de atendimento: terças e quintas-feiras das 14:00h às 19:00h.

Como submeter sua pesquisa ao CEPSH?

Os pesquisadores deverão registrar sua pesquisa na Plataforma Brasil http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf vinculada à CONEP Comissão Nacional de Ética em Pesquisa que permite a pesquisadores de todo o país registrarem pesquisas envolvendo seres humanos. O sistema fornecerá uma folha de rosto que deve ser preenchida que o pesquisador deverá anexar ao seu projeto e apresentá-lo ao Comitê de Ética indicado e receber o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética - CAAE. Este número será o identificador do seu projeto de pesquisa.

A pesquisa é avaliada, portanto, por meio de três instâncias: Plataforma Brasil; CEPSH-AMF – Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Antonio Meneghetti; e CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Documentos Obrigatórios:

1. Folha de Rosto: Cadastre sua pesquisa na página http://portal2.saude.gov.br/sisnep/pesquisador/ - depois de acessar a página, selecione “Registre seu projeto”, insira o CPF e a senha do orientador ou coordenador da pesquisa e selecione “logar”. Caso não tenha registro no SISNEP, selecione “Cadastrar pesquisador”, efetue o cadastro e repita as orientações anteriores (deve ser entregue ao CEPSH AMF 1 original assinada/carimbada).

Durante o preenchimento, no item 7 deverá selecionar a instituição onde será realizada a coleta de dados; no item 8 (instituição vinculada), TODAS as pesquisas acadêmicas (TCC de graduação, TCC de especialização-MBA, demais pesquisas institucionais) onde a coleta de dados seja fora do departamento de ensino da AMF, deverão responder SIM e selecionar a AMF.

2. Projeto de Pesquisa e Formulário de Projetos de Pesquisa: nos termos do item 6 das Resoluções 196 e 251 do Conselho Nacional de Saúde;

3. Currículo lattes do pesquisador responsável e do pesquisador principal (1 via impressa e informação sobre “endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/);

4. Formulário do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE);

5. Declaração de ciência da(s) instituição(ões) envolvida(s) – (local da coleta de dados);

6. Declaração do pesquisador responsável e demais pesquisadores: de que os resultados da pesquisa serão tornados públicos sejam eles favoráveis ou não; sobre o uso e destinação do material e/ou dados coletados; assegurando a inexistência de conflito de interesses entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa ou patrocinador do projeto; e compromisso do pesquisador responsável em cumprir os termos das resoluções 196/96 e 251/97 e 292/99 do Conselho Nacional de Saúde.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato por telefone, email ou pessoalmente junto à secretaria.

Importante: Os projetos só serão recebidos pelo Comitê com documentação completa assinada e carimbada, e dentro dos prazos estabelecidos no cronograma.

Para acesso aos formulários e documentos que devem ser preenchidos e entregues, entrar em contato com CEPSH-AMF pelo telefone (55) 3289-1141 e 3289-1139.